Conheça os Diferentes Pisos e Caminhos Para Jardim

10/02/2017

Um jardim pode ser muito mais que um elemento de fachada. Ele pode ser também um local de descanso para os adultos, de brincadeiras para as crianças e de deliciosos churrascos para toda a família. Para usufruir de todos os benefícios desse espaço, é preciso contar com boas áreas de circulação. Os pisos e os caminhos de jardim, além de permitirem o tráfego, dão mais charme a essa parte da casa. São diversas as alternativas de pisos e caminhos para jardim. Conheça algumas delas a seguir:

Gramas

grama-jardim

imagem de: pixabay.com

São as opções mais clássicas e comuns na decoração de pisos e caminhos jardins. Ideal para áreas com pouca circulação, o gramado pode ter um visual mais rico se acrescido de trilhas feitas com toras de madeira, pedras irregulares, pedriscos e areia grossa.

Tijolos Comuns

tijolo-jardim

imagem de: br.pinterest.com

Ajudam a compor um visual rústico e agradável, especialmente ao longo do tempo, quando adquirem musgos e uma coloração antiga. Mas exigem alguns cuidados: podem ficar moles diante de muita umidade e não resistir à passagem constante de carros e pessoas. Por isso, são recomendados para ambientes com pouco movimento.

Pranchas de Madeira

prancha-de-madeira-jardim

imagem de: http://colunas.revistacasaejardim.globo.com

São muito utilizadas na criação de degraus. Marcam as diferenças de nível do terreno de modo natural e, ao serem colocadas lado a lado, servem para revestir caminhos. Nos espaços entre uma prancha e outra, é possível adicionar plantas como espécies rasteiras e grama, cascalho e areia grossa. No entanto exigem cuidados: precisam ser impermeabilizadas e tratadas, sobretudo, as partes que entram em contato com o solo. Tais procedimentos farão com que os pisos e caminhos para jardim durem por muito tempo.

Pedras Variadas

pedras-variadas-jardim

imagem de: br.pinterest.com

Para os que buscam pisos naturais, ricos em texturas e cores, a melhor opção são as pedras. Entre os muitos exemplos, estão o granito, a ardósia e as pedras mineira e goiás. Elas podem ser regulares ou irregulares, justapostas sobre o solo ou fixadas com cimento. Pôr de permeio as peças com areia ou cascalho é uma boa sugestão para formar uma trilha em meio a plantas.

Pedras assentadas com cimento

pedra-cimento-jardim

imagem de: casa.umcomo.com.br

Os locais com movimento intenso, como a área de lazer das crianças, a entrada de carros e o espaço onde fica a churrasqueira, demandam materiais mais resistentes. Desse modo, as pedras assentadas com cimento são os materiais mais indicados. Nessa categoria, você encontrará os blocos de concreto encaixados, que criam uma superfície bastante uniforme; e os blocos de concreto vazados, que possibilitam o cultivo de grama e, simultaneamente, formam uma superfície permeável.

De modo geral, os pisos e caminhos para jardim dão à casa um toque de beleza e sofisticação à decoração, além de claro, serem úteis e eficientes. E, por falar em decoração, que tal incrementar a sua com alguns vasinhos de flores que esbanjam charme e delicadeza? Eles fazem toda a diferença no resultado final da decoração. Na Giuliana Flores você encontra diversas opções de flores plantadas. Confira!

Você também vai gostar de:

  1. Aprenda a Fazer Jardins em Miniatura
  2. Plantas para Ambientes Fechados: Conheça-as

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Conheça os Diferentes Pisos e Caminhos Para Jardim”

  1. Rutilante da costa leão

    Muito lindo e interessante a forma de aproveitar materiais recicláveis. Parabéns! Lindo! Gosto muito de plantas!!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>