10 Dicas e Curiosidades Sobre Orquídeas

11/06/2018

As orquídeas são uma das espécies de plantas mais lindas e diversificadas da natureza. As flores possuem inúmeras cores e perfumes e agradam a todos. Se você é um amante dessas flores delicadas, confira neste artigo nossas dicas e curiosidades sobre orquídeas.

5 Curiosidades sobre orquídeas

Separamos cinco incríveis curiosidades sobre esta espécie tão encantadora, confira :

1-Tempo de florada

As orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes ao ano, por isso são tão especiais.

2- Não existem orquídeas na Antártida

Apesar de serem encontradas em todos os continentes do planeta terra, as baixas temperaturas extremas da Antártida não favorecem o crescimento destas plantas.

3- Elas produzem o próprio alimentos

Uma das curiosidades sobre orquídeas é que elas são flores autótrofas. Isso significa, que elas possuem a capacidade de produzirem o próprio alimento. Basicamente, ocorre o processo de fotossíntese que leva todos os nutrientes necessários.

4-Existe uma espécie que cheira carne podre

Isso mesmo, uma orquídea brasileira encontrada na Mata Atlântica, chamada  Pleurothallis foetens. Esta espécie possui um cheiro bem característico e forte, que lembra carniça ou matéria em decomposição. Entretanto, não se assuste. O odor exalado é proposital para atrair moscas, que são as polinizadoras desta planta.

5-Existe uma orquídea com cheiro de chocolate

A espécie Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’ é popularmente conhecida como orquídea chocolate por exalar uma cheiro semelhante ao cacau. Com flores médias de coloração marrom, é linda e ideal para decorar ambientes.

5 Dicas para cuidar de orquídeas

Agora que você já conhece as curiosidades da espécie, confira dicas essenciais para mantê-las bonitas e saudáveis no seu jardim:

1-Use vasos de barro

Esse tipo de vaso é poroso e facilita a drenagem natural do substrato em que a planta está cultivada. Além disso, evitarão que as raízes apodreçam por excesso de água.

2- Use canela

A canela em pó pode te ajudar a evitar pragas na sua orquídea após a poda. Aplique um pouco da especiaria nas áreas podadas para ajudar na cicatrização da planta e evitar a entrada de bactérias.

3-Meia sombra

As orquídeas gostam de meia sombra. O ideal é deixá-las em um local onde o sol incida pela manhã ou durante a tarde. Somente assim irão florescer.

4-Sabão de coco

Para eliminar infestações de coconilhas e pulgões, utilize sabão de coco. Basta lavar as folhas com sabão de coco, esfregando com delicadeza.

5- Repara na coloração da folha

Pétalas e folhas muito escuras, indicam que sua orquídea precisa de mais luz, mude-a de local.

Gostou das nossas dicas e curiosidades sobre orquídeas, confira mais no blog da Giuliana Flores.

 

Você também vai gostar de:

  1. Orquídeas – Conheça a Planta Destaque do Reino Vegetal!
  2. Arranjo de Orquídeas: Saiba Como Preparar
  3. Principais Cuidados para sua Orquídea Bambu Florescer Linda e Saudável

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>