O que São Pérgolas — Saiba Mais Sobre Elas

20/05/2020

Você sabe o que são pérgolas? Bastante utilizadas em áreas abertas para criar sombreamento, elas são ótimas maneiras de inovar em seu jardim, trazendo uma disposição incrível para as suas plantas! 

Continue lendo este artigo para saber mais!

Afinal, o que são pérgolas?

Se você quer encontrar uma maneira bem diferente e bonita para organizar suas flores e plantas em jardins, quintais e varandas, este é um item perfeito! 

As pérgolas  servem como estrutura elaborada com madeiras paralelas, sustentadas em colunas, que têm uma função de apoio para folhagens. Atualmente, é muito utilizada também como extensões da fachada, gerando uma intermediação entre os espaços externos e internos.

o que são pérgolas

Pérgolas são suportes de plantas em áreas abertas

 

Melhores materiais para montar modelos de pérgolas

Apesar de não haver medidas exatas para pérgolas, especialistas recomendam estruturas com cerca de 2,30 metros de altura por 6,30 metros de comprimento. 

Além disso, ao criar esse elemento decorativo, eles indicam ficar atento a três fatores: se os pilares aguentam as vigas, coberturas e plantas; se os pilares estão bem apoiados – as sapatas de concreto são as melhores opções, por serem mais estáveis; e a credibilidade do projeto, que deve ser executado por profissionais experientes.

Quanto à construção, as pérgolas podem ser feitas de vários materiais. A escolha pelo melhor deles deve corresponder com o estilo do local.  Veja algumas dicas:

  • Pérgolas em ferro fundido: são modelos bastante charmosos e românticos. Ideais para integrar jardins tradicionais e modernos. São duradouros e exigem pouca manutenção, sendo uma opção econômica.
  • Pérgolas de concreto: são muitos resistentes e possibilitam vãos livres de até seis metros de comprimento, o que os torna favorável a plantas maiores.
  • Pérgolas de madeira: são os mais comuns e podem ser de diferentes tipos: de jardim – possui hastes tradicionais e livres com vigas superiores. É de fácil instalação, pois não precisa ser anexada a outra estrutura; arqueada – conta com um telhado côncavo ou convexo, o que a diferencia das demais; pequena – indicada para espaços menores, pode oferecer cobertura a uma mesa menor e garante beleza e sofisticação; e personalizadas – são frequentemente circulares ou com detalhes circulares, mas é possível inovar no seu design de acordo com o ambiente.
Pérgolas de madeira

Veja este modelo incrível de pérgola de madeira!

Cuidados e dicas importantes sobre as pérgolas para jardim

Agora que sabe o que são pérgolas, é fundamental tomar alguns cuidados para que essa decoração de jardim dure mais. Aconselha-se envernizar a superfície da madeira. A manutenção também é um aspecto crucial nessas estruturas que ficam expostas à chuva, ao sol e aos ventos.

Além disso, todos os materiais precisam de algum tipo de cuidado, como verniz ou pintura. Exceto madeiras de demolição e aço corten, que já possuem uma aparência enferrujada.

Geralmente usadas como lugares para o lazer, recomenda-se criar uma pérgola agradável com sombras. O ambiente pode ficar fresco se for usado algum tipo de trepadeira, que reduz a incidência da luz solar, ou coberturas de fibras, bambu ou vidro.

modelos de pérgola

Existem vários modelos de pérgola, como essa que vira um banquinho

Agora que você já sabe o que são pérgolas e como elas ficam lindas na decoração de jardins, escolha as plantas e flores mais bonitas para fazer a composição. Confira algumas opções no site da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Aprenda Como Atrair Beija-Flor Para o Seu Jardim
  2. Como Montar Um Projeto de Jardim Pequeno?
  3. Plantas para Jardim – Confira Dicas de Espécies

 

Compartilhe este artigo

2 Comentários para “O que São Pérgolas — Saiba Mais Sobre Elas”

  1. Benvinda

    Adorava poder visitar vossa página : Aprecio muito pergolas, plantas, jardinagem etc.e pelo que me foi dado ver, ficar vos ia muito grata obrigada

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>