Como é o Cuidado e o Cultivo das Frésias

9/11/2013

Delicadas e com uma variedade bem grande de cores, as frésias são plantas naturais do continente africano, mais precisamente da África do Sul. Perenes, elas são capazes de florescer por diversos anos no período que vai do inverno à primavera. Esse tipo de planta chega a apresentar 30 centímetros de altura e não costuma exibir ramificações. Por ser uma espécie herbácea, ela não apresenta partes lenhosas. As folhas são estreitas e longas, com tamanhos que variam de 15 a 25 centímetros.

Frésias

Frésias

Além da beleza diferenciada, com pétalas em tons de vermelho, branco, amarelo e azul, as frésias são muito conhecidas pelo forte perfume, característica que a torna uma das espécies de plantas mais utilizadas no setor de cosméticos e perfumaria. As flores fazem parte da composição de essências empregadas na fabricação de produtos como cremes, shampoos, sabonetes, condicionadores, colônias, entre outros.

Coloridas e perfumadas, as frésias são comumente utilizadas em arranjos ornamentais, mas também podem compor um belo buquê de flores, que pode ser usado em cerimônias de casamento ou ofertado a alguém especial. Associadas à amizade e companheirismo, são ótimas opções de presentes. Elas significam confiança e solidariedade e transmitem tranquilidade e boas vibrações ao ambiente.

Buquê de frésias

Buquê de frésias

As frésias compõem o grupo de plantas que podem ser cultivadas tanto em canteiros quanto em vasos. Se a opção escolhida for o cultivo em jardins, a primeira dica é remexer o solo cerca de 10 ou 15 centímetros e preparar a terra com adubo animal, húmus de minhoca e composto orgânico de folhas.

Antes de realizar o plantio, é preciso nivelar o terreno que receberá as mudas. Aliás, elas devem ser inseridas a uma profundidade de 5 centímetros da superfície e o espaçamento entre cada uma das mudas deve ser de aproximadamente 12 centímetros. Depois de plantar, para um melhor resultado, é importante fazer uma primeira rega.

Arranjo de frésias

Arranjo de frésias

Se você não tiver um jardim em casa e nem espaço para montar um canteiro, poderá cultivar frésias em vasos ou jardineiras. Para isso, você não precisará de recipientes muito grandes, pelo contrário, eles podem ser pequenos e feitos de argila ou plástico. O fundamental é forrar o vaso com brita de espessura média ou com geomanta e por cima depositar um pouco de areia úmida. Essas duas camadas irão evitar o acúmulo de água na raiz da planta e consequentemente o seu apodrecimento. O restante do recipiente deve ser preenchido com terra, húmus de minhoca e composto orgânico de folhas. Somente no período da brotação, a planta deve ser exposta ao sol, antes disso, o cultivo deve permanecer protegido.
Os principais cuidados com as frésias depois do plantio são: evitar o excesso de regas e manter o solo fofo e fértil, com adubações periódicas.

Jardim de Frésias

Jardim de Frésias

Compartilhe este artigo

3 Comentários para “Como é o Cuidado e o Cultivo das Frésias”

  1. Olá pessoal, gosto muito do blog de vocês. Li o artigo sobre o cultivo das frésias e gostaria de saber onde encontrá-las. Sou apaixonada por flores e gostaria muito de ter essas lindas flores em meu jardim.
    Grata,
    Rose

    Responder
  2. suzette

    eu queria muito comprar a planta chamada fresia. parece que ela tem época . agradeço se responder e me dar a dica
    obrigada

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>