Como Cuidar de Pimenteira

6/10/2016
como-cuidar-de-pimenteira

imagem de: pixabay.com

As pimenteiras não deixam apenas o ambiente mais charmoso com toda a sua fofura. Mas também é ótima opção para começar uma horta em casa e ter seus próprios temperos. Cuidar de pimenteira exige dedicação e atenção para a plantinha ficar sempre bonita, vistosa e oferecer vegetais saborosos.

Com ciclo frutífero anual, as pimenteiras devem ser cultivadas em solos mais fofos ou argilosos, porque são menos compactos e possuem boa drenagem da água. Confira os principais pontos que você deve se atentar ao cuidar de pimenteiras.

Local 

Para cuidar de pimenteira, você deve ter um espaço adequado em casa, com boa incidência de luz. É que essas plantinhas precisam pegar sol por pelo menos seios horas diárias. No entanto, elas não devem ficar expostas diretamente aos raios solares, principalmente durante os períodos de maior incidência, entre às 12h e 16h.

cultivar-pimenta

imagem de: http://olharcristao.blogspot.com.br/2014/04/como-plantar-pimenta-malagueta.html

Regas

A pimenteira precisa receber água constantemente, principalmente durante seu florescimento e frutificação. Quando na medida certa, aumenta a ardência das pimentas ao elevar a concentração de capsaicina, substância responsável pelo ardor. Faça regas diárias, mas cuidado com o excesso. Nunca encharque o vaso e evite as folhas. O excesso de umidade provoca a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde da pimenteira. Molhe apenas o solo nos períodos mais frescos do dia (ao amanhecer ou no final da tarde).

Adubação

pimenta-vasinho

imagem de: http://bebocafe.com.br/sao-paulo-zona-oeste/cafe-e-padaria-santo-pao

adubação dependerá da fase em que a planta está. No plantio, utilize 30% de adubo orgânico (esterco de galinha, húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco bovino curtido). Durante a vida da planta, você pode reaplicar o produto a cada 60 dias. Utilize húmus de minhoca, esterco de galinha ou esterco bovino na quantidade indicada pelo fabricante para o tamanho do vaso.

Podas 

Sempre que notar a presença de galhos secos e folhas murchas, retire-os. A poda contribui para a planta canalizar energia novamente, de modo que cresça e se desenvolva melhor.

Controle de pragas

 

cuidar-de-pimenteira

imagem de: http://jardineirosdoplaneta.blogspot.com.br/2016/01/8-vegetais-faceis-de-plantar-em-vasos.html

As pimenteiras são frequentemente atacadas por pulgões, cochonilhas e tripés. Para espantá-los, você pode recorrer a alguns cuidados orgânicos. Entre eles, evitar encharcar o solo, mantê-lo coberto, fazer a rotação de plantio com diferentes espécies no mesmo ambiente, retirar as partes atacadas manualmente (caso o plantio seja pequeno) e utilizar produtos naturais para controle de insetos. Evite também adubos químicos sintéticos, que acabam atraindo mais pragas.

Colheita

A melhor recompensa de cuidar de pimenteira é vê-las frutificar. A colheita das pimentas pode ser feita se elas estiverem maduras ou ainda verdes. Você saberá o momento certo quando 80% da casca estiver vermelha. De resto, tudo dependerá da forma como você pretende utilizar o condimento.

Na Giuliana Flores tem diversas espécies de plantas e flores para você cultivar! Confira.

Você também vai gostar de: 

  1. Sete Ervas – Conheça mais sobre essas plantas e saiba como cultivá-las
  2. Aprenda a cultivar uma horta em apartamento

Compartilhe este artigo

2 Comentários para “Como Cuidar de Pimenteira”

  1. Ótima informação, eu realmente não sabia que se você der água na medida certa pode aumentar a ardência das pimentas, lindo post! Adorei as dicas de tirar galhos e folhas secas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>