Saiba como cuidar de cíclame

11/05/2021

A cíclame é uma linda e delicada planta que chama a atenção pela beleza de suas flores. Se você tem uma em casa, saiba como cuidar de cíclame com a Giuliana Flores e garanta uma plantinha saudável por muito mais tempo. Confira.

O que é a cíclame

A cíclame, também conhecida pelo nome de Cyclamen persicum, é uma plantinha que nasce e floresce na Ásia e na Europa. A principal característica dela é poder ser cultivada em ambientes internos e em temperaturas baixas, como o inverno. É possível encontrá-las nas cores branca, rosa, salmão, vermelha e bicolor.

Escolha o local ideal para a sua cíclame

O primeiro passo para garantir a saúde e a beleza da sua cíclame é escolher o local ideal onde a sua plantinha vai ficar. Por ser uma planta de ambientes internos, procure sempre a deixar à meia sombra, livre da ação direta dos raios do sol.

Para completar, fique sempre atenta à temperatura. Pois, a cíclame gosta de temperaturas mais amenas, por volta dos 13°C. Por isso, não se esqueça de nunca colocar a sua plantinha em locais quentes e abafados, ela não gosta.

como cuidar ciclame no jardim

Lindo cíclame no jardim

Faça a rega em dias alternados

Realizar a rega correta da cíclame é essencial para garantir maior longevidade à sua planta. O importante é nunca deixar o solo encharcado, pois ela pode apodrecer. Além disso, solos mais secos podem matar a sua flor por falta de nutrientes.

O recomendado é realizar a rega da sua cíclame em dias alternados, garantindo que o solo esteja sempre úmido. Porém, fique atenta! O período de rega pode variar de acordo com o clima de onde você mora, sendo necessário mais regas em regiões quentes, e menos em locais mais frios.

Para fazer a rega de maneira correta, molhe diretamente o solo. Ah, quando for fazer a rega, o indicado é colocar um pratinho ou vasinho debaixo do vaso da cíclame. Assim você evita fazer sujeira quando a água escorrer.

Importante: Durante o verão, a sua plantinha entra em fase dormente e a rega deve ser bem espaçada para não causar problemas a ela.

cuidar de cíclame vermelho conjunto de flores

Pétalas de cíclame vermelha

Pode as folhas para a cíclame ficar sempre bonita

O último passo para garantir uma cíclame sempre bonita e saudável é fazer a poda constante do caule e das flores mortas. Pois, além de deixarem a plantinha mais feia, eles acabam roubando nutrientes que poderiam ir para as partes saudáveis da planta.

Além de garantir a saúde de sua plantinha, fazer a poda permite a chegada de novas folhas e flores, que florescem cada vez mais rápido. Isso é perfeito para deixar a sua cíclame saudável e aquele cantinho da casa muito mais bonito.

Gostou de aprender como cuidar da sua cíclame? Então visite o Blog da Giu para mais dicas de jardinagem.

Deu vontade de ter uma linda florzinha em casa? Confira a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores. Está imperdível.

Compartilhe este artigo

12 Comentários para “Saiba como cuidar de cíclame”

  1. Avatar
    Suele

    Acabei de adquirir uma ciclame, e agradeço as dicas pois pretendo cuidar bem dela, para que floresça o ano todo

    Responder
  2. Avatar
    Ana Maria

    Olá, minha planta ciclame está só com folhas, sem flores. O que devo fazer para florescer? Obrigada

    Responder
  3. Avatar
    Cleudiane

    Comprei um Ciclame a poucos dias, e as folhas estão amarelando o que posso fazer para que ela não morra

    Responder
  4. Avatar
    Enildeia

    Comprei uma da flor rosa , nunca tinha visto essa planta mas apaixonei assim que vi , estava com pouca flor , uma aberta e alguns botões , hoje ela está linda com muitas flores , todos os botões abriram

    Responder
  5. Avatar
    Paula

    Olá. Meu cyclamen está florescendo mas todas as flores são bem baixinhas, abaixo das folhas, próximo ao caule. Porque isso acontece? Se souber, favor responder. Grata.

    Responder
    • Avatar

      Olá Vânia!
      O ciclame não é uma flor que possui mal cheiro, o que pode ter acontecido, é que as raizes podem ter apodrecido devido ao excesso de água.
      Sempre tome cuidado com a rega das plantas, é algo extremamente importante para a durabilidade das flores.

      Beijos Giu

      Responder
  6. Avatar
    Patrícia

    Bom dia, grata pelas orientações p cuidar do meu ciclame ganhei de presente do meu marido! Saúde e prosperidade no vc e sua família 💖

    Responder
  7. Avatar
    Sônia

    Minha Ciclame ficou com as folhas amarelas e não nasceu outras. Tá na meia sombra e rego sempre que o solo fica seco. Moro em Recife e a temperatura varia entre 28-30C.

    Responder
    • Avatar

      Olá Sônia! O ciclame é uma flor pede rega em abundância intercalando os dias de rega, mas sem deixar o solo encharcado. Como a temperatura de Recife é alta, verifique até nos dias que não é de rega, se ela é necessária, caso esteja seca já, regue novamente.
      Beijos Giu

      Responder
  8. Avatar
    Maria do carmo

    Bom dia ganhei de aniversário um ciclame e gostaria muito de mantê-lá bonita e as folhas estao caindo o caule despencando o que faço?

    Responder
    • Avatar

      Olá Maria! Você precisa verificar se está fazendo a rega corretamente, o ideal é regar em abundância porém sem encharcar, além de ser uma planta que não gosta de luz direta, o ideal é deixar meia sombra.

      Beijos Giu

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>