Saiba cuidados para trocar uma planta de vaso

25/01/2021

Aquela plantinha que dá mais vida ao seu jardim e alegra o ambiente está crescendo e você não sabe como mudar ela de vaso? Não se preocupe, a Giuliana Flores tem um guia completo com os cuidados que você precisa ter para trocar uma planta de vaso. Veja!

 

Saiba o momento certo para trocar uma planta de vaso

O primeiro passo para trocar uma planta de vaso é saber o momento ideal em que ela precisa de uma casinha nova. Veja se as raízes da planta estão aparecendo na superfície do vaso ou saindo pelos furinhos da drenagem. Vaso rachado ou trincado é outro sinal que chegou a hora da mudança.

Ah, é importante lembrar também que a melhor época para trocar as plantas de vaso é próximo ou logo no início da primavera. Pois é nesse momento que o caule e as raízes estão descansando à espera da próxima floração.

Saiba-identificar-o-momento-certo-para-trocar-uma-planta-de-vaso

Comece descobrindo o momento certo de trocar a planta de vaso

 

Aprenda o passo a passo para trocar uma planta de vaso

Passo-a-passo-para-trocar-uma-planta-de-vaso

Coloque a quantidade correta de terra no novo vasinho

1. Faça a rega da planta

Decidiu trocar a sua planta de vaso? Então comece regando-a alguns dias antes de realizar a troca. Pois o solo úmido facilita a remoção e não danifica as suas raízes. Mas lembre-se, nada de encharcar a terra.

2. Remova a planta com cuidado

Agora chegou o momento tão esperado, a hora de tirar a planta da casinha. Para fazer isso, segure o caule com cuidado e retire a muda do vaso com suavidade. Nada de ficar forçando a plantinha, hein.

Se estiver complicado fazer a remoção, não se desespere. Vire o vaso, dê leves batidinhas com ele em uma superfície dura, e puxe a flor para fora, isso deve bastar. Se ainda assim ela teimar em permanecer no vaso, você pode usar uma faca para fazê-la desgrudar do solo. Se algumas raízes quebrarem durante o processo de remoção, não tem problema. Isso não irá prejudicar o desenvolvimento da planta.

3. Faça a limpeza da planta

Você acabou de tirar a planta do vaso, mas ela está cheia de terra? Então chegou a hora de fazer uma limpeza. Remova aproximadamente 1/3 da terra presa às raízes para que ela possa se acomodar bem no novo vaso.

4. Prepare a nova morada

Antes de colocar a sua planta em um novo vaso, você precisa ajeitar a nova moradia dela. Com a ajuda de uma pá ou instrumento de jardinagem, adicione terra ao novo vaso. O ideal é que ela fique, no máximo, 2,5 cm da borda. Se tiver menos do que isso complete.

5. Acomode a plantinha

Após colocar a quantidade de terra indicada no vaso, chegou a hora de efetivar a troca. Coloque ela no vaso e preencha todo o espaço ao redor com mais terra. Antes de finalizar, pressione o solo com a ponta dos dedos para desmanchar possíveis bolsas de ar próximas às raízes.

Para terminar o trabalho e deixar a sua plantinha bem acomodada no novo vaso, dê leves batidas com o vaso em uma superfície firme para ajustar o solo e auxiliar no crescimento das raízes. Agora basta regar o solo até que a água comece escorrer. Prontinho, a sua planta pode voltar a crescer bonita e saudável.

Gostou do nosso passo a passo para trocar plantas de vaso? Então, conheça outras dicas na seção jardinagem do blog da Giu!

Quer ter lindas flores plantas em casa? Não perca tempo, a Giuliana Flores tem uma coleção exclusiva esperando por você!

 

Compartilhe este artigo

7 Comentários para “Saiba cuidados para trocar uma planta de vaso”

  1. Avatar

    Quero mudar de carinho uma muda de Tomilho e orégano..Como faço?Qual e o procedimento..e melhor época?

    Responder
  2. Avatar
    Márcia Quirino

    Estou preste á trocar de casa tenho vasos de flores tamanho grande estou preocupada!!
    Quanto ás dicas me ajudou muito!¡

    Responder
    • Avatar

      Olá Márcia! Não se esqueça de tentar colocá-los em uma área que seja semelhante ao que eles estavam, assim eles não vão sentir tanto a mudança de iluminação.
      Beijos Giu

      Responder
  3. Avatar
    Esmeralda

    Excelente artigo!
    Adorei as dicas!!
    Já sei que tem algumas plantas aqui em casa que preciso trocar de vaso! rsrs.
    Beijos, Dri

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>