Conheça a flor-de-lis e saiba como cuidar dela

Conheça a flor-de-lis e saiba como cuidar dela

Com certeza você já ouviu falar da flor-de-lis, não é mesmo? Mas você sabe quais os significados dessa florzinha delicada? […]

Com certeza você já ouviu falar da flor-de-lis, não é mesmo? Mas você sabe quais os significados dessa florzinha delicada? Não? Então venha com a Giuliana Flores e conheça mais sobre ela e aprenda a plantar e a cuidar dessa linda florzinha. Veja.

Qual o significado da flor-de-lis?

A flor-de-lis é uma florzinha super delicada também conhecida como íris. Originária da América Central, em países como México e Guatemala, sua principal característica são as pétalas em cores vivas e a haste ereta.

Ela contém diversos significados atribuídos durante a história. De acordo com especialistas, ela está presente na heráldica da França desde o final do século V e representa a conversão da coroa francesa ao cristianismo, por exemplo.

Falando em religião, a flor-de-lis também aparece ligada ao cristianismo como referência à honra, soberania e lealdade, três pilares da religião. Além disso, ela é perfeita para expressar a pureza do corpo e da alma.

Onde cultivar a flor-de-lis?

Por ser uma flor com uma grande variedade de tons e ter como característica as pétalas em forma de bandeira ou asa, o mais comum é encontrá-las em arranjos decorativos ou plantadas em pequenos vasinhos, geralmente em jardins. Ela pode chegar até a 45 cm de altura. Incrível, não?

O plantio da flor-de-lis começa pelo solo

Para começar o plantio da sua flor-de-lis, é necessário fazer a escolha correta do solo, pois ele é muito importante para que a sua florzinha cresça saudável. Seja para plantação em canteiros ou vasos, o mais indicado é o uso de solo arenoso para facilitar a drenagem da água.

Se a sua opção for colocá-la em vasos, ele precisa ter, pelo menos, 40 centímetros de altura. Além disso, será necessário colocar uma camada de argila expandida ou brita no fundo dele para facilitar ainda mais a drenagem da água.

Além da terra argilosa, outra opção mais simples para facilitar o plantio da sua florzinha é usar uma mistura que consiste em: 1 porção de terra vegetal e 2 partes de areia. Assim você garante a drenagem do solo e evita que a umidade estrague a sua florzinha.

Não se esqueça: A adubação deve ser feita uma vez por mês após o período de floração. Faça o uso de fertilizantes comuns sem nitrogênio. E, assim que colocar o substrato no solo, regue para evitar que o adubo queime o rizoma da sua plantinha.

botão de flor-de-lis close

Flor-de-lis é uma planta delicada e merece cuidados especiais no plantio.

Distanciamento entre as flores

Se a sua ideia é fazer o plantio da flor-de-lis em jardins, o recomendado é que os bulbos sejam plantados no solo com um distanciamento mínimo de 30 cm um do outro. Pois, assim você evita que o crescimento de uma flor atrapalhe o crescimento da outra. Afinal de contas, você não vai querer que suas florzinhas fiquem feias no jardim, não é mesmo?

Existe uma época ideal para o plantio da íris?

Sim, existe uma época ideal para você plantar a sua íris. Como o bulbo, também conhecido como rizoma, precisa de uma temperatura amena para crescer e se desenvolver, o ideal é que o plantio seja feito próximo do final do verão, assim ela chegará saudável ao inverno. Onde as temperaturas costumam ser mais baixas.

Em qual lugar devo deixar minha flor-de-lis?

A flor-de-lis é uma florzinha que gosta do calor para se desenvolver. Por isso, o ideal é que ela fique em locais abertos onde possa receber luz direta do sol, principalmente durante o seu período de floração. Locais com meia sombra também são uma ótima opção para deixar sua linda flor.

Faça a rega periódica da sua íris

Para garantir que a sua flor esteja sempre saudável, é necessário fazer a rega periódica dela. O recomendado é fazer a rega uma vez por semana, pois o importante é não deixar o solo dela muito úmido. No período de floração, faça a rega dia sim e dia não, mas sempre com cuidado para não deixar o solo encharcado.

Importante: Durante o inverno a flor-de-lis entra em estado de dormência e não faz absorção do nutriente da água. Por isso, não é necessário fazer a rega da flor durante esse período.

Curtiu nossas dicas de cultivo e cuidados com a flor-de-lis? Descubra mais sobre outras plantas na seção de jardinagem do Blog da Giu!

Que tal levar uma florzinha para casa e começar um jardim? Veja a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores.

1 Comentário(s)

  1. Núbia disse:

    Oi eu faço como eu sou de juazeiro do norte Ceará

Matérias relacionadas