Blog da Giu |Conheça as principais plantas aquáticas

Blog da Giu |Conheça as principais plantas aquáticas

Elas estão conquistando cada vez mais espaço no paisagismo urbano, pois além de lindas, ajudam também no perfeito funcionamento do ecossistema. Conheça as principais plantas aquáticas a seguir!

Você sabia que as plantas aquáticas têm se tornado uma tendência paisagismo? É isso mesmo, cada vez mais pessoas e empresas têm escolhido essas plantinhas para decorar tanto ambientes internos como externos. Por isso, a Giuliana Flores apresenta para você as melhores plantas aquáticas para se usar na decoração. Veja!

As principais plantas aquáticas

Flor de Lótus

A Flor de Lótus pertence à família botânica das Ninfeáceas, uma espécie que nasce normalmente em locais úmidos e alagados.  Ela se destaca por ser exótica e ter significados diferentes em muitas culturas orientais.

Suas principais características são:

  • Ser uma planta de pequeno porte com 50 cm de altura;
  • Caule e raiz ficam submersos na água;
  • Suas flores chegam a medir 25 cm de diâmetro.

A melhor maneira de cultivar a flor de lótus e mantê-la saudável é em lagos, tanques ou espelho d ‘água. Porém, é necessário que a sua plantinha tenha exposição direta ao sol para ela poder absorver os nutrientes necessários.

flor-de-lotus-planta-aquatica

Salvinia Auriculata

É uma das plantas aquáticas mais conhecidas do mundo.  A sua reprodução é feita em qualquer ambiente que tenha um pouco mais de umidade. Popularmente é conhecida como “Mururé Carrapatinho” e “Orelha de Onça”, ela é utilizada em aquário e fontes decorativas. Seu formato único é ideal para decorar ambientes externos.

Salvinia-Auriculata

Eichhornia Crassipes

A Eichhornia Crassipes é uma planta aquática popularmente conhecida como Planta Aguapé, Baronesa, Orelha de Jegue, Jacinto D’água e Miriru. Sua característica é ser formada 95 % por água, sendo um abrigo natural para diversos organismos.

Por ser uma planta de reprodução muito rápida, a Eichhornia Crassipes costuma ser um grande problema para a navegação em rios. Além disso, ela também atrapalha o funcionamento das usinas hidroelétricas, já que acaba povoando boa parte dos reservatórios.

Eichhornia-Crassipes

Sombrinha-Chinesa

Seu nome científico é Cyperis Alternifolius, mas ela tem o apelido de “sombrinha-chinesa” por causa da forma de suas folhas, que são perenes, verdes, estreitas e eretas, o que faz com que ela tenha o formato semelhante a uma sombrinha.

A sombrinha chinesa é uma planta que deve ser cultivada em sol-pleno ou meia-sombra. Sendo ideal para decorar lagos ornamentais.  Na fase adulta, ela chega a medir até um metro de altura e sua propagação se dá por sementes.

Sombrinha-Chinesa

Alfaces D’água

Pertencente à família das Araceae, a alface D’água é uma planta aquática que possui 104 gêneros e mais de 3.000 espécies diferentes. Possui características ornamentais e, por isso, é muito utilizada na decoração como planta flutuante.

A Alface d’água é a planta ideal para ser cultivada em aquários, lagos, fontes e espelhos de água. Ela não tolera temperaturas baixas, e vive em águas rasas. Porém, se adapta com facilidade a lugares mais profundos.

alface-de-água

Gostou de conhecer mais sobre as belas e exóticas plantas aquáticas? Então, veja a seção de jardinagem do Blog da Giu e aprenda muito mais sobre o universo das flores.

Deu vontade de ter uma plantinha em casa? Visite a coleção exclusiva da Giuliana Flores e escolha aquela que mais combina com você.

3 Comentário(s)

  1. Ivone disse:

    Lindas flores!!!! Gostaria de comprá-las. Mas não encontrei os contatos. Agradecida. Preta

  2. Com belas plantas aquáticas assim dá vontade de sair cavando um logo em casa rs.

    O cultivo dessas plantas é incrível a lótus, por exemplo produz sementes e ficam no fundo de lagos e depois nascem.

    Para alguém plantar é só jogar a semente no fundo de um recipiente com muita agua e terra que ela irá nascer

  3. Muito bom essa lista de plantas!

    Dentre as varias especies de plantas aquáticas essas certamente são as melhores a ser citadas!

Matérias relacionadas