Saiba como cultivar margaridas com a Giuliana Flores

8/03/2021

As margaridinhas são flores delicadas e singelas que dão um toque todo especial para qualquer decoração, não é mesmo? Por isso, a Giuliana Flores preparou um guia com as principais dicas para você cultivar margaridas em casa. Veja!

As margaridas

As margaridas são flores nativas do hemisfério norte, nascidas principalmente no continente europeu. A sua principal característica é não ter uma estrutura lenhosa, o que as faz ser conhecidas como plantas herbáceas.

Com mais de 20 mil espécies espalhadas por todo o mundo, o que difere uma margaridinha de outra são o seu tamanho e a coloração de suas pétalas. Sendo mais comuns as brancas com miolo amarelo. Os principais significados atribuídos às margaridas são: inocência, pureza, simplicidade, amor sincero e confiança.

margaridas de pétalas brancas

Margaridas de pétalas brancas são as mais comuns

Aprenda a cultivar margaridas

1. Prepare o solo

Para ter margaridinhas lindas e saudáveis em sua casa, o primeiro passo é fazer a preparação do solo que vai abrigar a plantinha. Esse solo precisa ser drenável, pois ela não gosta de terra úmida. Dê preferência a vasos com furos no base para facilitar o escoamento da água.

O solo dever ser composto por um substrato com uma mistura rica em compostos orgânicos e húmus de minhoca. Assim você vai garantir os nutrientes necessários para que a sua flor esteja sempre saudável.

No momento de fazer o plantio, as sementes precisam ser colocadas a 0,5 centímetros de profundidade do solo. O tempo de germinação costuma durar entre 7 e 21 dias, com a sua floração esperada para 240 dias após o plantio.

Se você for fazer o plantio de suas margaridinhas a partir de mudas, o vasinho escolhido deve ter o dobro do tamanho da mudinha. Pois assim você permite que ela cresça de forma correta sem prejudicar as raízes.

2. A temperatura é importante

A margarida é uma flor que gosta de temperaturas mais quentes, pois durante o inverno ela costuma ficar adormecida para florescer na primavera, quando a temperatura é mais amena. Por isso, durante períodos de geada ou frio intenso, cubra e proteja a sua margaridinha. Ela vai adorar tanto carinho.

Outro ponto importante é escolher um local à meia sombra. Pois, apesar de adorar temperaturas mais altas, a margaridinha não se dá bem com a exposição direta ao sol por longos períodos. O recomendado é que ela receba a luz solar por alguns períodos do dia, mas nunca nos horários mais quentes.

3. Cuidados com a rega

Para que a sua margarida esteja sempre saudável, é necessário fazer a rega dela uma vez por dia. Porém, tome cuidado para não deixar o solo encharcado. O excesso de água pode acarretar o aparecimento de fungos. E não queremos deixar nossa florzinha doente, não é mesmo?

4. A poda precisa ser regular

Uma maneira de manter sua plantinha saudável é fazer a poda regular. Sempre que você perceber que as flores estão secas, é hora de retirá-las para que não atrapalhem o desenvolvimento da sua margaridinha roubando nutrientes.

Outra recomendação é aparar o caule sempre que ele estiver com aproximadamente 40 centímetros de altura. Assim você garante que a sua margaridinha floresça sempre com o máximo de beleza e saúde. Viu como é fácil ter um jardinzinho lindo em casa muito mais tempo?

Quer ter a casa florida e bonita? Confira mais dicas de jardinagem do Blog da Giu.

Deu vontade de ter uma linda margaridinha? Visite a coleção exclusiva da Giuliana Flores. Você não vai se arrepender.

Compartilhe este artigo

15 Comentários para “Saiba como cultivar margaridas com a Giuliana Flores”

  1. Avatar
    Olinda Gastardeli Simao

    Adoro margaridas !!! adorei a dica como plantar e cultivar .

    Responder
    • Avatar
      Keury de S. N. Arrais

      Gostaria de saber como preparar o solo para transferir a margarida do vaso para o solo?

      Responder
  2. Avatar
    Marilene

    Sou uma aposentada precisando desesperadamente uma atividade para me sentir útil. Amo plantas, mas o que planto não ficam como imaginava. Preciso de dicas como cultivar e onde comprar sementes de qualidade. Podem me ajudar?

    Responder
    • Avatar
      Thallya Lorrayne

      Oi Marilene, o certo é você ter utensílios corretos para efetuar o plantio… substrato, fertilizante, e entre outras coisas essenciais para que elas floresçam lindamente! Bjos

      Responder
  3. Avatar
    Maria Angela Aizza Toniolo Deo

    plantei margaridas mas ela não dá flores só está verdes as folhas mas nada de flores porque?

    Responder
    • Avatar

      Maria Angela, as minhas também. Quase 2 anos que plantei e nunca floriu! Folhas lindas, verdinhas… mas nada de margaridas. Usei as sementes.

      Responder
  4. Avatar
    Sueli Teixeira da Rocha

    Adorei. Gosto de plantas, flores. E as margaridas são minha paixão.

    Responder
  5. Avatar
    Angelina Noronha

    Tenho várias roseiras que comprei na Roselandia SP, estou tendo problemas com formigas comendo tdas as folhas, tenho usado Mirex mas não está resolvendo e também , estão sendo atacadas por gafanhotos em certos períodos, geralmente no verão. Gostaria de saber se existe alguma tecnica eficaz para acabar com esses problemas, muito grata !

    Responder
  6. Avatar
    Clareana

    Recebi um vaso de minimargaridas, como faço para mante-las? Quais os cuidados necessários?

    Responder
  7. Avatar
    simone

    Muito obrigada pelas dicas! Serão de muita ajuda pra q eu possa cuidar das minhas margaridas da melhor forma! Acabei de ganhar um vazo lindo de margaridas, e não tinha idéia de como cuidar pra q elas continuem lindas assim como as recebi! Muito obrigada, tenham um ótimo dia! Bjs!

    Responder
  8. Avatar
    Presilina

    adoro margaridas planto a semente e ela não germina, li como se deve ser feito e vou seguir os passos mais uma vez quem sabe agora consigo formar um belo jardim de margaridas.

    Responder
  9. Avatar
    Rosalia de Fatima

    Plantei margaridas no vaso.Estão lindas,porém
    não floresce.Comecei com as sementes e depois passei as mudinhas para o vaso.Já fez um ano mas não da flores.????

    Responder
  10. Avatar
    Maria Aurora

    Plantei as sementes mais de 6 meses nasceram lindas há
    6 meses no chão e no vaso só ñ florecem estão altas as lindas folhas verdes mas ..não florescem.aguardo uma resposta. Por favor me ajudem.obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>