Suculentas com amor: Aprenda a cultivar a sua plantinha

Suculentas com amor: Aprenda a cultivar a sua plantinha

As suculentas são flores lindas e delicadas que dão um toque todo especial à decoração de qualquer ambiente. Porém, para […]

As suculentas são flores lindas e delicadas que dão um toque todo especial à decoração de qualquer ambiente. Porém, para ficarem sempre bonitas, elas precisam de uma série de cuidados que respeitem as suas características. Por isso, a Live da Giu recebeu a Jaque Duarte dona do perfil Suculentas com Amor, para um bate papo cheio de dicas para você cuidar da sua plantinha com todo amor. Confira.

Defina o ambiente correto antes de comprar a sua suculenta

Um erro comum na hora de comprar a suculenta é não levar em consideração o ambiente onde ela irá ficar. Pois há espécies dessa flor que se precisam de luz constante para crescer e outras que se adaptam melhor a ambientes com mais sombra. Colocá-la em um ambiente errado fará com que ela perca a sua beleza e morra mais cedo.

Para lembrar: Suculentas coloridas são flores que necessitam que mais exposição à luz solar, enquanto as verdes vivem melhor em ambientes com sombras. Na dúvida, pergunte sempre para o vendedor qual é a melhor opção de flor para o ambiente em que você pretende decorar.

 

Aquário de Suculentas

Aquário de Suculentas

Toda flor precisa de uma fase de adaptação

Após comprar aquela suculenta linda que vai deixar a sua casa mais bonita, é importante respeitar um período de adaptação da flor ao novo ambiente. Como ela foi exposta a diferentes ambientes entre a fase de cultivo, transporte e armazenamento, você precisa revezar a exposição delas à luz solar com períodos à sombra para que ela se acostume com as condições do novo ambiente.

Qual a quantidade de sol indicada para um suculenta?

As suculentas de ambiente externo necessitam de luz solar para crescerem saudáveis. Por isso, o indicado que elas fiquem expostas ao sol durante um período de quatro horas por dia, se possível sem a incidência direta dos raios solares. Prefira deixá-las na janela ou na varanda durante os primeiros raios de sol da manhã, pois eles são menos agressivos e fornecem a quantidade ideal de luz para que ela fique saudável

Fique atenta à saúde de sua florzinha

Há alguns sinais que indicam se a sua suculenta está crescendo de maneira saudável ou não, por isso fique atenta. O ideal é que as folhas estejam coradas, rígidas e floresçam próximas uma das outras. Caso você perceba que as folhas estão ressecadas, esse é um sinal de que não está nada bem e a sua plantinha ficou exposta demais ao sol e que houve pouca rega.

Por outro lado, se elas estiverem manchadas e flexíveis demais, é um indicativo que houve excesso de rega. Nesse caso, a melhor solução é deixá-la exposta em ambiente externo com luz solar e diminuir a frequência da rega.

Faça a rega correta das planta

As suculentas são flores características do deserto, por isso elas resistem mais tempo a temperaturas mais altas e necessitam de menos água para florescerem lindas e saudáveis. Por isso, o melhor jeito de fazer a rega correta dela é verificar a umidade da terra do vaso. Se ela estiver seca, é hora de fazer a rega. Caso ela esteja úmida, não é necessário fazer a rega da planta, pois o excesso de água é prejudicial à planta.

Dica de ouro: Sempre que for fazer a rega da sua suculenta, despeje a água diretamente na terra, pois assim você evita que as folhas fiquem úmidas, murchas e preserva a sua florzinha por muito mais tempo.   

Cuidados extras em ambientes externos

Vai cultivar a sua plantinha no jardim ou em ambientes externos? Então, além de tomar cuidados como excesso de luz solar, você precisa tomar cuidado também durante o período de chuvas. Pois a exposição da suculentas a um período prolongado da chuvas pode fazer suas folhas apodrecerem devido ao excesso de água. Por isso, tenha sempre um local para protege-la durante os períodos de chuva intensa.

Curtiu as dicas Jaque Duarte? Então, assista ao vídeo do nosso bate papo para descobrir outras curiosidades do universo das suculentas.

 

Vejas mais dicas de conteúdos incríveis na seção Lives Giu do nosso blog!

Que tal mais dicas para cultivar flores em casa? Visite a nossa seção dedicada a jardinagem.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas