Dicas de Como Cuidar de Flores

4/09/2017

Saber como cuidar de flores é bom para o meio ambiente, para a decoração de casas, escritórios e jardins, mas também para o bem-estar próprio! Porém, por falta de conhecimento, nem todo mundo tem facilidade em desempenhar essa atividade. E foi pensando nisso que separamos as principais dicas de como cuidar das flores plantadas e das flores de corte. Confira!

Como cuidar de flores plantadas

As flores plantadas são ótimas para quem tem tempo, pois, quando bem cuidadas, podem florescer novamente. É claro que cada espécie exige uma atenção específica, mas a maioria delas requerem os zelos que citamos a seguir:

Imagem de: pixabay.com

Imagem de: pixabay.com

1. Tenha cuidado com a rega

Outra dica importante de como cuidar de flores é: tenha muito cuidado com a rega. Caso ela não seja feita em quantidade adequada, poderá matar a planta ou até incentivar o aparecimento de fungos e doenças típicas do excesso de umidade.

Portanto, verifique como, quando e quantas vezes pode regar as plantas, de acordo com cada espécie.

2. Preste atenção na iluminação

Ao comprar ou ganhar uma flor plantada, é comum pensar no lugar em que ela vai ficar melhor ou que vai combinar mais com a decoração. Contudo, antes de pensar nesses detalhes, é preciso ver qual a luz solar ideal para cada tipo de planta.

Flores como o girassol, a petúnia e a azaleia, gostam muito do clima quente brasileiro e, portanto, precisam ficar em lugares que recebem a luz do sol constantemente. Já o lírio da paz, os antúrios, as violetas, as begônias e até algumas orquídeas, se dão muito bem na sombra.

3. Observe o crescimento

Também é preciso observar atentamente o crescimento das flores que são plantadas. Isso é indicado, pois alguns tipos podem precisar de mais espaço para se desenvolver de forma bonita e saudável.

Então, sempre veja se o tamanho do vaso é adequado à flor. Se notar que o recipiente está rachando, que não há novos brotos ou que as raízes da planta então saindo da terra, faça a troca de vaso o quanto antes possível.

Como cuidar de flores de corte

Para quem gosta de decorar a casa com as flores de corte, temos recomendações e dicas de cuidados específicos. Embora esse tipo de arranjos não permita o florescimento novamente, é possível prolongar o seu tempo de vida. Veja como:

1. Retire as flores murchas

Antes de colocar as flores de corte em um vaso limpo e com água, é importante fazer uma rápida limpeza no arranjo. Para isso, tire todas as flores que já estão murchas e também tenha o cuidado de não deixar nenhuma folha, do caule, em contato com a água.

Dessa forma, você garantirá que o arranjo não seja contaminado por flores que já estão mortas ou por possíveis doenças.

2. Corte o caule na diagonal

Outra orientação de como cuidar de flores sem raiz é cortar todos os caules na diagonal. Pode parecer um detalhe insignificante, porém, essa simples ação permite que a planta absorva melhor a água.

Quando fizer isso, tente não machucar a planta e lembre-se de utilizar uma tesoura que esteja devidamente limpa.

Agora que já sabe como cuidar de flores de corte e de flores plantadas, continue navegando no blog da Giuliana e confira diversas outras dicas de jardinagem!

Você também vai gostar de:

1. Quando é Preciso Trocar de Vaso uma Planta?
2. Dicas Simples que Ajudam a Manter a Saúde das Plantas
3. Confira Dicas para Deixar seu Jardim mais Bonito

Compartilhe este artigo

3 Comentários para “Dicas de Como Cuidar de Flores”

  1. Valdirene Mendes do Amaral

    Oi pessoal.
    Você indicam qual tipo e marca de terra para cultivo de rosas?

    Obrigada,
    Valdirene Mendes do Amaral

    Responder
  2. Eu acho que algumas pessoas não tem hábitos de cuidados com plantas e diz não tenho tempo.
    Mas gostam de arranjos florais as quais não dão trabalho, ou preferem flores que não precisam de muita atenção.
    Mas deixam de curtir um momento de paz e tranquilidade mesmo que seja para cuidar de vasos no peitoril de sua janela que é ótimo..

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>