Hibisco: conheça essa linda flor tropical

Hibisco: conheça essa linda flor tropical

Você sabia que a flor do hibisco, além de ser belíssima, oferece vários benefícios à saúde? Aprenda, neste artigo, como cuidar desta planta e tê-la em sua casa.

Quem nunca ouviu falar do hibisco, essa florzinha tropical que, além de bela, tem uma série de utilidades para a saúde? Para conhecer tudo sobre ela, acompanhe esse post completo da Giuliana Flores e divirta-se!

Conheça o hibisco

O hibisco é uma florzinha tropical que nasceu na Ásia. Conhecida como mimo de Vênus, ela é um dos grandes símbolos do Havaí. Suas principais características são florescer o ano todo e se adaptar bem a vários solos e climas diferentes, apesar de se dar melhor em regiões tropicais.

Além de toda a sua beleza, o hibisco é uma flor que tem várias propriedades que nos ajudam a cuidar da saúde. Geralmente consumida em forma de chá, a flor de hibisco é conhecida por ajudar a emagrecer, regular o funcionamento do intestino, na prevenção do câncer e muitos outros benefícios.

O que faz o hibisco ser uma planta com tantos poderes medicinais é a composição de sua pétala, rica em nutrientes como antocianinas, cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, magnésio, polifenóis, potássio, vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Que acompanhadas de bons hábitos, faz muito bem à saúde.

Hibisco

Hibisco são flores com propriedades medicinais

Os significados da flor e hibisco

Você sabia que além de suas propriedades medicinais, o hibisco é uma flor que carrega uma série de significados? É isso mesmo, presentear alguém com essa florzinha é perfeito para reverenciar a beleza, virtude e delicadeza da pessoa homenageada. É uma boa ideia de presente, não é mesmo?

Saiba como cultivar e cuidar do hibisco

1. Atenção ao solo

Antes de fazer o plantio da sua florzinha de hibisco, é necessário preparar adequadamente o solo. Ele precisa ser leve, com fácil drenagem e rico em matéria orgânica, podendo ser feita uma mistura tanto em vaso como em jardim.

Uma opção indicada para a preparação o substrato é uma mistura de adubo orgânico com terra preta, areia de rio e esterco. Se possível, coloque farinha de ossos ou cascas de ovos na mistura para facilitar a drenagem.

Se a sua ideia for montar um lindo jardinzinho de hibiscos, o recomendado é plantar cada uma de suas plantinhas a uma distância entre 1 a 2 metros uma da outra. Assim você garante que suas raízes cresçam de maneira correta.

2. Escolha o local ideal para a sua planta

Por ser uma flor tropical, o hibisco deve ser plantado em locais onde tenha incidência direta dos raios solares, exceto em épocas como o verão quando o calor é mais intenso. Nesses casos, procure deixá-la à meia sombra, em locais em que a temperatura não ultrapasse 21°C.

Hibisco

Hibisco são flores que precisam do lugar ideal para florescer

3. Como fazer o plantio do hibisco

O plantio do hibisco pode ser feito de duas maneiras, por meio de sementes ou estacas, essas são muito mais simples de encontrar. Para fazer o plantio correto, comece retirando estacas verdes com gemas reprodutivas de uma plantinha já adulta.

Com as estacas já em mãos, enterre-as diretamente em solo úmido. Isso é muito importante, pois facilita o enraizamento dela no solo. E não se esqueça, para a sua plantinha germinar com saúde é necessário que, durante o primeiro mês após o plantio, o solo esteja sempre úmido.

4. Faça a rega com frequência

Para se manter saudável e bonita por mais tempo, a flor de hibisco precisa de rega constante. Por necessitar de um solo úmido, o recomendado é que a rega seja feita diariamente ou, no máximo, a cada dois dias. O importante é que o solo esteja sempre umedecido, porém nunca encharcado.

5. Faça a poda no momento correto

Para garantir que a sua flor de hibisco cresça sempre bonita, faça a poda das folhas secas de preferência durante o inverno. Pois é a época em que ela está em dormência esperando a chegada da primavera para florescer.

Que tal deixar a casa decorada com lindas flores? Visite a seção de jardinagem do Blog da Giu e veja dicas incríveis!

Bateu aquela vontade de ter flores em casa? Confira a coleção de flores plantadas da Giuliana Flores.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas