Qual a origem do Carnaval? Entenda a história
Conheça a origem do Carnaval para entender como a data se tornou tão popular na sociedade
Você conhece a origem do Carnaval? A data é uma das mais populares no Brasil, trazendo muitas festas e celebrações em várias partes do país. E o mais interessante é que, por trás de tudo, ele conta com uma história muito rica. Entenda como tudo começou!
Afinal, qual a origem do Carnaval?
Embora seja comum associar a festividade ao calendário cristão, a origem do Carnaval é bem mais antiga. Povos como os egípcios, gregos, hebreus, entre outros, celebravam a época de colheitas e, ainda, aproveitavam para fazer homenagens a suas divindades.
Na Roma Antiga, por exemplo, havia a exaltação de Saturno, considerado o deus da agricultura. As datas, inclusive, coincidem com a festa de equinócio de primavera — considerado o marco da virada de ano novo para a civilização da Mesopotâmia.
Todas as celebrações eram carregadas de comes e bebes, além de haver a tradição, em alguns lugares, de se vestir de maneira extravagante e, até mesmo, andar em espécies carruagens grandes. Isso mostra que a origem do Carnaval não está tão longe do que fazemos hoje em dia, não é mesmo?
O Carnaval cristão
Com a ascensão do cristianismo nessas regiões, festas de caráter pagão passaram a serem mal vistas por aqueles que ocupavam posições de poder — principalmente esta, que envolvia prazeres mundanos. Porém, por serem tradicionais, era impossível fazer a proibição da celebração.
A solução encontrada pela Igreja Católica foi fazer uma ressignificação do feriado. Enquanto a Páscoa já se tornava popular na Idade Média, também foi inserida à tradição cristã a quaresma — período de quarenta dias prévios à sexta-feira santa, no qual os devotos devem ficar sem comer carne.
O Carnaval, então, passou a marcar o início da quaresma. O termo, inclusive, vem de “carnis levale”, latim para “livrar-se da carne”.
As celebrações atuais
Durante o Renascimento, diversos povos europeus, em especial aqueles que estão onde hoje é a Itália, começaram a fazer festas de rua que envolviam teatro e fantasias durante o carnaval.
Essa tradição chegou ao Brasil durante o período colonial. As festas de rua deram lugar a cordões e desfiles, até que houve o surgimento das escolas de samba. A diversidade de celebração dento do país é tão grande que, em cada região, é possível encontrar uma forma diferente — o que torna o Carnaval um patrimônio cultural brasileiro.
Gostou de conhecer a origem do Carnaval? Então continue lendo o blog da Giuliana Flores!
0 Comentário(s)