Veja ideias lindas para decorar sua porta de madeira com flores

Você sabia que podemos usar as flores para decorar a porta de madeira independente das datas comemorativas? É uma forma simples, mas muito eficiente de garantir uma decoração super charmosa para sua casa. 

Porém, não é qualquer tipo de flor que pode ser usada na decoração – principalmente tratando-se de flores naturais, que exigem boa iluminação e regas constantes para sobreviver por mais tempo. 

Quer saber quais são as flores mais indicadas para decorar a porta de madeira? Vamos te contar sobre isso no texto a seguir.

Cristina Zangiacomi Andrade

Como decorar a porta de madeira com flores? 

Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário utilizar apenas flores artificiais na decoração de casa. É possível incluir vasos e plantas naturais no projeto. 

Entretanto, para usar as flores na decoração é preciso ter um cuidado especial diariamente para garantir que as regas e adubação sejam feitas adequadamente para cada espécie de planta. 

Floreira  

A forma mais simples de ter flores na decoração da porta é por meio de uma floreira. Instale uma atrás da porta – ou ao lado dela – para que as flores possam deixar o hall mais receptivo e colorido. 

Evite usar prateleiras, pois as chances dos vasos caírem com o movimento de abrir e fechar são grandes. A floreira é ideal porque vai prender os vasos e permitir mais liberdade no movimento. 

Atenção: compre uma floreira que combine com o estilo da decoração de casa. Caso seu espaço seja rústico, procure por floreiras de madeira. É essencial para garantir uma decoração linda! 

Casa Aberta

Arranjos com flores secas 

A tendência de usar flores secas na decoração está cada vez mais forte. Embora sejam naturais, elas não demandam o mesmo trabalho que as flores comuns e duram muito mais tempo. Alguns arranjos chegam a durar um ano. 

Contudo, vale lembrar que as flores secas tendem a destacar a rusticidade do ambiente. Então se você quer uma decoração mais moderna, evite utilizá-las na sua porta de madeira. 

Anote aí quais são as flores secas mais bonitas para sua decoração: 

  • Rosas;
  • Proteas;
  • Eucaliptos;
  • Antúrios;
  • Gérberas;
  • Capim dos pampas.

Guirlandas 

Por fim, é claro que não podíamos deixar de falar das guirlandas. Afinal, elas são as mais requisitadas em datas comemorativas, como natal e páscoa. 

No entanto, para fazer este tipo de enfeite, indicamos o uso de flores secas ou de flores artificiais. As naturais não duram muito tempo sem água ou terra. 

Geralmente o formato da guirlanda é redondo, mas aproveite para inovar no estilo da guirlanda para deixar a porta de entrada ainda mais bonita! 

Plantas que gostam de sombra são as melhores para dentro de casa

Sempre que falarmos sobre decoração de interiores, considere que as melhores flores e plantas são as que preferem – e se desenvolvem – na sombra. 

Isso mesmo. Muitas plantas só crescem com a luz direta do sol. Mas como nem sempre nossa casa é iluminada durante o dia, principalmente perto das portas, invista nas plantas que preferem a sombra, assim você garante um bom desenvolvimento das espécies. 

As plantas que gostam de meia sombra (ambientes que recebem apenas luz indireta) também podem ser utilizadas no projeto, mas escolha o local que vai utilizá-las com atenção, porque deve receber ao menos um pouco da iluminação natural durante o dia. 

Entre as melhores flores que gostam de sombra para usar na decoração da sua porta, podemos destacar: 

  • Orquídeas: elas são lindas para qualquer ambiente. Não gostam de muito sol, então você pode usar sem medo na porta de madeira, mas as regas precisam ser equilibradas. 
  • Lírio da paz: essa flor representa harmonia e união. Por ter folhas sensíveis, são ótimas para decoração da porta, pois ficarão em espaços arejados e longe do sol;
  • Violeta: o charme da violeta é sua tonalidade arroxeada super vibrante. É perfeita para colorir a porta de madeira;
  • Antúrio: super clássica, essa planta tem variações de cores lindas. Vermelho, branco e até rosado; 
  • Begônia: outra flor conhecida por suas pétalas vibrantes! Ela tem uma variedade enorme de tonalidades, portanto, é possível encher sua floreira com diferentes cores para deixar a porta super colorida e alegre!
  • Flor de maio: o charme da flor de maio é o seu formato suspenso, caindo ao redor do vaso. As flores são de um pink vibrante que se destaca em qualquer decoração; 
  • Azaleia: existe uma variedade de azaleias enormes, por conta disso, você encontra desde os arranjos pequenos até os maiores, chegando até 2 metros de altura. Já pensou? 

Faça uma lista com suas flores favoritas e escolha as que mais combinam com a decoração da sua casa. Depois, monte um arranjo floral lindo para decorar a porta de madeira. Sua casa ficará muito mais charmosa e alegre com a beleza das flores! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>