Flor de Pervinca
Graciosidade que enfeita jardins e ainda possui propriedades medicinais, a Flor de Pervinca, é uma espécie de planta que apresenta muitas qualidades.
A flor de pervinca, conhecida popularmente como vinca, é uma espécie da família Apocynaceae, flores nativas dos solos europeus, africanos e asiáticos. Trata-se de uma planta tropical capaz de suportar climas subtropicais e temperaturas amenas, desde que não fiquem abaixo de 5° C.
Utilizadas por paisagistas e jardineiros para ornamentar áreas externas e internas, essa flor é aplicada em diferentes tipos de projetos, não apenas pela sua multiplicidade de cores, mas também pela sua resistência, já que pode ser cultivada até mesmo em áreas sujeitas a ventos fortes.
Crescimento e florescimento
Embora cresça naturalmente em diversos locais de terra fértil, como margens de rios e bosques – formando belos tapetes que mesclam o verde com cores alegres -, a Vinca também se adapta bem em jardins com solo rico em calcário ou argila. É importante ressaltar que a espécie pode florescer tanto rente ao chão quanto em locais altos, comportando-se como outras plantas trepadeiras.
O florescimento ocorre durante o ano todo se houver incidência de sol e regas periódicas. Ao término do crescimento, suas folhas caem, dispensando a necessidade da poda. A multiplicação se dá através das sementes ou mudas que são formadas próximas à planta mãe.
Cores e características
Encontrada comumente nas tonalidades lilás, vermelha, branca e rosa, apresenta cinco pétalas e possui folhas verdes brilhantes que variam entre 5 e 7 cm de comprimento, com nervura central mais clara.
Por ser encantadora aos olhos, a espécie é amplamente utilizada na confecção de arranjos e flores em buquês para casamentos, formaturas e outras ocasiões que necessitam de ornamentação com flores naturais.
Propriedades medicinais
A vinca de Madagascar é conhecida entre os terapeutas alternativos por seus efeitos bactericida, adstringente, probiótico, laxativo e digestivo. A vincamina – um dos princípios ativos da planta – possui propriedades farmacológicas que podem ser usadas para tratar distúrbios circulatórios, digestórios e problemas nas vias urinárias.
Além disso, recentemente, pesquisadores descobriram que a vinca possui uma substância que pode tornar-se um agente importante para o tratamento do Alzheimer. Embora as propriedades já conhecidas estejam nos compostos extraídos das folhas, no estudo, os cientistas deram maior atenção às raízes e descobriram que tal estrutura contém um conjunto de ativos capazes de atuar no sistema nervoso central e periférico. Um dos destaques foi a substância serpentina, que demonstrou uma atividade bastante promissora para o tratamento da “doença do esquecimento”.
10 Comentário(s)
Muito interessante, gostaria de saber mais sobre essas plantas e se posso fazer em casa.
Tenho esta flor e desconhecia suas prioridades.
Aqui no Ceará existe na cor laranja também e chamamos de 11 horas , beijo… tem vários nomes. São lindas, adoro !!
Adoro essas explicações. ….Adoro receber essas fotos. …
Para mim, as flores são um brinde do Criador para ornamentar e perfumar nossas vidas.
Nooossa, é uma flor mais linda que a outra, adoro ver flores como papai do céu é perfeito por criar coisas tão perfeitas e maravilhosas, não canso de admiralas…
amo estas flores.Tenho branca,lilás,rosa.
Eu gosto muito da pagina da Giuliana Flores! Ela sempre tem novidades com respeito á flores! Exemplo: a flor de Pervinca é muito linda e de cores variadas, eu só conhecia as brancas, as cor de rosa as vermelhas, a azul eu não sabia que eexistia, é muito linda, eu a conhecia pelo nome de boa noite, bom dia! Parabéns Giuliana. Bjs.
Gostaria de conseguir mudas de pervinca azul.
Muito bom! Obrigado!