Veja ideias lindas para decorar sua porta de madeira com flores

Veja ideias lindas para decorar sua porta de madeira com flores

Você sabia que podemos usar as flores para decorar a porta de madeira independente das datas comemorativas? É uma forma […]

Você sabia que podemos usar as flores para decorar a porta de madeira independente das datas comemorativas? É uma forma simples, mas muito eficiente de garantir uma decoração super charmosa para sua casa. 

Porém, não é qualquer tipo de flor que pode ser usada na decoração – principalmente tratando-se de flores naturais, que exigem boa iluminação e regas constantes para sobreviver por mais tempo. 

Quer saber quais são as flores mais indicadas para decorar a porta de madeira? Vamos te contar sobre isso no texto a seguir.

Cristina Zangiacomi Andrade

Como decorar a porta de madeira com flores? 

Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário utilizar apenas flores artificiais na decoração de casa. É possível incluir vasos e plantas naturais no projeto. 

Entretanto, para usar as flores na decoração é preciso ter um cuidado especial diariamente para garantir que as regas e adubação sejam feitas adequadamente para cada espécie de planta. 

Floreira  

A forma mais simples de ter flores na decoração da porta é por meio de uma floreira. Instale uma atrás da porta – ou ao lado dela – para que as flores possam deixar o hall mais receptivo e colorido. 

Evite usar prateleiras, pois as chances dos vasos caírem com o movimento de abrir e fechar são grandes. A floreira é ideal porque vai prender os vasos e permitir mais liberdade no movimento. 

Atenção: compre uma floreira que combine com o estilo da decoração de casa. Caso seu espaço seja rústico, procure por floreiras de madeira. É essencial para garantir uma decoração linda! 

Casa Aberta

Arranjos com flores secas 

A tendência de usar flores secas na decoração está cada vez mais forte. Embora sejam naturais, elas não demandam o mesmo trabalho que as flores comuns e duram muito mais tempo. Alguns arranjos chegam a durar um ano. 

Contudo, vale lembrar que as flores secas tendem a destacar a rusticidade do ambiente. Então se você quer uma decoração mais moderna, evite utilizá-las na sua porta de madeira. 

Anote aí quais são as flores secas mais bonitas para sua decoração: 

  • Rosas;
  • Proteas;
  • Eucaliptos;
  • Antúrios;
  • Gérberas;
  • Capim dos pampas.

Guirlandas 

Por fim, é claro que não podíamos deixar de falar das guirlandas. Afinal, elas são as mais requisitadas em datas comemorativas, como natal e páscoa. 

No entanto, para fazer este tipo de enfeite, indicamos o uso de flores secas ou de flores artificiais. As naturais não duram muito tempo sem água ou terra. 

Geralmente o formato da guirlanda é redondo, mas aproveite para inovar no estilo da guirlanda para deixar a porta de entrada ainda mais bonita! 

Plantas que gostam de sombra são as melhores para dentro de casa

Sempre que falarmos sobre decoração de interiores, considere que as melhores flores e plantas são as que preferem – e se desenvolvem – na sombra. 

Isso mesmo. Muitas plantas só crescem com a luz direta do sol. Mas como nem sempre nossa casa é iluminada durante o dia, principalmente perto das portas, invista nas plantas que preferem a sombra, assim você garante um bom desenvolvimento das espécies. 

As plantas que gostam de meia sombra (ambientes que recebem apenas luz indireta) também podem ser utilizadas no projeto, mas escolha o local que vai utilizá-las com atenção, porque deve receber ao menos um pouco da iluminação natural durante o dia. 

Entre as melhores flores que gostam de sombra para usar na decoração da sua porta, podemos destacar: 

  • Orquídeas: elas são lindas para qualquer ambiente. Não gostam de muito sol, então você pode usar sem medo na porta de madeira, mas as regas precisam ser equilibradas. 
  • Lírio da paz: essa flor representa harmonia e união. Por ter folhas sensíveis, são ótimas para decoração da porta, pois ficarão em espaços arejados e longe do sol;
  • Violeta: o charme da violeta é sua tonalidade arroxeada super vibrante. É perfeita para colorir a porta de madeira;
  • Antúrio: super clássica, essa planta tem variações de cores lindas. Vermelho, branco e até rosado; 
  • Begônia: outra flor conhecida por suas pétalas vibrantes! Ela tem uma variedade enorme de tonalidades, portanto, é possível encher sua floreira com diferentes cores para deixar a porta super colorida e alegre!
  • Flor de maio: o charme da flor de maio é o seu formato suspenso, caindo ao redor do vaso. As flores são de um pink vibrante que se destaca em qualquer decoração; 
  • Azaleia: existe uma variedade de azaleias enormes, por conta disso, você encontra desde os arranjos pequenos até os maiores, chegando até 2 metros de altura. Já pensou? 

Faça uma lista com suas flores favoritas e escolha as que mais combinam com a decoração da sua casa. Depois, monte um arranjo floral lindo para decorar a porta de madeira. Sua casa ficará muito mais charmosa e alegre com a beleza das flores! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas