Astromélias – Flores de Felicidade Plena e Amizade Eterna

23/04/2018

As astromélias ou Alstroemerias hybridas(nome científico) são pertencentes à família Alstroemeriaceae. As flores são originárias do Peru, Chile e Brasil e podem viver por três ou mais anos. Floríferas, herbáceas e rizomatosas, as astromélias são disseminadas como flores de corte e contêm raízes fibrosas e carnosas.

A espécie apresenta caules eretos e ramificados na base que, em geral, se desenvolvem de 20 a 25 cm de altura. As folhas nascem no topo dos ramos, sendo classificadas como oblongas (têm forma arredondada e são mais compridas do que largas) e revelam um comportamento atípico em botânica, pois se voltam para cima, no fenômeno chamado de ressupinação.

Esse tipo de flor pode ter de diversas cores e apresentar seis pétalas iguais ou duas diferentes e quatro idênticas, fato que indica o pouso para os polinizadores. Elas são parecidas com os lírios, motivo pelo qual se fala que as astromélias são lírios em miniatura.

Cuidados com as Astromélias

As astromélias precisam de cuidados especiais. As flores precisam ser cultivadas em meia-sombra ou sob pleno sol e em solo que tenha boas condições para o plantio. Sendo drenável, levemente ácido, regado regularmente e rico em matéria orgânica.  As espécies principais no cultivo são A. caryophyllae, A. haemantha, A. inodora, A. psittacina, A. pulchella e Alstroemeria aurantiaca.

Estas flores no vaso apreciam adubações frequentes, gerando intensas florações, toleram o frio e pequenos períodos de estiagem, no entanto não suportam geadas. Existem espécies de astromélias para diferentes tipos de clima, com desempenho anual ou perene, podendo ser mais ou menos rústicas. Certas variedades precisam de refrigeração dos rizomas em época de descanso e multiplicam-se por sementes e divisão da planta.

Irrigar corretamente

As irrigações não podem ser nem muitas, nem poucas, precisam ser na medida. Ao perceber a presença de fungos, reduza as irrigações.

Eliminar os ramos doentes

Folhas que foram atingidas não serão mais recuperadas. Para não deixar que a doença avance ainda mais, apare as folhas acometidas.

Adubar corretamente e deixar a planta na luz certa

São outras duas questões importantes do plantio de astromélias ou de qualquer outra planta. Com o suprimento adequado de nutrientes, a planta se defende melhor de ataques de fungos e pragas, fora que a luz certa evita situações de estresse, o que colabora com o surgimento de doenças.

Escolha e presenteie com lindas Astromélias

Além de beleza ímpar, as astromélias carregam belos significados. Independe de sua cor, elas significam felicidade plena e amizade eterna, sendo ideais para ser dadas como presente em diversas ocasiões. Que tal escolher um lindo arranjo e presentear alguém especial ou a si mesmo? Confira as incríveis opções disponíveis no site da Giuliana Flores!

Agrade o seu amor

 

Doce o dia de alguém especial

Decore um cantinho especial

 

Gostou das nossas sugestões? Aproveite e confira muito mais opções de Astromélias na Giuliana Flores!

 

Você também vai gostar de:

  1. Astromélias – Conheça esta Linda Flor e Presenteie Alguém Especial
  2. O Outono Chegou – Inspire-se na Estação Para Decorar Sua Casa
  3. Saiba Como Cuidar De Astromélias

Compartilhe este artigo

5 Comentários para “Astromélias – Flores de Felicidade Plena e Amizade Eterna”

  1. Leninha Rabello

    Gostei muito de saber mais a respeito das astromelias , pois faço decoração e usava sem saber nada além da sua beleza.
    Parabéns pela iniciativa !

    Responder
  2. Gersio Mario Geraldo

    achei,interessante boas dicas…quanto as flores LINDAS…..abraços…………..

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>