Conheça os 8 tipos de samambaia para ter em casa

1/03/2021

As samambaias são plantas lindas, especiais e perfeitas para decorar aquele cantinho da casa. Por isso, a Giuliana Flores preparou uma lista com 8 tipos de samambaias para você ter em casa e deixar qualquer ambiente mais belo. Confira!

O que são as samambaias?

As samambaias são consideradas plantas jurássicas, pois existem no meio ambiente desde a época dos dinossauros. Com mais de 200 espécies e 1.000 variações, elas são perfeitas para a criação de jardins verticais ou para serem plantadas suspensas.

De maneira geral, o que diferencia um tipo de samambaia do outro é a coloração, o formato de suas folhas e como cada uma delas reage à exposição solar. Para ter sempre o melhor tipo de samambaia em casa, veja essa listinha especial. Você vai adorar.

 

tipos de samambaia para decorar a casa

Samambaias são ótimas opções de plantas para decorar a casa

Conheça os melhores tipos de samambaia para ter em casa

  1. Samambaia Centopeia

A centopeia é um tipo de samambaia que tem como principal característica o formato de suas folhas, que lembram a estrutura de um inseto. Ter ela em casa requer um cuidado todo especial, pois durante o inverno, é necessário fazer a rega com água morna e adubação do solo a cada duas semanas para mantê-la bonita e saudável.

  1. Samambaia havaiana

A samambaia havaiana é uma ótima sugestão para quem deseja ter essa plantinha em casa, mas não tem muito espaço. Com folhas delicadas e porte médio, ela pode ser cultivada em vasos dentro de casa. Ela fica linda em qualquer cantinho da sala.

  1. Mini samambaias

Outro tipo de samambaia perfeita para cultivar dentro de casa e não precisar se preocupar com a falta de espaço são as minis samambaias. A sua principal característica é ter folhas que crescem entre 30 e 60 centímetros em diversas direções, criando um visual delicado e único em qualquer ambiente.

  1. Samambaia Paulistinha

Um dos tipos mais tradicionais é a samambaia paulistinha. Ela se caracteriza por ter folhas finas que crescem separadamente. É uma ótima opção para colocar em vasos suspensos no quintal. Mas lembre-se! Deixe-a sempre à meia sombra para que a luz do sol não queime suas folhas.

  1. Samambaia Renda Portuguesa

A samambaia renda portuguesa, diferente do que o nome sugere, é nativa da Austrália. Elas ficam lindas quando plantadas em vasos suspensos. A sua grande marca são as folhas delicadas que crescem entre 20 e 40 centímetros e ficam amareladas durante o inverno. Voltando a florescerem verdinhas durante a primavera.

tipos de samambaia amarelas

Durante o outono há tipos de samambaias que as flores amarelam e caem

  1. Samambaia Azul

Apesar de não ser oficialmente um tipo de samambaia, ela é conhecida por ter um aspecto semelhante. Nativa da China, essa planta se destaca pela tonalidade de suas folhas. Elas são verdes, mas dependendo do reflexo da luz, suas folhas acabam adquirindo uma coloração azulada.

  1. Samambaia Avenca

Se você quer decorar a sua casa com samambaias, mas está procurando uma espécie diferente, a avenca é a melhor sugestão. Pois elas têm folhas em formato arredondado e crescem até 40 centímetros, sendo uma ótima opção para a decoração de ambientes internos.

  1. Samambaia americana

O tipo mais popular de samambaia é a americana. Ela tem um visual mais selvagem com folhas finas e pendentes. São uma ótima sugestão para quem deseja decorar varandas ou o quintal da casa. Mas é importante deixá-las sempre em locais onde esteja protegida do sol.

Você acabou de conhecer alguns tipos de samambaias que são perfeitas para decorar qualquer cantinho do ambiente. Mas você sabia que elas precisam de cuidados especiais? Por isso, veja como cuidar das suas samambaias e mantê-las bonitas por muito mais tempo. Com certeza elas vão agradecer tanto carinho.

Gostou de saber mais sobre os tipos de samambaias? Então aproveite a seção de jardinagem do Blog da Giu e aprenda muito mais sobre essa e outras plantinhas.

Deu vontade de decorar a casa com uma linda plantinha? Conheça a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores e garanta já a sua!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>