Aprenda a Cuidar de Todos os Tipos de Tulipa

29/08/2018

Tem como não se encantar pelas tulipas? Apreciadas no mundo todo, elas estão entre as mais procuradas do mercado e deixam os ambientes mais charmosos, modernos e coloridos. Para contar com tanta beleza, é necessário aprender como cuidar dos tipos de tulipa mais comuns. Somente a aplicação de técnicas adequadas permite que elas cresçam e fiquem vistosas como se estivessem em seu ambiente natural. Acompanhe nossas dicas para todos os tipos de tulipa !

Como cuidar dos tipos de tulipa mais comuns

O primeiro passo de como cuidar dos tipos de tulipa mais comuns é saber quais são eles. Estas flores são encontradas mais facilmente nas variações “botânica”, “darwin”, “papagaio” e flor-de-lis”. Entretanto, temos uma ótima notícia: todos os tipos de tulipa possuem a mesma forma de cuidar! Confira nossas dicas para manter seus tipos de tulipa bonitos e saudáveis em casa.

Refresque a planta

Como o Brasil é um país tropical e as tulipas são originárias de regiões mais frias, como China, Turquia e Holanda, é recomendado colocar uma pedrinha de gelo no início do dia e outra no fim de tarde perto do seu substrato, ou seja, próximo ao local em que a raiz se desenvolve, a fim de diminuir o calor excessivo.

Ambiente fresco

É extremamente importante dispor a tulipa num local fresco, bem arejado, em que bata luz indireta do sol e, principalmente, longe de correntes de ventos.

Regas

Faça diariamente, para manter a terra sempre umedecida. Mas atente-se para não encharcá-la, porque isso contribui para a proliferação de micro-organismos que podem causar danos à todos os tipos de tulipa.

Adubação

Adube a planta pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente antes da primavera ou nos meses de fevereiro e março. Faça isso usando cristais apropriados, que penetrarão na terra e atingirão a raiz durante as regas e deixarão a planta mais saudável.

Cuidados adicionais

Retire sempre folhas e flores murchas da planta para evitar a proliferação de micro-organismos. Corte essas partes com uma tesoura, posicionando-a bem rente ao caule. Uma dica importante de como cuidar de qualquer um dos tipos de tulipa é mantê-las sempre longe de insetos e animas, já que essa espécie costuma ser muito atacada por eles.

Após a primeira floração, todos os tipos de tulipa podem murchar. Você pode fazê-la renascer no próximo período de outono-invernos, época ideal para o plantio, desde que guarde sua raiz corretamente. Para isso, retire o bulbo da terra e lave-o bem em água corrente. Depois, deixe-o secar ao sol para envolvê-lo num saco de papel e colocar na geladeira e replantar quando quiser.

Agora que você já sabe como cuidar de tulipas, encontre essas e outras flores para cultivar na Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Tulipas para casamentos – Dicas de decoração
  2. Decore sua casa com tulipas
  3. Tulipas: luxo e sofisticação em forma de flor

Compartilhe este artigo

22 Comentários para “Aprenda a Cuidar de Todos os Tipos de Tulipa”

  1. Eu adoro flores, sim distinção.Mais tem algumas que eu amo. as rosas. foi e o seu perfume
    peculiar que mais me envolveu.
    Deus que as criou com tamanha beleza
    Em fim todas elas são uma criação de Deus, lindas m maravilhosas, mais peço que só me ofereça
    em vida. Depois eu não estares vendo …….

    Responder
  2. marines rodrigues

    Eu amo as plantas, mas em espesial as orqideas e as tulipas. Sao as minhas prediletas!

    Responder
  3. Mary Blacce Ribeiro

    Sou fascinada por tulipas em especial, vermelhas.
    Sempre decoro minha sala com tulipas…Pena que seu cultivo é tão difícil.

    Responder
  4. Maria de Lourdes cavalcante

    Adoro todas as flores nâo tenho preferencia todas sâo lindas! alias amo totas as plantas.

    Responder
  5. Sílvia

    Ganhei tulipas no ano passado. Guardei os bulbos na geladeira em uma sacola plástica e estão bonitas não houve alterações
    Queria saber ,o processo para o replantio e só pode maneira por vocês explicada.

    Responder
  6. Anézio Coelho de Souza

    Gostei dos ensinamentos no passo a passo do cultivo. Parabéns. Vou tentar de novo, agora vai dar certo. Aloha.

    Responder
  7. Maria Salette R Paraizo

    Pela primeira vez em meus 57 anos ganhei de minha nora um vaso com lindas tulipas vermelhas, ameeeeeeei… imediatamente fui procurar saber como cuidar delas…

    Responder
  8. Ana Maria

    Ganhei um vaso com tulipas. Quando elas ficaram murchas, tirei os bulbos e limpei toda terra, mas o que me preocupa, é que tirei a pele junto. Quero saber como faço pra proteje los para que dê flores novamente. Acho que cometi um grande erro quado lavei os bulbos e tirei a pele, agora eles estão brancos feito alho.

    Responder
  9. Amanda

    Como elas são delicadas o esforço vale a pena, pois são muito lindas, vou tentar cultiva-las

    Responder
  10. Dalva

    Ganhei uns bulbos de tulipas . Estou sem saber o que fazer . Tenho pesquisado e pelo que li , já passou do tempo de plantá-las ( outono ) . Não sei o que fazer . Gostaria de ter uma orientação .

    Responder
  11. Maria José

    Bom dia! Gostaria de saber a época para replantar o bulbo e se posso fazer um canteiro no chão?
    Minha filha ama tulipas.
    Muito obrigada, pelas informações.
    Maria José

    Responder
  12. Rosemary Dultra

    Oie !
    Eu ganhei de presente um vaso com tulipas vermelhas.Mas minha filha ja comprou com os botoes em flores bem abertos.Depois murcharam com uma tesoura cortei como no video as flores murchas e folhas ,tenho regado como no video uma pedrinha de gelo pela manha e pela tarde.E ponho na geladeira pra dormir na parte de baixo.Minha tulipa ainda vai florecer de novo?

    Responder
  13. Daniela

    Ganhei tulipas de presente e moro no Piauí que é um lugar muito quente o ano inteiro.
    Como faço pra cuidar dela e mante-la florida nesse calor?

    Responder
  14. maria regina tassoni

    eu amo tulipas e rosas orquídeas são as que eu mais amo

    Responder
  15. Alice Kühlewein Dudcoschi

    Boa tarde. Ano passado ganhei uma tulipa amarela e quando ela perdeu as flores eu limpei bem e deixei secar os bulbos mas agora ela já está querendo brotar. o que faço? Posso plantar no vaso?

    no aguardo

    obrigada

    Alice

    Responder
  16. Maria Elisa

    Então ganhei uma tulipa só que ela murchou toda como faço para plantar ela de novo já que tem as batatas,eu corto tudo é replantio as batatas como eu faço por favor me ajude obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>