Saiba como cuidar de suculentas e cactos

Saiba como cuidar de suculentas e cactos

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de suculentas. Essas plantas, que são lindas e dão pouco trabalho, são perfeitas para decorar o interior das casas. Veja!

Quer decorar a sua casa com lindas suculentas e cactos? Com uma grande variedade de cores e formatos elas são perfeitas para deixar qualquer cantinho mais bonito, mas precisam de alguns cuidados. Saiba com a Giuliana Flores como cuidar de suculentas e cactos. Confira!

Conheça os cuidados com as suculentas e cactos

Assim como todas as flores, os cactos e suculentas são flores que necessitam de alguns cuidados básicos para permanecerem bonitas e saudáveis por mais tempo. Para ter essa florzinha em casa, você precisa garantir um solo com boa drenagem, fazer a rega adequada e deixar que ela receba a luz do sol durante um breve período do dia, como você verá a seguir.

Aprenda a cuidar de suculentas e cactos

Lindos vasinhos de suculentas para decoração

Escolha o vaso ideal para suas suculentas

O primeiro passo para ter suculentas e cactos em casa é escolher o vaso ideal que vai servir de morada para a sua plantinha. Por isso, se possível, evite o uso de vasos plásticos, pois eles não possuem sistema de escoamento de água e podem fazer com que as raízes da sua planta fiquem encharcadas e apodreçam.

O mais indicado é usar vasos de cerâmica que tenham furos em sua base, pois eles facilitam que o excesso de água escorra para o prato. Assim suas suculentas e cactos terão sempre a quantidade ideal de água para se manterem saudáveis.

Se você deseja dar um efeito a mais na decoração daquele cantinho e pretende usar aquários ou cachepots, o recomendado é fazer a rega da planta fora desses recipientes. Remova a suculenta e coloque em um vaso com furos na base. Assim que perceber que o excesso de água escorreu, devolva a plantinha no recipiente desejado. Simples, não?

Veja como cuidar de suculentas e como regá-las

0 Linda flor de suculenta

Use substratos para cactos e suculentas

Agora que você já sabe qual vaso escolher, chegou a hora de preparar o terreno. Para ter um solo perfeito que permita a drenagem da rega, o recomendado é criar um substrato para cactos e suculentas com uma mistura de pedriscos, areia e terra.

Para criar o substrato ideal, use areia para construção (areia de rio), terra já adubada com material orgânico e pedriscos, que podem ser cacos de telha, pedrinhas para construção e perlita, a mais recomendada.

cuidar-de-suculentas-aquario

Aquário de Suculentas

Saiba como regar e cuidar de suculentas e cactos

Uma característica particular entre as suculentas e os cactos é que elas são plantas de clima seco, quase árido. Isso faz com que elas tenham mais resistência à falta de água, pois os pelos e a ceras de suas folhas as protegem do calor intenso.

Além de protegerem as plantinhas, esses pelos ajudam as suculentas a reterem mais água, ficando saudável por mais tempo. Isso significa que você não precisa fazer a rega constante delas, afinal de contas, o excesso de água é prejudicial.

O mais indicado para manter sua plantinha saudável é fazer a rega uma vez por semana em épocas mais quentes como o verão. E uma vez por mês em épocas mais frias como o inverno. Ah, e de preferência faça a rega direto no solo. Pois borrifar água nas folhas faz com que elas fiquem retidas nelas e não cheguem às raízes, prejudicando a saúde das suculentas e deixando as folhas murchas.

Leve as suculentas para um banho de sol

Tanto quanto a quantidade ideal de água, as suculentas e cactos precisam de um banho de sol para ficarem bonitas. O indicado é escolher um local que bata luz do sol, mesmo que indiretamente como janelas e varandas, em caso de apartamentos.

As suculentas e cactos são flores que não se dão bem com ambientes escuros e com sombras. Por isso, se vai ter uma dessas plantas em casa, nada de colocá-las em locais em que não haja sol, como salas de estar, banheiros ou escritório fechado. Você não vai querer que elas fiquem doentes, não é mesmo?

Viu como é fácil cuidar e manter seus cactos e suculentas saudáveis? Para mais dicas de jardinagem, visite o Blog da Giu.

Quer ter lindas suculentas e outras flores plantadas em casa? Conheça a coleção especial no site da Giuliana Flores.

2 Comentário(s)

  1. Lucia disse:

    Meu bonsai quebrou coloquei no vaso tem recuperação

  2. Samara disse:

    Muito bom, obrigada pelas dicas.

Matérias relacionadas