Dicas de jardinagem: tipos de flores para compor canteiros coloridos em pleno inverno

Dicas de jardinagem: tipos de flores para compor canteiros coloridos em pleno inverno

Em breve, chega a estação mais fria do ano. Por que lembramos disso? Porque precisamos preparar, já, os canteiros da […]

Em breve, chega a estação mais fria do ano. Por que lembramos disso? Porque precisamos preparar, já, os canteiros da nossa casa para esta estação com jardinagem. Por exemplo, escolhendo espécies que possam se adaptar melhor a essa fase gelada, sendo mais resistentes a baixas temperaturas. E, ainda assim, trazendo a beleza e o encanto para os ambientes externos do imóvel por meio de cores intensas e diferentes formatos. 

Gabriela Herde

Escolhendo flores de inverno para o jardim de casa

O inverno nos parece uma estação menos animada, não é mesmo? Até porque, neste período, muitas árvores perdem as suas folhas. 

Então, considere que as flores, sobretudo em tons mais vibrantes, podem realçar a beleza da paisagem nessa estação, ainda realçando – através de contrastes – a decoração utilizada para ornar diferentes recantos do terreno, não importa o estilo do paisagismo proposto para o local.

Nos próximos tópicos, você encontrará alguns nomes de lindas espécies indicadas para serem plantadas em vasos, canteiros, floreiras e mais, principalmente no inverno. E o melhor é que são flores cujas mudas são facilmente encontradas à venda por todo o Brasil. Confira.

Ana Flavia Teixeira
  • Orquídeas: São adaptadas ao frio. Contudo, o ideal para elas crescerem e florescerem bem, mais de uma vez por ano, é colocá-las perto de locais ventilados, mas protegidos do sol.
  • Lírios: Apresenta cultivo muito fácil. Basta plantá-los em lugares bem arejados, sem luz direta e adequadamente úmidos, sem exagero.
  • Amor-perfeito: Flor da família das violetas que florescem bem por todo o inverno, ainda mais em meia-sombra. E pode ser encontrada em uma grande variedade de tonalidades, como laranja, roxo, azul e branco.
  • Prímula: Essa, de fato, não tolera mesmo o sol direto, ideal para áreas sombreadas. Com sorte, pode florescer o ano inteiro.
  • Gardênia: Possui belas flores brancas perfumadas e resistentes. Muito boa para caminhos perto de portas onde bate sol.
  • Ciclame: Pequena, muito boa para bordaduras de canteiros. É uma planta de meia-sombra, uma das mais usadas em ornamentações, com folhas em uma linda tonalidade verde-escura. Mas deve receber iluminação indireta para florescer e estar em solo constantemente úmido.
  • Cravos: Delicados, suaves e perfumados. Mas não podem ficar em solo muito úmido, ou seu desenvolvimento pode ser comprometido.
  • Amarílis: Apresenta grande variedade de cores, como vermelho, laranja, branco ou mesclado. Pode começar a florescer no inverno até o verão, isso em local iluminado, mas sem sol forte.
  • Gerânios: Perfeitos para vasos e jardineiras, florescendo o ano todo, sobretudo no inverno. Gostam de boa iluminação. São resistentes. E encontrados em cores como branco, rosa e vermelho.
  • Begônia: Com cor alaranjada característica. Gosta de locais frescos e arejados, sem contato direto com o sol.
  • Prímula: Apresenta cores vibrantes, do amarelo ao laranja, vermelho, roxo e violeta. Só que com floração no final do inverno.

Opções para um jardim florido ano todo

Agora, quando trocar a estação, será preciso replantar todo o jardim? Bem, talvez não, sobretudo se você escolher cultivar desde o início espécies que resistam bem às mudanças climáticas. Trouxemos para este texto esse tipo de sugestão também.

  • Violetas: Pequenas, delicadas e fáceis de cultivar. Geralmente são vistas como ornamentos perfeitos para floreiras de janelas e pequenos vasos em varandas.
  • Margaridas: Também pequenas e delicadas. Se adaptam bem mesmo a solos secos.
  • Onze-horas: Pouco exigentes em cuidados. Podem apresentar cores bem vibrantes. E são ideias para vasos pequenos ou pequenas áreas de canteiros onde possa receber muito sol. Só se percebe diminuir um pouco a floração no período do inverno.
  • Begônia: Fácil de cultivar. Ideal para canteiros, parapeitos e pequenos cachepôs.
  • Capuchinha: Outra vez, uma planta de cultivo simples, sem demandar muitos cuidados. E apresenta uma coloração exuberante, com brotação e florescimento rápido.
  • Camélia: Seu visual é muito interessante, com pétalas dobradas ou simples em diferentes tamanhos e tons vibrantes, como rosa, branco, vermelho ou chamuscadas de branco e rosa. É menos resistente que as demais flores desta lista, mas, pelo lado bom, demanda poucos cuidados e manutenção.
  • Azaleia: Também de pétalas simples ou dobradas, delicadas, porém resistentes. Pode ser cultivada como arbustos ou em pequenos vasos – se for do tipo ‘mini’. Suas cores podem ser  branco, rosa, vermelho e tons mesclados. Só exige atenção com as pragas, que podem ser combatidas com inseticidas biodegradáveis.
  • Mil folhas: Pequenas flores de cores brancas, ideal para pequenos espaços.

São outras espécies de flores que florescem o ano todo: 

  • Amsonia, Sálvia, Lavanda, Flor de Cone, Camomila, Crisântemo, Heuchera e Armênia.

Últimas recomendações para um jardim sempre lindo

Tanto no frio quanto no calor, as flores jamais vão dispensar cuidados, lembre-se disso.

Dê atenção – pelo menos duas vezes por ano – às condições do solo onde estão plantadas, jogando doses extras de adubo por cima para fortalecer as espécies. A rega também é essencial, cerca de duas vezes ao dia em dias de calor – principalmente no começo da manhã e no final da tarde. Por fim, ficar atento às pragas, chuvas, ventos fortes e geadas.

O início do inverno é uma boa época para plantar diversas mudas de flores. Entre abril e maio, por exemplo, pode-se semear os canteiros, e em 60 dias já se terá um jardim todo florido. Uma dica para não perder o calor do solo e preservar o crescimento das plantas no inverno, é fazer uma cobertura com lascas de madeira. Mantendo esses cuidados com o jardim, será fácil renovar o visual e revitalizar a alegria dentro e fora de casa.

São tantas opções lindas que fica até difícil escolher. Por isso, comece logo seu canteiro de inverno.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas