Conheça os principais cuidados com o jardim na Primavera

Conheça os principais cuidados com o jardim na Primavera

Mesmo durante a estação mais florida do ano, as plantas precisam de cuidados. Portanto, clique aqui e confira como você deve adubar, podar e regar o seu jardim na primavera.

Um jardim na primavera precisa ser florido, bem cuidado e livre de doenças e de pragas. Dessa forma, torna-se um maravilhoso espaço para ter contato com a natureza, ótimo para momentos ao lado das crianças, dos amigos e parentes. Mas como deixá-lo saudável e bonito?

Na estação das flores, a primavera, a temperatura sobe, o dia fica mais longo e o número de chuvas aumenta. Esses fatores influenciam as plantas e flores, acelerando o crescimento delas e as tornando mais exuberantes. Para usufruir de toda essa beleza, veja quais cuidados são necessários.

Adubação para o jardim na primavera

Como o desenvolvimento das plantas aumenta bastante na primavera, que no Brasil vai de setembro a dezembro, a exigência de nutrientes é maior, fazendo-se necessária a aplicação de adubos. Conheça alguns tipos:

Saiba como adubar o jardim na primavera

Imagem de: pixabay.com

Adubo mineral

O adubo mineral é aplicado sobre as folhas da planta ou no solo e possui baixo custo, porém pede mais aplicações. O maior benefício é a rápida absorção dos nutrientes, dando resultados em poucos dias. Recomenda-se fazer uso dos produtos 100% solúveis, ou seja, os diluídos em água que não deixam resíduos.

Adubo orgânico

No caso desse adubo para jardim na primavera, são utilizados vários produtos de composto orgânico, como esterco curtido, farinha de ossos, húmus de minhoca e torta de mamona. Esse tipo também oferece nutrientes, ajuda na estruturação do solo e é muito indicado para a sustentabilidade, pois é considerado ecologicamente correto.

Cuidados essenciais com a poda

Os primeiros dias da primavera são ideais para as podas, as quais estimulam a formação de brotos, dão uma forma mais bonita às plantas e eliminam os galhos doentes e mal formados, algo que contribui, inclusive, com a prevenção de algumas doenças. De modo geral, há três tipos de poda que podem ser feitas. Veja:

Cuidados com o jardim na primavera

Imagem de: pixabay.com

Poda de limpeza

Esse é um processo leve, que precisa ser feito regularmente, durante todas as estações do ano e não só com as flores da primavera. Nessa poda, são eliminados galhos, flores murchas e ramos secos e mortos.

Poda drástica de desenvolvimento

A poda drástica é aplicada nas plantas de clima temperado, como hortênsias e rosas, e costuma deixar apenas o esqueleto da planta, para renová-la por completo. Requer muito cuidado!

Poda de formação

Ajuda no crescimento das plantas, fazendo com que elas se desenvolvam fortes e saudáveis. Nesses casos, o corte precisa ser feito de forma inclinada e próximo à gema de brotação.

Controle de irrigação ideal

Quem possui sistema de irrigação automática precisa verificar se ele está em bom funcionamento para evitar desperdícios ou uma irrigação em baixo nível, o que prejudica muito o crescimento das plantas em geral.

Cuidados com a irrigação do jardim na primavera

Imagem de: pixabay.com

Quanto à frequência da irrigação do jardim na primavera, a recomendação é fazê-la duas vezes ao dia: de manhã e no final da tarde, quando a temperatura do sol não está tão alta.

Para obter mais informações sobre cuidados com as plantas, continue navegando no blog da Giuliana Flores e aprenda diversas dicas de jardinagem.

Você também vai gostar de:

1. Dicas para Montar um Jardim de Flores
2. Pragas em seu Jardim – Saiba Como Acabar Elas!
3. Aproveite a Primavera e Faça Lindos Arranjos de Flores

1 Comentário(s)

  1. cacilda regina disse:

    Gostei das dicas gosto muito de plantas

Matérias relacionadas