Baobá – Conheça sua História e suas Curiosidades

25/10/2016

Símbolos da luta dos negros no Brasil, o Baobá é mais que uma árvore de grande porte. Ela também trás uma história de resistência e força. Ela fascina povos de todo o mundo, mas tem uma forte religiosidade do povo no Brasil. Conheça a história e curiosidades do Baobá no post de hoje!

baobá

imagem de: comendocomosolhos.com

Conheça a origem do Baobá

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

Originário da África, o baobá é uma das maiores e mais antigas árvores do mundo, chegando a alcançar, quando adulto, de 5 a 25 m de altura e de 7 a 11 m de diâmetro no tronco. Essa planta é milenar e pode viver até 6000 anos. No meio científico, é conhecida como Adansonia Digitata, nome que recebeu em homenagem ao pesquisador francês Michel Adanson, o primeiro a relatar a existência desse tipo de árvore. Ao todo, existem oito espécies de Baobás: seis nativas de Madagascar, uma da Austrália e uma do Senegal.

Também chamado de embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, o baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal, sendo nesse país considerada sagrada e utilizada como fonte de inspiração para lendas, poesias e ritos. De acordo com uma dessas antigas lendas, se um morto for enterrado dentro do tronco de um Baobá, sua alma continuará viva enquanto a planta existir.

Baobá presente na Literatura

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

Essa árvore pode ser vista também na literatura, no livro “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. Acredita-se que, para incluir a planta na história, o escritor inspirou-se no baobá da Praça da República de Recife, quando passou por lá. Na obra, o protagonista temia os baobás, pois o crescimento excessivo dessas árvores poderia tomar todo o espaço do asteroide onde vivia.

Principais Curiosidades

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

Existem diversas curiosidades sobre essa planta. A mais marcante delas está relacionada ao seu extraordinário tronco, que tem formato encorpado na base e vai se estreitando como se fosse um cone, com grandes protuberâncias e galhos que permanecem sem folhas durante nove meses. Por isso, quando observada com atenção, a árvore parece ter sido plantada de cabeça para baixo. O tronco é oco e resistente ao fogo e, nos meses de chuva, serve de reservatório de água – algumas espécies possuem capacidade de armazenar até 120 mil litros. Por esse motivo, o baobá é conhecido como “árvore garrafa”. Também graças a essas peculiaridades, é comum encontrar pessoas que usem o tronco como moradia, santuários, bares, pontos de ônibus e até como prisões.

Tudo nessas plantas pode ser aproveitado. Os frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Sua casca é utilizada na fabricação de cordas e tecido; as folhas têm propriedades medicinais e são aproveitadas como condimento; e de suas sementes pode-se extrair um óleo rico em vitaminas A e F. Outro fato curioso com relação à planta diz respeito à sua floração que, geralmente, ocorre durante uma única noite.

Parte da Flora do Brasil

imagem de: pixabay.com

imagem de: pixabay.com

Os baobás passaram a fazer parte da flora do Brasil somente depois do descobrimento, trazidos, provavelmente, por sacerdotes africanos devido à crença religiosa. Hoje é possível encontrar poucos exemplares em Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Goiás.

A beleza e a grandiosidade dessas árvores encantam a todos. Se quiser tê-las em casa, mas não tem muito tempo para cultivá-las, você pode optar pelo bonsai de baobá, uma bela alternativa que permite o cultivo da planta em vasos.

Na Giuliana Flores, você encontra muitas opções de bonsais, confira!

Você também vai gostar de:

  1. Bonsai – Saiba mais Sobre as Miniaturas de Árvores
  2. Dê um Toque Verde a sua Decoração com Bonsais
  3. Que tal inovar e presentear com Bonsai?

Compartilhe este artigo

21 Comentários para “Baobá – Conheça sua História e suas Curiosidades”

  1. valnei

    Gostaria de saber se posso ter a baoba no apartamento e vcs tem ela. Obrigada.

    Responder
  2. marina

    Eu amooo flores , e qualquer tipo de folhagem, amei sua pagina parábens.

    Responder
  3. arlindo a a silva

    ADOREI VER AS FOTOS TAMBÉM A EXPLICAÇÃO, OBRIGADO POR TUDO, OS MEUS RESPEITOSOS CUMPRIMENTOS.

    Responder
  4. Gilberto Vasconcelos

    Parabéns pelo blog. Realmente lindo.

    Não é todo dia que se encontra um blog com esse belo visual.

    Um abraço para equipe Giuliana Flores.

    Responder
    • Ana Patricia gostaria que se possível informar a localização do baobá a que você se refere. Faço o mapeamento dos baobás no Brasil desde 2009. Já localizei mais de 150 exemplares – do Rio de Janeiro ao Ceará.

      Caso queira contribuir com alguma informação por gentileza enviar para PROJETOBAOBA@HOTMAIL.COM

      Grato.

      Responder
    • Elma Trevisan

      Cara Ana Patrícia, como obter uma muda de baobá? Há anos procuro uma!

      Responder
  5. Patricia Freitas

    Parabéns pelo blog e as informações sobre o Baobá.
    Essa foto parece com a rosa do deserto, ou elas são semelhantes quando cultivadas em vaso?

    Um abraço

    Responder
  6. Vanda de Fátima de Paula

    Amei a história do baobá.E a flor então? Maravilhosa.!!!!!

    Responder
  7. Lara Oliveira

    Ola , gostei muito ler sobre a História da arvóre Baobá, como comprar e saber se as sementes são realmente de Baóba, já que existem 6 espécies?
    Muito obrigado!
    Lara

    Responder
  8. Rivaldo D'Oliveira Filho

    Será que esse baobá bonsai não é uma flor do deserto? Está parecido.
    Você sabe dizer com quanto tempo essa árvore fica adulta?

    Responder
  9. monica

    Oi tenho uma baobá queria saber quanto tempo ela chegara a idade adulta ?? Ela tem 6 meses ..

    Responder
  10. Margarida Maria de Souza

    Boa tarde. Achei interessante o Baobá. Como adquirir a muda ou mesmo o bonsai e também o valor.Agradecida aguardo resposta. Margarida.

    Responder
  11. rose nakata

    OLA GOSTEI DA PLANTA MUITO INTERESANTE,GOSTARIA DE TER UMA COMO FAÇO?

    Responder
  12. IVANILDO VANDERLEI DE LIMA

    Gostei bastante desse site, salvei para futuras consultas, além de indicar para meus amigos. Amei as informações sobre o Baobá. Parabéns !!!

    Responder
  13. José Roberto La Greca

    Plantei um Baobá aqui em Japaratinga Alagoas, que adubo devo usar?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>