Conheça 10 flores comestíveis para uma refeição deliciosa

Conheça 10 flores comestíveis para uma refeição deliciosa

As flores são itens perfeito da presente, decoração e expressar os sentimentos mais profundos. Mas, você sabia que além disso, […]

As flores são itens perfeito da presente, decoração e expressar os sentimentos mais profundos. Mas, você sabia que além disso, elas também dão um tempero e colorido todo especial às refeições? É isso mesmo! Há flores especiais que são perfeitas para criar um prato lindo e cheio de sabor. Veja a relação incrível de flores comestíveis que a Giuliana Flores preparou e tenha um bom apetite.

Amor-perfeito

Uma das flores comestíveis mais conhecidas e usadas para decoração e para dar um gostinho especial as refeições é o amor-perfeito. Suas pétalas contém um sabor muito suave, quase imperceptível, sendo um ótimo acompanhamento para saladas de frutas, carnes e sopas.

pétalas de amor perfeito

Amor-perfeito tem o sabor suave, ótimo para saladas

Pétalas de rosas

As rosas são flores tradicionais, que além de enfeitarem qualquer ambiente, também podem ser usadas na criação de pratos bastante refinados. O seu gosto pode variar entre doce e amargo dependendo da espécie. O seu uso de suas pétalas é mais comum é em de doces e geleias, que podem ser encontradas em mercados.

Violetas

Você sabia que além de todo a sua beleza natural, as violetas também são ótimas opções para dar um toque doce à sua sobremesa? A espécie mais indicada para uso na culinária é a Viola Odorata, bastante usada na confecção de bolos, doces, pães, saladas, refogados e xaropes medicinais.

 

violetas no prato de mingau

A Viola Odorata é a espécie indicada para prepara pratos deliciosos

Calêndulas

A calêndula não é das flores mais conhecidas, mas suas pétalas são ricas em potássio e vitamina C, ótimos para manter a saúde em dia. Com um gosto apimentado, semelhante ao limão, essa flor é super indicada para fazer sopas e tempera arroz, peixes e iogurtes. Mas tome cuidado! Se for gestante ou lactante, não é recomendado a degustação dessa plantinha.

Capuchinha

Para quem deseja dar um toque todo especial à salada e ainda ganhar um tempero natural na comida, uma ótima opção de flor comestível é a capuchinha. Com um gosto levemente apimentado e cor viva, elas são indicas para uso em saladas. E o melhor de tudo, é que suas sementes são perfeitas para criar temperos semelhantes à pimenta.

Tulipas

As tulipas são conhecidas, além de sua beleza única, pelo seu alto poder nutritivo, sendo consumidas desde a Segunda Guerra Mundial. Com um sabor semelhante às batatas e mandiocas, ela é uma ótima sugestão para dar um toque extra de beleza a purês e saladas. Inclusive, fica a dica: ela fica uma delícia se misturada ao vinagrete!

close em botões de tulipas

Tulipas são ingredientes perfeitos para vinagretes

Lavanda

Com seu aspecto delicado, a lavanda também é uma flor costumeiramente usada na preparação de pratos deliciosos. Além de dar um aspecto único à decoração de saladas, seu gosto cítrico é perfeito para o uso em biscoitos, bolos, chás e sorvetes. Com ela, tudo fica uma delícia.

Hibisco

O Hibisco é mais uma daquelas flores que se caracterizam por eu gosto cítrico, por isso é recomendado muito cuidado para não abusar dela na hora de misturá-la à sua refeição. Seu uso mais indicado é em saladas e xaropes. Além disso, seu consumo é indicado para ajudar a reduzir a pressão arterial.

xícaras de chá de Hibisco

chás são um bom exemplo do uso de flores comestíveis

Cravos

Os cravos são uma ótima sugestão para quem gosta de comidas com um sabor mais picante. Suas pétalas podem ser usadas como enfeite para bolos ou um tempero especial em saladas. Que tal surpreender no jantar de hoje, hein?

Flores de Ipê

As flores de Ipê costumam ser versáteis quando no que diz respeito ao seu uso culinário, pois podem sem consumidas tanto cruas como cozidas. Tendo como uso mais comuns das pétalas amarelas e brancas, elas são uma opção saborosa para o uso em saladas, refogados ou para dar um toque diferente à farofa.

Importante:

As flores são ótimas opções para diversificar a culinária, deixando qualquer refeição mais bonita e com um sabor exclusivo. Porém, é sempre necessário tomar alguns cuidados como, por exemplo, higienizar bem as partes das flores usadas na hora de preparar aos pratos e remover partes não indicadas para consumo, como como estames e pistilos.

Além disso é importante conhecer a procedência das flores, existem produtores especializados no cultivo de flores para este fim.

E você, já preparou um prato delicioso usando flores? Conte para a gente nos comentários.

Gostou do conteúdo? Veja mais na seção Dicas especiais do Blog da Giu.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas