Conheça os Poderes Calmantes e Curativos do Chá de Flor de Laranjeira

13/08/2018

Você já ouviu falar no chá de flor de laranjeira? Esta linda flor é encontrada nas laranjeiras um pouco antes do nascimento das primeiras laranjas. São elas que realizam o trabalho de polinização, proliferando a espécie e alimentando insetos fundamentais na natureza como as abelhas.

Para além do papel ambiental, está o uso de flor de laranjeira também na indústria de cosméticos. O que muita gente não sabe é que esta planta também pode ser consumida como chá e traz inúmeros benefícios para o organismo humano.

Benefícios do chá de flor de laranjeira

chá de flor de laranjeira

O chá de flor de laranjeira é considerado um calmante natural, pois as substâncias presentes na flor relaxam e acalmam as atividades neurais. Também é excelente para o combate a enxaqueca e insônia.

Se você está com uma rotina estressante, consumir uma xícara de chá de flor de laranjeira pode ajudar no combate ao stress, diminuição dos níveis de ansiedade e até mesmo aliviar  e prevenir os sintomas da depressão leve.

Ele ainda é antiespasmódico e segundo a sabedoria popular, é usado como afrodisíaco em muitas culturas.

Como preparar o chá de flor de laranjeira

Para preparar esta infusão, deve-se seguir os passos abaixo:

  • ferva um litro de água filtrada;
  • desligue o fogo;
  • acrescente cinco colheres de sopa de flor de laranjeira ou 100 gramas in natura;
  • tampe o recipiente e deixe em infusão por dez minutos;
  • coe e consuma o chá.

Agora que você já sabe como prepara um delicioso chá de flor de laranjeira, confira outras formas de utilizar esta planta maravilhosa.

Usos caseiros do chá de flor de laranjeira

Para manter seu rosto revigorado e refrescado, coloque um pouco de chá na geladeira e use-o como tônico. Basta molhar um algodão no líquido e passar, delicadamente, sobre a pele.

Outra forma de aproveitar os benefícios do chá de flor de laranjeira, é pingar algumas gotas no seu travesseiro antes de dormir. Assim, o aroma da planta irá embalar o seu sono. Para um efeito mais concentrado use o óleo essencial, que proporciona efeitos intensificados.

Por último, uma maneira de aproveitar as propriedades antissépticas do chá de flor de laranjeira, é realizar bochechos com o líquido antes das escovações.

Agora que você já conhece todos os benefícios e poder do chá e flor de laranjeira, acompanhe mais artigos exclusivos sobre as propriedades curativas das plantas no blog da Giuliana Flores.

Você também pode gostar de:

  1. Conheça Holambra, a Cidade das Flores em São Paulo
  2. Decoração — Como Cuidar de Bonsai Para Deixar a Casa Linda
  3. Como Plantar Flores que Estão em Vasos

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>