Saiba como plantar e cuidar da sua flor de cera

Saiba como plantar e cuidar da sua flor de cera

A flor de cera é uma planta da família das trepadeiras, muito conhecida por sua aparência semelhante às flores artificiais. […]

A flor de cera é uma planta da família das trepadeiras, muito conhecida por sua aparência semelhante às flores artificiais. Para você que deseja ter uma linda florzinha dessa em casa, a Giuliana Flores ensina como plantar e cuidar da sua flor de cera. Veja!

O que é a flor de cera?

A flor de cera é uma planta encontrada na Austrália e em boa parte do continente asiático. Da família das trepadeiras, ela tem o nome científico de Hoya carnosa. Suas principais características são: flores em formato de pequenas estrelas carnosas com aspecto similar aos das flores feitas com cera, além de um aroma doce inconfundível.

 

close das flores de cera

A flor de cera dá um toque delicado a qualquer ambiente.

 

Aprenda a plantar a flor de cera

A flor de cera pode ser cultivada em canteiros próximos a muros ou em vasinhos. O importante é que ela cresça onde esteja protegida da incidência direta dos raios do sol, pois eles queimam suas folhas.

Tanto para quem deseja fazer o plantio direto no solo ou em vasos, o indicado é colocar um arame para que ela possa crescer amparada. Treliça e caramanchão também podem ser usados para ajudar no crescimento da flor de cera, caso o plantio seja feito no solo.

Faça a preparação do substrato

Para que a sua flor de cera cresça e se desenvolva com saúde, é primordial fazer a preparação correta do solo. O substrato precisa conter uma mistura rica em material orgânico como folhas e húmus de minhoca. Não se esqueça de preencher o fundo do vaso ou da cova com areia para facilitar a drenagem da água.

Adube de maneira correta a sua flor de cera

Se para crescer da maneira correta, a flor de cera precisa de um cuidado todo especial na preparação do solo, no quesito adubação, a situação é mais tranquila. Ela demanda que a reposição de nutrientes seja feita apenas uma vez por ano, de preferência durante a primavera, que é o seu período de floração.

 

flor de cera vista de perto

As flores de cera podem ser cultivadas em vasos ou direto no solo

Cuide da rega da sua flor de cera

Agora que você já preparou o solo e fez o plantio da muda, chegou a hora de saber como fazer a rega da sua florzinha. O recomendado é fazê-la a cada duas semanas, sempre diretamente no solo, pois isso dará tempo para que o substrato drene completamente a água.

Importante: Nunca deixe o solo muito úmido ou encharcado. Faz mal e ela não gosta.

Saiba se a sua flor de cera está saudável

Ter uma planta linda e saudável é o que nós queremos, não é mesmo? Por isso, para saber como anda a saúde dela, basta ficar atenta aos sinais que ela dá para você, principalmente em suas flores.

Se elas estiverem secas e com manchas, é sinal de falta de nutrientes, sendo recomendado borrifar pequenas quantidades de água em toda a plantinha. Agora, se houver manchas escuras, isso indica excesso de luz e você precisará levá-la para um local com mais sombra.

Se a sua flor de cera estiver demorando para florescer, isso quer dizer que está faltando uma coisa para o seu desenvolvimento. Os casos mais comuns são de falta de nutrientes no solo, iluminação ou umidade. Prestando atenção nesses sinais, ficará fácil manter ela saudável.

 

 

Gostou de aprender como cultivar flores de cera? Visite a seção de jardinagem do Blog da Giu e sabia como ter outras lindas flores em casa.

Deu vontade de começar um jardinzinho? Conheça a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores. Você vai adorar.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas