Arranjos de festa: como usar flores em decoração de Natal

Arranjos de festa: como usar flores em decoração de Natal

Tem tanta coisa que passa na nossa cabeça quando pensamos em decoração de Natal; tantos enfeites tradicionais, encontrados facilmente à […]

Tem tanta coisa que passa na nossa cabeça quando pensamos em decoração de Natal; tantos enfeites tradicionais, encontrados facilmente à venda nas lojas. É pouco provável que iremos lembrar das flores, um dos itens mais utilizados para ornamentação de ambientes. 

O fato é que sempre nos apegamos às tradições. Veja a seguir como é possível inovar nas produções das festas de fim de ano. Confira.

#1 Reaproveitando flores artificiais dos arranjos de casa

Talvez você não saiba, mas a ideia da árvore de Natal surgiu há centenas de anos, na Europa, e só se tornou uma tradição a partir do século XVII, na Alemanha. Depois disso, esse símbolo ficou bastante popular ao redor do mundo. 

Não há necessidade de complemento. A árvore por si só, com todas as suas folhas, já representa a mensagem ‘vida e esperança’ – pois é essa é a única espécie que resiste ao frio do inverno nórdico. 

Citamos tudo isso para você entender que, de fato, não seria necessário gastar com nada mais para a decoração de Natal da sua casa. É claro que queremos que esta produção fique mais alegre, principalmente pensando nas crianças. Acontece que também não é preciso seguir o padrão de decoração tradicional. 

Viva decora | Homes To Love

Podemos pensar em soluções diferentes, como a utilização de flores. E especialmente aqui no Brasil podemos considerar os arranjos artificiais porque, como boa parte dos pinheiros montados são artificiais também, a combinação das duas coisas faria mais sentido.

Desse jeito o que propomos, as possibilidades são quase infinitas, pois não precisamos nos preocupar com o tempo de duração das flores ou mesmo se elas são da estação. 

Inclusive, podemos brincar com as possibilidades, montando até mesmo árvores com flores de cores e formatos de pétalas que não existem no mundo real. Afinal, compor uma decoração de Natal é quase como uma brincadeira.

É possível juntar numa mesma decoração flores de diferentes tipos com bolinhas, fitas, laços e muitos outros enfeites.

Uma ideia é organizar os ramos de flores em formato helicoidal ou em espiral em torno da árvore. Outra opção é espalhar as flores aleatoriamente em toda árvore para preenchê-las o máximo possível e finalizar o topo dessa árvore com galhos de plantas, também artificiais – que podem ter algum tipo de brilho de glitter, por exemplo -, dando mais movimento e expressão a essa decoração.

[imagem 2]

Mônica Wats | Better Homes and Gardens

#2 Usando as flores tema da temporada ou estação na decoração

Você sabia que também existe uma flor que é o símbolo do Natal? Essa história até que é bem interessante. 

A poinsétia pode ser encontrada na cor vermelho e branco. Ela apresenta uma curiosa textura aveludada e um recorte de folhas e flores meio como um xadrez. Contudo, diferente do que muitos pensam, ela não é uma flor nórdica. Na verdade, ela é nativa do México e floresce normalmente no inverno, exatamente no período do Natal americano, onde ficou mais popular como símbolo da festa. 

No Brasil, é possível também cultivar a poinsétia. Portanto, em tese, seria possível aqui em nosso país montar decorações com essa flor. Contudo, ela floresce aqui entre os meses de junho e julho. 

Enfim, é mais fácil encontrar alternativas artificiais para compor arranjos de Natal, embora seja possível encontrar vasos de plantas vivas cultivadas em estufas a venda até mesmo em supermercados. Só se lembre que, neste caso, elas não durarão tanto.

As imagens deste texto você verá algumas ideias de decoração de Natal utilizando poinsétia. Seria possível também considerar outras flores mais conforme o clima do verão brasileiro. 

Por exemplo, astromélias, lírios, cravinas, didiscos, rosas e também orquídeas. E uma boa ideia é complementar as composições com frutas em cores exóticas – mesmo que sejam secas ou artificiais -, como romãs, abacaxis, cajus, maracujás, dentre outras.

#3 Explorando a moda dos cactos e suculentas

Algumas suculentas, incluindo os cactos, também podem gerar flores. E também poderiam ser consideradas para a montagem de decoração de Natal. 

Na imagem a seguir, podemos ver suculentas utilizadas para arranjo de centro de mesa, falsas suculentas adorando anéis para guardanapos, e quadrados de tecido estampados com desenhos de cactos como jogo americano na mesa da ceia de Natal. Estas são ideias bem diferentes para um Natal nos trópicos. 

Também seria possível utilizar cactos e suculentas para compor outros enfeites natalinos. Por exemplo: pequenos vasinhos enfeitados com bonequinhos com tema do Natal; pequenas árvores de Natal moldadas em cones de isopor; e guirlandas moldadas em torno de bastidores de artesanato. Use a criatividade e você encontrará mais soluções.

Revista Artesanato | Malina Oficial

Como você viu, flores podem deixar sua decoração de Natal linda, experimente!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas