Saiba como cuidar de samambaia e recuperar a plantinha

Saiba como cuidar de samambaia e recuperar a plantinha

Você deseja ter uma linda samambaia em casa, mas ainda não comprou uma por não saber como cuidar dela? Não […]

Você deseja ter uma linda samambaia em casa, mas ainda não comprou uma por não saber como cuidar dela? Não se preocupe, a Giuliana Flores mostra para você como cuidar de samambaia e recuperar a plantinha para deixá-la sempre bonita e saudável. Confira!

Aprenda como cuidar de samambaia

A samambaia é uma planta linda que fica perfeita tanto na decoração de ambientes internos como externos. E para você cuidar bem da sua plantinha e mantê-la saudável, você vai precisar se atentar a cinco itens, que são: iluminação, rega, poda, adubação e crescimento. Veja cada um deles.

1. A iluminação é importante

Apesar de ser uma planta que se adapta a diversos ambientes, a samambaia precisa da iluminação correta da luz solar para se manter saudável. Para começar a cuidar de samambaia você precisará colocá-la em locais à meia sombra ou sem incidência direta do sol. Pois, caso contrário, suas folhas ficarão queimadas.

Outro ponto importante sobre o local onde deixar a sua samambaia, é com relação aos ventos. Por ter folhas delicadas, ela não deve ficar em locais onde haja correntes de ar ou desprotegidos em caso de ventania.

luz solar para cuidar de samambaia

A samambaia é uma planta que precisa da luz solar para crescer

2. A rega da Samambaia

Uma questão vital para manter a sua samambaia saudável é fazer a rega correta. O normal é fazer a rega da samambaia uma vez por dia, principalmente durante os meses mais quentes do ano.

Para saber se a sua planta necessita de água, basta colocar o dedo no substrato. Se ele estiver úmido, não é necessário regar, pois esse é o estado perfeito para a sua planta. Se estiver seco, é sinal de que você precisa fazer a rega. Mas lembre-se, nada de encharcar o solo, a sua plantinha não gosta.

3. Faça a poda correta dos galhos

Um fator que influência bastante na saúde da sua samambaia é o aparecimento de folhas secas e ramos quebradiços. Eles são os principais vilões do crescimento dela, por isso, assim que eles resolverem aparecer, faça a poda.

Os ramos quebradiços e folhas secas acabam sugando nutrientes da planta, fazendo com que as folhas tenham menos força para crescer. Deixando a sua samambaia livre deles, ela vai estar sempre bonita e verdinha.

4. Escolha o adubo correto para a sua planta

A samambaia é uma planta que requer um reforço de nutrientes de tempos em tempos para se manter saudável. O indicado é fazer a adubação do substrato uma vez por mês para garantir que ela tenha sempre os nutrientes necessários.

A adubação pode ser feita de duas maneiras. Ou com a compra de adubo especial nas lojas especializadas ou através de uma mistura de farinha de osso, torta de mamona e casca de ovo triturada. Mas não se esqueça, se a samambaia for recém-plantada, o ideal é esperar seis meses até fazer a primeira adubação.

5. Tenha o vaso ideal para a sua samambaia

Muitas vezes a samambaia cresce e aquela casinha que você comprou acaba ficando pequena, não é mesmo? A melhor solução nesses casos é fazer o replantio dela em um vaso adequado para o tamanho.

Para fazer o replantio, primeiro você precisará de um vaso maior. Em seguida, prepare um substrato com terra e musgo para preencher o vaso. Quando for retirar a sua samambaia do vaso, aproveite para cortar as raízes podres antes de colocá-la em sua nova casa. Feito isso, é só fazer o replantio e deixá-la no local ideal. Viu como é simples cuidar de samambaia?

cuidar de samambaia excesso de sol

folhas amareladas é sinal de excesso de sol

Saiba como recuperar a sua samambaia

A sua samambaia está morrendo? Não precisa se preocupar, há maneiras muito simples de recuperar a beleza e a saúde de sua plantinha. Veja!

Apare flores secas e ramos quebradiços: Folhas secas e ramos quebradiços roubam energia de flor. Por isso, convém cortá-los para que os nutrientes possam ir corretamente para folhas que estão nascendo.

Troque a planta de vaso: Um motivo que pode levar a sua planta a adoecer é a falta de espaço para crescer. Sempre que perceber que ela está grande para o vaso, faça a troca para um recipiente com o tamanho adequado.

Mantenha a sua planta com a luz ideal: Se elas estiver com a folhas queimadas ou amareladas, é sinal de que ela está recebendo excesso de luz do sol. Nesse caso, procure um local à meia sombra para que ela possa se recuperar.

Agora se as folhas demorarem a crescer ou crescerem menos do que o normal, isso indica que falta luz para a sua samambaia. Então, você precisará encontrar outro lugar mais iluminado para ela. Mas com o cuidado para ela não ficar exposta diretamente a luz solar.

Faça a reposição de nutrientes: Muitas vezes o que torna nossas samambaias quase mortas é a falta de nutrientes. Borras de café misturadas com terra e fertilizantes naturais são uma ótima opção para recuperar a sua samambaia fazendo com que ela fique linda novamente.

Adorou aprender como cuidar de sua samambaia? Então confira outras dicas de jardinagem no Blog da Giu!

Deu vontade de ter uma linda plantinha em casa? Visite a coleção de flores plantadas da Giuliana Flores, está imperdível.

1 Comentário(s)

  1. Cido disse:

    Estou aprendendo como cuidar samambaia, parabéns a vcs,

Matérias relacionadas