Baobá – Conheça sua História e suas Curiosidades
Conheça uma das maiores árvores do mundo! O Baobá, possui uma história milenar e é uma árvore considerada sagrada em algumas culturas. Veja um pouco mais sobre a histórias e curiosidades dessa linda árvore!
O baobá é uma árvore de grande porte que dá flores e frutos, sendo encontrada em regiões tropicais áridas e semiáridas. Além de sua beleza, ela carrega um forte simbolismo, pois representa a luta e a religiosidade do povo negro no Brasil. Conheça a história e curiosidades sobre ela neste post da Giuliana Flores.
Conheça a origem da Baobá
O baobá é originária do continente africano e faz parte da fauna de países como Madagascar, Austrália e Senegal. Conhecida também como embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, ela carrega um lado místico: segundo a lenda, se uma pessoa for enterrada em seu tronco, a alma permanece viva enquanto a árvore existir.
Essa árvore milenar pode viver até 6.000 anos. Incrível, não é mesmo? O seu nome científico é Adansonia Digitata, uma homenagem ao pesquisador francês Michel Adanson, o responsável por descobrir sua existência. Na fase adulta, a árvore chega a medir até 25 metros de altura, com seu tronco chegando até 11 metros diâmetro.
Baobá presente na Literatura
Além de fazer parte de mitos e ritos populares, o baobá também está presente na literatura. A sua aparição aconteceu nas páginas de “O Pequeno Príncipe”, um dos livros mais famosos do escritor Antoine de Saint-Exupéry. Na obra, o protagonista as temia, pois acreditava que seu crescimento excessivo poderia tomar todo o espaço do asteroide onde ele vivia.
Conheça as principais curiosidades
Há diversas curiosidades sobre o Baobá. A principal delas é referente ao tamanho encorpado do seu tronco, que começa largo e vai se estreitando em direção ao topo. Em formato semelhante a um cone. Seus galhos chegam a ficar até 9 meses sem folhas, criando um visual único.
O seu tronco oco, além de ser resistente ao fogo, é um grande reservatório natural de água, com capacidade para armazenar até 120 mil litros durante os períodos de chuva. O que faz com que ela seja chamada de árvore garrafa.
Outro fato curioso é que, devido ao diâmetro de seu tronco, é comum encontrar pessoas que fazem com que ela seja um local de moradia, bares, pontos de ônibus, prisões e santuários religiosos com oferendas para os seus santos.
O baobá é uma árvore versátil, pois pode ser aproveitada de diversas maneiras. Seus frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Já a casca é utilizada na produção de cordas e tecidos. Isso sem falar em suas folhas, que contém propriedades medicinais e servem como tempero.
O fruto da árvore de baobá é rico em vitaminas
A presença da Baobá no Brasil
Essa árvore não é nativa do Brasil. Por ser originária de diversas partes da África, acredita-se que ela passou a fazer parte da flora brasileira após a chegada dos portugueses, sendo trazida por sacerdotes africanos. É possível encontrar seus poucos exemplares em Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Goiás.
Gostou de saber a história do Baobá e quer conhecer mais sobre o universo das flores e plantas? Visite o Blog da Giu e divirta-se!
Aproveite e confira a coleção especial de flores plantadas da Giuliana Flores!
20 Comentário(s)
Gostaria de saber se posso ter a baoba no apartamento e vcs tem ela. Obrigada.
Tenho mudas de baobá – adansonia digitata
Gilberto, já faz muito tempo, ainda tem mudas?
Li no facebook que as flores ou flor do baoba, nasce a cada 50 anos, achei estranho, isto eh verdade? Obrigada.
Eu amooo flores , e qualquer tipo de folhagem, amei sua pagina parábens.
lindas flores vcs estão de parabéns.
Parabéns pelo blog. Realmente lindo.
Não é todo dia que se encontra um blog com esse belo visual.
Um abraço para equipe Giuliana Flores.
Parabéns pelo blog e as informações sobre o Baobá.
Essa foto parece com a rosa do deserto, ou elas são semelhantes quando cultivadas em vaso?
Um abraço
Ana Patricia gostaria que se possível informar a localização do baobá a que você se refere. Faço o mapeamento dos baobás no Brasil desde 2009. Já localizei mais de 150 exemplares – do Rio de Janeiro ao Ceará.
Caso queira contribuir com alguma informação por gentileza enviar para PROJETOBAOBA@HOTMAIL.COM
Grato.
Amei a história do baobá.E a flor então? Maravilhosa.!!!!!
Ola , gostei muito ler sobre a História da arvóre Baobá, como comprar e saber se as sementes são realmente de Baóba, já que existem 6 espécies?
Muito obrigado!
Lara
Será que esse baobá bonsai não é uma flor do deserto? Está parecido.
Você sabe dizer com quanto tempo essa árvore fica adulta?
Oi tenho uma baobá queria saber quanto tempo ela chegara a idade adulta ?? Ela tem 6 meses ..
Achei belíssima aquela flor que brota a cada 50anos gostaria de saber a sua origem???
Boa tarde. Achei interessante o Baobá. Como adquirir a muda ou mesmo o bonsai e também o valor.Agradecida aguardo resposta. Margarida.
Cara Ana Patrícia, como obter uma muda de baobá? Há anos procuro uma!
OLA GOSTEI DA PLANTA MUITO INTERESANTE,GOSTARIA DE TER UMA COMO FAÇO?
Gostei bastante desse site, salvei para futuras consultas, além de indicar para meus amigos. Amei as informações sobre o Baobá. Parabéns !!!
Plantei um Baobá aqui em Japaratinga Alagoas, que adubo devo usar?
Olá!
Gostaria de saber, em uns 2 ou 3 anos que tamanho a arvore Baobà fica aproximadamente ?
Obrigado