Saiba tudo sobre o Dia da Páscoa 2022 e veja como comemorar

Saiba tudo sobre o Dia da Páscoa 2022 e veja como comemorar

O Dia da Páscoa é uma data comemorativa tradicional no mundo inteiro. No Brasil, a Páscoa em 2022 será celebrada […]

O Dia da Páscoa é uma data comemorativa tradicional no mundo inteiro. No Brasil, a Páscoa em 2022 será celebrada no dia 17 de abril, marcando o fim do período da quaresma. Venha com a Giuliana Flores e descubra tudo sobre uma das comemorações mais deliciosas do ano. Confira!

O que é o Dia da Páscoa?

O Dia da Páscoa é uma comemoração que surgiu a partir do calendário cristão, sendo incorporado às festividades oficiais de diversos países. Ela marca o final da quaresma e a data em que Jesus Cristo ressuscitou. A Páscoa tem origem na tradição judaica da Pessach, que em tradução direta significa passagem.  

Uma das principais características da Páscoa é que ela é uma data comemorativa móvel, ou seja, ela não tem um dia fixo para acontecer. De acordo com a definição da igreja católica, ela deve ocorrer sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia da Primavera, no caso do Brasil, após a chegada do outono.

A comemoração do Dia da Páscoa passou a fazer parte do calendário civil a partir do ano de 325 d.C. Neste ano, a Igreja Católica, a partir do Conselho de Nicéia, decidiu reservar uma data do ano para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo e a renovação da fé.

A tradição dos ovos de Páscoa

Um dos principais simbolismos ligados à Páscoa são os ovos de chocolate, mas você sabia que não foi sempre assim? Ainda na antiguidade, as pessoas usavam esse símbolo como decoração e presentes para as crianças. Normalmente as pessoas eram presenteadas com ovos comuns de galinha pintados e decorados de cores diferentes.

A tradição de presentear com ovos de Páscoa de chocolate surgiu apenas no século XVII, na França. Nessa época, alguns confeiteiros tiveram a ideia de criar ovos de chocolate e recheá-los com bombons, como uma maneira de dar um toque doce à comemoração.  No começo da tradição, esse era considerado um presente caro, porém, com o passar do tempo, caiu no gosto popular.

Os benefícios dos ovos de Páscoa para a saúde

Além de ser uma maneira lúdica e deliciosa de celebrar a Páscoa, presentear com ovos de Páscoa também colabora para melhorar a saúde de adultos e crianças. Os ovos feitos com chocolate amargo, por exemplo, se consumidos com moderação, são capazes de contribuir para o melhor funcionamento do nosso organismo.

Entre os principais benefícios do chocolate amargo estão: aumento do metabolismo, facilitando a queima de gordura e a saciedade, o que garante aquela sensação deliciosa de bem-estar e diminui o apetite. Isso sem falar que melhora o funcionamento do coração, evitando o aparecimento de doenças. Quer saber sobre os benefícios do chocolate ? Veja o que a Giuliana Flores preparou.

Aprenda a criar uma decoração especial para o Dia da Páscoa

Comemorar o Dia da Páscoa vai muito além de presentear aquela pessoa querida com ovos de chocolate, não é mesmo? Para que a festa fique ainda melhor, que tal criar uma decoração especial para animar adultos e crianças e tornar a reunião em família muito mais lúdica e divertida?

Uma ótima maneira de tornar a comemoração mais legal é decorar o ambiente com itens temáticos. Coelhos, cestinhas com pequenos ovos de chocolate, caixinhas personalizadas e até mensagens decorando a mesa são uma ótima opção para encantar e alegrar o dia da criançada enquanto eles aguardam o presente. E o melhor de tudo, é que a Giuliana Flores preparou uma série de itens de decoração de Páscoa para ajudar você. É só baixar, imprimir e decorar a casa.

Vamos brincar no Dia da Páscoa?

Já que estamos falando em deixar o Dia da Páscoa mais divertido, que tal recuperar algumas brincadeiras antigas para entreter a criançada? Por exemplo, logo que começou a tradição dos ovos de Páscoa de chocolate, era muito comum realizar uma espécie de caça ou tesouro.

Na véspera da Páscoa, os pais tinham o hábito de esconder os ovos de chocolate pela casa e criar pequenas pistas que levavam à descoberta do tesouro, nesse caso, o presente. Com isso, as crianças passam o dia se divertindo decifrando pistas até conseguirem encontrar o tão desejado ovo de Páscoa. Incrível, não é mesmo?

Se você gostou da ideia, a Giuliana Flores separou uma série de sugestões de brincadeiras que tem tudo a ver com a Páscoa. . Confira a nossa seleção e escolha aquela que mais se adapta ao local da festa, seja em casa ou no trabalho.

Agora que você já sabe tudo sobre a Páscoa, chegou a hora de escolher os presentes, não é mesmo? Se você ainda não sabe qual mimo escolher para emocionar aquela pessoa querida, a Giuliana Flores preparou uma série de dicas de presentes para a Páscoa . Confira!

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas