O Encanto do Jardim Inglês

4/07/2014
Jardim Inglês

Jardim Inglês – Fonte: wallacegardens.com

Muito admirado por apresentar vasto gramado e diversidade de flora, o jardim inglês surgiu entre os séculos XVIII e XIX, e tinha como objetivo aliar beleza e praticidade. Por isso, unia plantas ornamentais e funcionais, como ervas com papel medicinal, e servia para a criação de animais.

Nesse tipo de jardim, predominam as formas sinuosas, ou seja, prevalecem as formas curvadas, tanto no relevo quanto nos caminhos abertos entre a vegetação, e os gramados extensos e desnivelados, que podem ser realçados por flores rasteiras, como tulipas, hortênsias ou lavandas, e por árvores espalhadas pelo terreno. Predominam também a mistura de cores e texturas e a valorização do volume, que é garantido principalmente pelos arbustos e por plantas herbáceas.

A partir desse novo estilo, passou-se a prezar pelas áreas que parecem livres e espontâneas, apesar de haver um planejamento prévio, que arquiteta desde a harmonia das flores entre si até os efeitos de luz e sombra e a manutenção regular.

O jardim inglês é ideal para quem admira a vegetação em sua forma natural, com pouca intervenção humana. Mesmo tendo sido pensado para os grandes campos da nobreza britânica, ele pode ser adaptado para pequenos espaços, como o quintal de casa. Basta dispor as plantas de um modo que pareçam espontâneas, naturais daquele lugar.

Como montar um jardim inglês em casa

jardim inglês casa

Jardim inglês em casa – Fonte: faidatemania.it

Apesar de não existir um modelo específico a seguir, algumas dicas são muito importantes para quem pretende montar um jardim inglês em casa:

  • Escolha o espaço de sua casa para montar seu jardim. Se for pequeno, ficará bastante charmoso, mas se tiver a disposição uma área maior, opte por esta;
  • Cubra a terra com um gramado e não se preocupe com o local onde colocar as flores e árvores, pois nesse estilo de jardim elas não são delimitadas;
  • Adote folhagens e arbustos de cores que destacam o verde da natureza. As árvores e trepadeiras ajudam a compor o clima de bosque inglês;
  • Prefira flores que sejam adequadas para o clima do local e que não precisem de muitos cuidados, para ter o mínimo de intervenção possível. As mais comuns são flores românticas e coloridas, como rosas, narcisos, violetas, margaridas e jasmins.
  • Adube regularmente a área verde, pode sempre os arbustos e troque periodicamente a vegetação;
  • Incremente o ambiente com caminhos de pedras, lagos artificiais, fontes, estátuas, bancos e arcos de flores, elementos que contribuem para um ar mais romântico.

No site da Giuliana Flores, você encontra as flores ideais para montar um jardim inglês em sua casa.

 

Compartilhe este artigo

Um comentário para “O Encanto do Jardim Inglês”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>