Jardim Sustentável – Saiba como Colocar essa Ideia em Prática

Jardim Sustentável – Saiba como Colocar essa Ideia em Prática

Diferente do convencional, o jardim sustentável é desenvolvido para utilizar o mínimo de recursos naturais possíveis. Saiba mais sobre esse tipo de jardinagem e confira dicas para cultivar um.

como-ter-um-jardim-sustentavel

imagem de: https://blog.branco.com.br/como-ter-um-jardim-sustentavel/

Jardim sustentável é um projeto novo no paisagismo. A ideia é utilizar espécies nativas e recursos que não agridam o meio ambiente. Eles podem ser implantados em áreas verdes urbanas públicas, particulares, condominiais e empresariais. Optar por esse tipo de jardinagem é uma forma de curtir um pedaço da natureza e ao mesmo tempo conservá-la.

Um jardim convencional é construído apenas com objetivo estético. A intenção é disponibilizar uma área bonita, sem levar em consideração a economia dos recursos necessários para seu cultivo, a procedências dos materiais utilizados, adaptação das plantas ao local, entre outro detalhes.

jardim-sustentavel

imagem de: https://decorandoereutilizando.blogspot.com.br/2013/08/jardim-sustentavel.html

Essas preocupações estão presentes no desenvolvimento de um jardim sustentável. O projeto também leva em conta a estética, mas o importante é oferecer um bom ambiente às plantas e menores impactos possíveis ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, a maioria dos materiais utilizados em sua estrutura são reciclados ou reaproveitados e há a economia de recursos naturais.

Principais características de um jardim sustentável 

No jardim sustentável, o solo é utilizado de forma racional. As técnicas de conservação da fertilidade e estrutura do solo são pensadas para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. A escolha da vegetação leva em conta a identidade da flora local e capacidade das espécies de reter água da chuva (o que evita alagamentos e outros problemas) e diminuir a poluição do ar.

jardim-sustentavel-garrafa-pet

imagem de: https://vc-cria.blogspot.com.br/2013/01/plantas-e-reaproveitamento.html

Por serem compostos por vegetações adaptadas ao local, os jardins sustentáveis exigem pouca manutenção. Essa característica também proporciona mais vida longa ao projeto paisagista. A utilização de materiais orgânicos, reciclados e reutilizados oferecem um manejo mais simples. Outra vantagem é a visita constante de pássaros, borboletas e outros insetos benéficos.

Faça seu jardim sustentável 

jardim-sustentavel-com-gavetas

imagem de: https://www.banricoop.coop.br/blog/post/veja-ideias-para-montar-um-jardim-sustentavel-na-sua-casa/405/14

Engana-se quem considera os jardins sustentáveis projetos viáveis apenas para espaços vastos. Se você gosta de jardinagem e vive em áreas urbanas, em locais reduzidos, pode também cultivar esse pedacinho da natureza. Para isso, escolha as plantas nativas ou adaptáveis à região, solo e clima da sua região.

Você pode cultivar as espécies em vasos reciclados. Pneus, garrafas PET, embalagens e outros recipientes são ótimos para isso, além de deixar o ambiente mais charmoso e criativo. Os materiais também podem ser reutilizados para cuidar do seu cantinho.

jardim-com-pneus

imagem de: https://ingopneus.com.br/blog/reaproveitamento-de-pneus/

Reaproveite a água da chuva para regar as suas plantas. Pense em um método de irrigação eficiente e que possibilite o armazenamento do líquido evitando o mosquito da Dengue. Vale de tudo para gastar o mínimo de recursos energéticos e produzir o mínimo de resíduos.

Você também vai gostar de: 

  1. Plantas para jardim: saiba como escolher
  2. Flores que atraem beija-flor e borboletas para o jardim
  3. Saiba como criar um jardim reciclável

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas