Saiba como cuidar de samambaia com a Giuliana Flores

10/02/2021

As plantas, elas requerem cuidados especiais de jardinagem para manterem a sua beleza por mais tempo. Por isso, saiba como cuidar de samambaia com as dicas da Giuliana Flores. Veja!

Escolha o lugar ideal para sua samambaia

Para começar a cuidar da sua samambaia com o pé direito, primeiro você precisa escolher o lugar da casa em que ela vai ficar. Por ser uma planta sensível, o mais indicado é deixá-la em um local à meia sombra e longe das correntes de ar.

Esse cuidado é necessário, pois a exposição direta à luz do sol e aos ventos fortes fazem com que as folhas dela fiquem ressecadas, desidratadas e comecem a cair. Após escolher o local adequado, procure girar a planta de tempos em tempos para que todas as folhas recebam a quantidade ideal de luz. Assim ela ficará verdinha por muito mais tempo.

Cuidar de samambaia exige rega constante

A samambaia é uma planta que exige rega constante para se manter saudável. Por isso, o recomendado é que o solo esteja sempre úmido. Sempre que for fazer a rega da sua planta, coloque o dedo na terra e veja se ele está úmido. Assim você garante que sua plantinha tenha a quantidade ideal de água.

Além de regar sempre que o solo estiver seco, outras dicas importantes são: nunca faça a rega da planta com água fria, prefira sempre água na temperatura ambiente, que é o tipo que ela está acostumada. E não se esqueça de fazer a rega diretamente no solo, assim você garante raízes bem nutridas e evita folhas murchas pelo excesso de água.

 

cuidar de samambaia folhas

Cuidar de samambaia exige cuidados. Mas vale a pena.

Prepare o substrato correto para sua samambaia

As samambaias são plantas que merecem um cuidado todo especial quando se fala em adubação. O recomendado é que ela seja feita a cada 40 dias para que a sua planta permaneça sempre saudável e verdinha.

Na falta do xaxim, você pode usar uma mistura de 2 colheres de sopa de torta de mamona, 1 colher de sopa de farinha de ossos e cascas de ovos triturados. E nada de usar fibra de coco, hein. Essa é uma substância que, definitivamente, a sua plantinha não vai gostar.    

Acerte na escolha do vaso

Tão importante quanto cuidar da rega do solo e o local onde a sua plantinha vai ficar, é a escolha correta do vaso para a sua samambaia. Sempre que for escolher, prefira vasos plásticos, pois eles retêm a umidade necessária para que sua planta fique bem nutrida.

Além dos vasos, você também pode usar tripés ou suportes com correntes, de acordo com o local da casa onde ela vai ficar. Os suportes e tripés são ótimos para ajustar a altura ideal da sua samambaia. Assim ela receberá a quantidade ideal de luz para se manter saudável em qualquer ambiente.

Não se esqueça de podar sua samambaia

Para garantir a saúde da sua plantinha por mais tempo, não se esqueça de fazer a poda das folhas que estiverem ressecadas e murchas. Isso é muito importante. Mas tome cuidado! Corte apenas os ramos que estiverem quebradiços e com folhas ressecadas.

Deixar a sua samambaia com flores ressecadas prejudica a saúde da plantinha, pois é através delas que ela realiza o processo de fotossíntese que a permite ficar saudável e verdinha do que jeito que a gente gosta. Não é mesmo?

Gostou de saber como deixar sua samambaia sempre bonita? Aproveite e conheça mais dicas de jardinagem no Blog da Giu! Você vai adorar!

Bateu aquela vontade de ter uma florzinha em casa? Não se preocupe, a Giuliana Flores tem uma coleção exclusiva de flores plantadas. Veja!

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Saiba como cuidar de samambaia com a Giuliana Flores”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>