Saiba Como Cuidar de Ciclame

23/10/2017

O ciclame é uma flor que tem origem asiática e europeia, chamando atenção pela beleza que exprime. Um dos seus principais diferenciais, além da beleza, é a possibilidade de cultivá-la durante o inverno, principalmente em ambientes internos. Ela pode ser encontrada na cor branca, rosa, salmão, vermelha e até bicolor. Algumas espécies, inclusive, apresentam um leve perfume.

Para que o seu vaso fique sempre bonito e com flores cada vez mais saudáveis e duráveis, reunimos um passo a passo sobre como cuidar de ciclame. Confira!

Regue a flor em dias alternados

Regue-a flor-em-dias-alternados

imagem de: pixabay.com

O mais recomendado é que o ciclame seja regado em dias alternados. Contudo, a quantidade e a frequência dependerão do clima do lugar em que a flor está. É importante moderar todas as regas, pois o excesso de água pode apodrecer e causar doenças. A escassez, por sua vez, pode matar a flor.

Outra dica importante: nunca regue a planta por cima. O ideal é colocar uma bandeja (ou um pratinho) embaixo do vaso, pois os tubérculos dela sobressaem da terra, podendo apodrecer. Para não errar, coloque o dedo na terra. Se ele sair com a terra grudada, é porque ainda existe umidade.

Cuide da luminosidade e temperatura do ambiente

luminosidade-e-temperatura-do-ambiente

imagem de: pixabay.com

Outra dica para quem deseja saber como cuidar de ciclame é atentando-se à luminosidade. Como citamos no início do post, a flor pode ser cultivada em ambientes internos, o que possibilidade que ela receba a meia sombra, evitando os ambientes mais quentes da casa.

Jamais deixe o vaso de ciclame exposto totalmente ao sol, isso encurtará a vida da flor. Além disso, prefira sempre locais com temperaturas amenas, por volta dos 13°C.

Faça podas regularmente para manter a beleza do ciclame

podas-regularmente-para-manter-a-beleza-do-ciclame

imagem de: pixabay.com

Outro cuidado importante é cortar sempre os caules das folhas mortas, mantendo a aparência da flor ainda mais bela. Essa é uma tarefa bastante delicada, pois a poda faz com que novas flores apareçam e que a planta floresça de forma mais rápida.

As flores do ciclame nascem no fim do outono e no início da primavera. Seguindo todos os cuidados, a planta poderá florescer durante o ano inteiro.

Para aqueles que desejam adicionar cor e alegria ao lar ou a qualquer outro ambiente interno, os ciclames são excelentes opções. As flores são tão belas que também são bastante utilizadas para presentear pessoas queridas, transmitindo sentimentos bons e sinceros.

Viu como cuidar de ciclame é simples? O processo exige apenas alguns cuidados que são essenciais para manter a flor sempre bonita e saudável. Na Giuliana Flores você encontra ciclames e outras espécies de flores para deixar seu ambiente mais bonito ou para presentear alguém!

Você também vai gostar de:

  1. Decoração Sustentável – Saiba Como Decorar sua Casa com Flores!
  2. Ofereça Muito Carinho às Pessoas Queridas de sua Vida: Presenteie com Ciclames!

Compartilhe este artigo

5 Comentários para “Saiba Como Cuidar de Ciclame”

  1. Suele

    Acabei de adquirir uma ciclame, e agradeço as dicas pois pretendo cuidar bem dela, para que floresça o ano todo

    Responder
  2. Ana Maria

    Olá, minha planta ciclame está só com folhas, sem flores. O que devo fazer para florescer? Obrigada

    Responder
  3. Cleudiane

    Comprei um Ciclame a poucos dias, e as folhas estão amarelando o que posso fazer para que ela não morra

    Responder
  4. Enildeia

    Comprei uma da flor rosa , nunca tinha visto essa planta mas apaixonei assim que vi , estava com pouca flor , uma aberta e alguns botões , hoje ela está linda com muitas flores , todos os botões abriram

    Responder
  5. Paula

    Olá. Meu cyclamen está florescendo mas todas as flores são bem baixinhas, abaixo das folhas, próximo ao caule. Porque isso acontece? Se souber, favor responder. Grata.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>