Blog da Giu |Conheça as principais plantas aquáticas
Você sabia que as plantas aquáticas têm se tornado uma tendência paisagismo? É isso mesmo, cada vez mais pessoas e empresas têm escolhido essas plantinhas para decorar tanto ambientes internos como externos. Por isso, a Giuliana Flores apresenta para você as melhores plantas aquáticas para se usar na decoração. Veja!
As principais plantas aquáticas
Flor de Lótus
A Flor de Lótus pertence à família botânica das Ninfeáceas, uma espécie que nasce normalmente em locais úmidos e alagados. Ela se destaca por ser exótica e ter significados diferentes em muitas culturas orientais.
Suas principais características são:
- Ser uma planta de pequeno porte com 50 cm de altura;
- Caule e raiz ficam submersos na água;
- Suas flores chegam a medir 25 cm de diâmetro.
A melhor maneira de cultivar a flor de lótus e mantê-la saudável é em lagos, tanques ou espelho d ‘água. Porém, é necessário que a sua plantinha tenha exposição direta ao sol para ela poder absorver os nutrientes necessários.
Salvinia Auriculata
É uma das plantas aquáticas mais conhecidas do mundo. A sua reprodução é feita em qualquer ambiente que tenha um pouco mais de umidade. Popularmente é conhecida como “Mururé Carrapatinho” e “Orelha de Onça”, ela é utilizada em aquário e fontes decorativas. Seu formato único é ideal para decorar ambientes externos.
Eichhornia Crassipes
A Eichhornia Crassipes é uma planta aquática popularmente conhecida como Planta Aguapé, Baronesa, Orelha de Jegue, Jacinto D’água e Miriru. Sua característica é ser formada 95 % por água, sendo um abrigo natural para diversos organismos.
Por ser uma planta de reprodução muito rápida, a Eichhornia Crassipes costuma ser um grande problema para a navegação em rios. Além disso, ela também atrapalha o funcionamento das usinas hidroelétricas, já que acaba povoando boa parte dos reservatórios.
Sombrinha-Chinesa
Seu nome científico é Cyperis Alternifolius, mas ela tem o apelido de “sombrinha-chinesa” por causa da forma de suas folhas, que são perenes, verdes, estreitas e eretas, o que faz com que ela tenha o formato semelhante a uma sombrinha.
A sombrinha chinesa é uma planta que deve ser cultivada em sol-pleno ou meia-sombra. Sendo ideal para decorar lagos ornamentais. Na fase adulta, ela chega a medir até um metro de altura e sua propagação se dá por sementes.
Alfaces D’água
Pertencente à família das Araceae, a alface D’água é uma planta aquática que possui 104 gêneros e mais de 3.000 espécies diferentes. Possui características ornamentais e, por isso, é muito utilizada na decoração como planta flutuante.
A Alface d’água é a planta ideal para ser cultivada em aquários, lagos, fontes e espelhos de água. Ela não tolera temperaturas baixas, e vive em águas rasas. Porém, se adapta com facilidade a lugares mais profundos.
Gostou de conhecer mais sobre as belas e exóticas plantas aquáticas? Então, veja a seção de jardinagem do Blog da Giu e aprenda muito mais sobre o universo das flores.
Deu vontade de ter uma plantinha em casa? Visite a coleção exclusiva da Giuliana Flores e escolha aquela que mais combina com você.
Lindas flores!!!! Gostaria de comprá-las. Mas não encontrei os contatos. Agradecida. Preta
Gostei das dicas, vão me ajudar a cuidar melhor das minhas plantas.
Com belas plantas aquáticas assim dá vontade de sair cavando um logo em casa rs.
O cultivo dessas plantas é incrível a lótus, por exemplo produz sementes e ficam no fundo de lagos e depois nascem.
Para alguém plantar é só jogar a semente no fundo de um recipiente com muita agua e terra que ela irá nascer
Muito bom essa lista de plantas!
Dentre as varias especies de plantas aquáticas essas certamente são as melhores a ser citadas!