Como usar flores para deixar a decoração da sua casa mais alegre e refrescante

Como usar flores para deixar a decoração da sua casa mais alegre e refrescante

São dicas simples, mas os resultados podem ser incríveis, experimente!

Quando as estações mudam, nosso humor e disposição também mudam. Por isso, buscar maneiras de deixar nossa casa mais leve e agradável é essencial para trazer maior bem-estar em dias mais quentes.

Vamos tirar da frente itens de lã, couro, malhas espessas e materiais pesados e escuros. Troquemos tudo isso por itens leves, finos e feitos de materiais como madeiras claras, metais, vidro e mais que nos transmitam uma ideia de calmaria e tranquilidade, além de ajudar a esfriar a temperatura da casa. 

E não vamos nos esquecer da personalização da decoração com artigos em temática praiana ou campestre, além dos vasos de plantas.

Aliás, para combinar com a alegria contagiante do verão, podemos considerar espalhar arranjos de flores pelos ambientes da casa. Mas como combinar isso de forma harmônica com a decoração? E quais flores combinam melhor com esta fase do ano? Te contamos tudo no texto a seguir.

Renata Romeiro

Movimento e cor para uma decoração mais clean

Ao tirar de vista todos os elementos da decoração que poderiam estar ligados à estação do inverno, você pode também acabar deixando a casa um pouco vazia. 

Isso é normal e, por vezes, até agradável, considerando que queremos mesmo, no verão, ambientes mais frescos. A única coisa que devemos evitar é que estes cenários fiquem sem graça, pois não é, como dito antes, o astral que queremos para o imóvel e seus moradores neste período.

Um jeito de animar a decoração é usando e abusando dos vasos de plantas. As folhagens ajudam a segurar a umidade nos ambientes, refrescando e tornando mais agradáveis os espaços habitados. 

Fora que também podem ajudar a renovar o ar local. Mas especialmente as flores podem trazer um aroma especial para dentro de casa, fazendo-nos imaginar que estamos um contato com as paisagens de campo que gostamos de aproveitar na estação.

 Escala Arquitetura

Os suaves toques de cor e textura dos arranjos de flores também ajudam a tornar mais atraente – e com tão pouco – essa decoração de verão.

Preferencialmente, suas nuances devem combinar com as peças de almofadas, cortinas, toalhas e mais artigos escolhidos para renovação visual dos ambientes. Mas também tem as flores brancas, que provocam efeitos positivos nas composições, mas impactando menos e permitindo que a casa continue parecendo mais clean e gélida, como o desejado para a ocasião.

Arranjos de flores em cantos especiais da casa

Imagine uma atriz fazendo uma performance sozinha em um palco, sob a luz de um holofote e com o cenário em segundo plano; e ela praticamente hipnotiza o seu olhar com os braços abertos e para o alto. 

Assim poderíamos dizer que são as flores em arranjos nas decorações de verão. As mesmas vão, sim, ter grande presença nos cenários e também podem ser usadas para atrair a atenção das pessoas para locais importantes da casa.

Flores de caules curtos e pétalas mais coloridas em vasos menores seria algo perfeito para valorizar nichos de estantes, tampos de racks para TV, mesinhas laterais ao sofá, e mais. 

Já flores em caules mais longos, pétalas em cores em tons menos vivos, acompanhadas de galhos verdes ou galhos secos e em vasos altos já seriam mais indicadas para tampos de aparadores, balcões buffet e afins.

MeyerCortez Arquitetura & Design

Um detalhe muito importante que você deve prestar atenção é no tipo de vaso de flores que irá utilizar nas mesas de centro. Essa peça não pode atrapalhar, de modo algum, a visão que você terá da tela da televisão ou de pessoas posicionadas do lado oposto ao seu no ambiente.

Outro grande pecado que podemos cometer em uma decoração de interiores é com o vaso de flores colocado sobre a mesa de jantar na sala de jantar. Quando a mesma estiver montada para as refeições, não se pode admitir flores em vasos altos, que, novamente, atrapalhem a visão – e até comunicação – entre as pessoas. E centros de mesa que tenham cheiro forte, que impeçam a todos de apreciarem os alimentos como se deve.

Já no dia a dia, fora do horário das refeições, tudo bem ter um vaso maior de flores posicionado sobre a mesa. Mas, novamente, cuidado. 

Analise se isso, de alguma forma, não vai competir demais e causar um conflito com o design do lustre ou pendente instalado sobre o móvel. Se a ideia é fazer essas duas coisas praticamente se tocarem, os tons e até o movimento de “abertura” entre elas devem combinar.

Plantas e vasos para decoração de verão

Pense, novamente, nas sensações que queremos despertar, como descrito antes. Então, para isso, os modelos de vasos indicados para utilizar na decoração seriam: os de vidro transparente; os decorativos de cerâmica – principalmente na cor branca ou tons frios, como verde e azul, bem em um clima ‘praia’; as peças em dourado também combinam com a tendência 2022; também tem as peças de pinus; e as peças em rattan.

Agora vamos falar das espécies para montar os arranjos. São recomendadas para decorações de verão as seguintes flores: lavanda, tagele, orquídea, açucena, jacinto, bromélia, gerânio, zínia, girassol, hibisco, margarida, petúnia, lisiantus e calla.

Iara Kilaris

São três dicas simples, mas os resultados podem ser incríveis, experimente!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas