Terra para suculentas | O substrato ideal e dicas para plantar

24/08/2021

As suculentas estão cada vez mais populares devido sua beleza, charme e necessidade de baixa manutenção. Mas, para que suas plantinhas cresçam com saúde, é preciso tomar alguns cuidados, desde a rega até a escolha da terra para suculentas. Por isso, o Blog da Giu preparou um guia para você cultivar a sua suculenta. Confira!

Escolha a melhor terra para suculentas

O primeiro passo para criar um lindo jardim com essa plantinha é escolher a terra para suculentas. Ao fazer o último da sua plantinha com o substrato correto, você garante que ela cresça e se desenvolva com saúde.

Por isso, o substrato ideal para quem vai plantar suculentas deve ser feito a partir de uma mistura de terra vegetal, areia e matéria orgânica. Além disso, é necessário que a terra para suculenta seja rica em nutrientes que são encontrados em esterco, calcário, superfosfato e húmus de minhoca.

 

vasos com terra para suculentas

Suculentas são ótimas flores para decoração.

Dicas para plantar suculentas

Agora que já sabe como deve ser a terra para suculentas, veja o passo a passo de como montar um lindo arranjo dessa plantinha em casa:

1. Troque o pote e o solo

A primeira coisa que você deve fazer é tirar a suculenta do berçário — o vaso em que ela veio — e remover todo o solo, inclusive perto de suas raízes. Mas tenha cuidado para não machucá-la.

2. Prepare o vaso que vai receber a planta

O próximo passo é preparar o vaso que vai receber a sua suculenta. Para isso, cubra o local com uma malha, como o TNT, para que a terra não saia no buraco de drenagem de água. Dê preferência para o uso de vasos em cerâmica ou vidro com furos na base.

3. Preencha o vaso com o substrato

Com o vaso escolhido e preparado, chegou o momento de preenchê-lo com o substrato adequado para a sua plantinha. Coloque o solo em quase todo o recipiente, deixando espaço para encaixar as raízes da planta.

4. Coloque sua suculenta

Agora, basta acomodar a suculenta em sua nova casa do modo que preferir. Feito isso, complete com solo até o topo do vaso. Não se esqueça, é muito importante ter cuidado no momento de completar o vaso com terra, pois o ideal é evitar que as folhas da suculenta fiquem em contato com a terra.

5. Adicione uma cobertura

Para completar o processo de cultivo da suculenta, faça uma cobertura por cima do vaso, com pedras e argila. Enquanto faz isso, pressione um palito para baixo para ajudar a fixar a plantinha do lugar certo. Espere um ou dois dias para regar e evitar problemas como o apodrecimento da raiz.

Viu como é simples escolher a terra e plantar suculentas? Veja mais dicas no Blog da Giu e torne-se um expert em jardinagem.

Quer começar um jardim de suculentas em casa? Vejas as lindas opções que você só encontra na Giuliana Flores.

Compartilhe este artigo

4 Comentários para “Terra para suculentas | O substrato ideal e dicas para plantar”

  1. Avatar
    maria da gloria

    gostei muito porque eu não sei plantar a suculenta as vezes eu planto ela morre!

    Responder
  2. Avatar
    Luciana Macedo Cajaty

    Quais as medidas para terra para suculentas, quais as proporções deve usar?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>