Desidratar Flores | Veja como fazer em casa

Desidratar Flores | Veja como fazer em casa

As flores possuem uma durabilidade mais curta, entretanto, com algumas técnicas é possível preservá-las por mais tempo, como é a técnica de desidratação! Saiba mais sobre como desidratar as flores.

O processo de desidratar flores consiste em retirar a água das plantas e folhas para conservar a sua beleza e cor. A grande vantagem desse procedimento é permitir que flores secas sejam guardadas ou utilizadas por mais tempo na decoração de ambientes. Quer saber como desidratar flores em casa? Confira as dicas da Giuliana Flores.

 

Flores desidratadas

Flores desidratadas

Saiba como desidratar flores em casa

O primeiro passo para desidratar flores em casa corretamente é conhecer as necessidades da espécie que você vai trabalhar. Um bom exemplo são as rosas, por serem mais robustas que outras espécies, esse processo pode ser feito ao ar livre.

Já para espécies de flores mais delicadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos que precisam de proteção para suas estruturas, o procedimento é outro. Nesse caso, o recomendado é fazer a secagem das pétalas em micro-ondas.

Importante: Evite fazer a desidratação de flores maduras, pois elas correm o risco de despedaçarem ou ficarem com as pétalas danificadas. E você não quer isso, não é?

Rosa desidratada

Rosa desidratada

Secagem ao ar livre

Fazer o processo de secagem de flores ao ar livre é muito simples. Primeiro você deve retirar toda a folhagem que estiver em excesso no caule e cortá-lo no tamanho que preferir. Feito isso, chegou a hora de deixar as pétalas secarem ao ar livre, porém longe dos raios do sol. E

Escolha locais secos, com sombra e boa circulação de ar para deixar as suas florzinhas. Coloque-as de ponta cabeça e faça a fixação em um local alto com um grampo na haste. Deixe-a secando por duas ou três semanas. Depois, dê uma leve pulverizada com laquê e retire ela da armação.

secagem de flores

secagem de flores

Secagem no micro-ondas

Se a ideia é fazer a desidratação das flores com o processo de secagem em micro-ondas, você vai precisar de uma vasilha específica para o aparelho e gel em silicone. O primeiro passo é espalhar o silicone no fundo da vasilha.

Em seguida, separe as flores no gel com as pétalas voltadas para cima. Feito isso, cubra as flores com mais gel e leve o vasilhame ao forno. Comece o procedimento ligando o forno por dois minutos em potência máxima. Repita o processo aumentando a potência até perceber que as flores estão totalmente secas.

Com elas secas, cubra a vasilha com a tampa e a retire do micro-ondas, deixando as flores repousarem por 24 horas. Após esse período, limpe as pétalas delicadamente com uma escova e prontinho. Agora você já pode criar o lindo arranjo ou buquê de flores que sempre sonhou.

Arranjo de flores desidratadas

Arranjo de flores desidratadas

Dicas extras da Giuliana Flores

Você sabia que também é possível desidratar aquele lindo buquê de flores que você ganhou? É isso mesmo! Se as flores não estiverem secas igualmente, você só precisa desmontar o buquê, separar as flores e colocá-las para secar ao ar livre. Quando elas tiverem sequinhas, basta recomendar o buquê e decorar aquele cantinho especial da casa. Fácil, não é mesmo?

Para quem vai fazer o processo de secagem ao ar livre, uma ótima dica é colocar bolinhas de naftalina perto das flores. Assim você evita o aparecimento de besouros e outros insetos que possam danificar as suas flores. Afinal de contas, ninguém quer ter um arranjo com flores machucadas, não é mesmo?

Decoração com flores desidratadas

Decoração com flores desidratadas

Gostou de aprender como desidratar flores em casa? Então, acompanhe as dicas do Blog da Giu se vire expert em jardinagem.

Que tal aproveitar e comprar lindos arranjos e buquês de flores para dar mais vida ao ambiente? Vejas as coleções exclusivas da Giuliana Flores.

20 Comentário(s)

  1. Argelia disse:

    Maravilhoso artigo.
    Vou tentar fazer, mas onde comprar o gel de silicone.
    Muito obrigada.
    Um grande abraço.

  2. magali disse:

    onde eu posso encontrar este gel

  3. Antonia Lopes Portéro disse:

    Gostwi das instruções e gostaria de saber mais é muito interessante obrigada

  4. Maria Cleide Alcanfor Ramos disse:

    Muito obrigada por esse ensinamento de como desidratar flores. Eu estava mesmo procurando saber pois estou com o buqûe de noiva de minha nora . E´de rosas brancas, se puder me mandar mais imformaçoês eu agradeço muito um abraço

  5. Eloy Ane Monteiro disse:

    Gostei da dica ! vou fazer .

  6. Giselda Chaves Diniz disse:

    Amo flores…vou experimentar…Fiquei encantada.

  7. Giselda Chaves Diniz disse:

    Fiquei encantada…vou experimentar.

  8. arlene disse:

    parabens pela dica

  9. dilcelia huet de bacellar disse:

    adoro todo tipo de rosas e flores gostei da dica de secagem

  10. Socorro Bezerra disse:

    Amei as dicas.

  11. Sandra Pereira ferreira disse:

    Adorei a dica estou fazendo.

  12. vanessa disse:

    Onde encontro flores secas para comprar????

    1. tania fornel disse:

      Qual é o inseticida usado p/ prevenir as flores secas do ataque de bichinhos!! Percebi a presença dessas pragas, principalmente no pólen das rosas…o que fazer p/ combatê-los?

  13. Elaine Cristina Berni Sales disse:

    Gostaria de mais informações para desidratar em casa um buque de rosas azuis. ….obrigada

  14. Selma disse:

    Gostaria de estar vendo um buquê de noiva com os ramos da flor primavera. Este é o meu sonho! Obrigada!

  15. Sandra torales disse:

    Amei as dicas para flores secas, mas gostaria de saber como conservar elas limpas?

  16. Médully Arieli disse:

    Boa noite ! Gostaria de saber se posso usar o verniz no lugar do laquê de cabelos ?

    att ..

  17. Cleide de Morais Oliveira disse:

    Dica maravilhosa! Gostaria de saber mais detalhes sobre flores nativas, como o ipê por exemplo, aceitam o mesmo processo?

  18. Teresinha Fernandes disse:

    Vou tentar estes dois processos pois, quero enfeitar a minha casa pois,qualquer arranjo sai muito caro.
    Obrigada

  19. Analia disse:

    Houvi de um artista: mãe vou te dar está Rosa artificial porque assim como ela dura para sempre será meu amor .

Matérias relacionadas