Ensine os Pequenos a Cuidar da Natureza
Jardim também é lugar de criança! O contato com a natureza trará muitos benefícios para a vida dos pequenos, como educação e respeito.
Aproximar as crianças das áreas verdes é uma boa iniciativa para quem busca formas de passar-lhes valores e ensinar hábitos saudáveis. Com o mundo digital cada vez mais em expansão, tomando grande parte do tempo da vida humana, a nova geração pouco tem interagido com a natureza. Uma pena, pois esta tem muito a ensinar.
O contato com as plantas ensina os indivíduos a amar e respeitar não só o meio ambiente, como também os outros e a si mesmo. Ensina também a esta nova geração a importância dos elementos da natureza para a nossa sobrevivência, como o solo, a água, o ar livre, a razão pela qual devemos respeitá-la e conservá-la.
Trabalhar com a terra só propicia coisas boas. Além de educar, como vimos, ela também estreita a relação entre pais e filhos. Algo tão necessário e escasso nos dias atuais. Outra grande vantagem dessa ação é que as crianças acabam gastando energia com algo realmente útil, abandonando um pouco a TV, o tablet, o celular, o computador, o videogame e muitas outras tecnologias que têm consumido o tempo de nossos pequenos.
Para dar início a essa importante relação, criança e natureza, é preciso facilitar o contato ainda dentro de casa. Horta, jardim, espaços com algum verde, como vasos de planta, podem ser os primeiros meios de interação entre a natureza e as crianças. Se já existe um ambiente assim em seu lar, não perca mais tempo e envolva seus filhos nos cuidados. Se não, está mais que na hora de criar. Um local verde fará bem para toda a família!
Muitas são as flores, os legumes, as verduras e as ervas que podem ser cultivadas e cuidadas com o auxílio das crianças. Mas para que seja uma prática divertida e prazerosa do começo ao fim, pais e responsáveis não podem se esquecer de tomar algumas medidas de segurança. A primeira delas é verificar se as plantas e flores para crianças manusearem oferecem algum risco à saúde delas. Ou seja, se elas são tóxicas. Depois, é preciso verificar se o local para o plantio está livre de pesticidas e de ferramentas perigosas que podem causar acidentes. Por fim, vale a pena conversar com a garotada sobre o que é permitido e não é permitido fazer durante o cultivo, garantindo a segurança de todos.
Estando tudo claro e organizado, é só partir para a brincadeira com os filhos e fazer de sua casa um mundo melhor!
Na Giuliana Flores, você encontra lindas flores para começar a ensinar as crianças, confira!
1 Comentário(s)
lindo….