Conheça a Cúrcuma – Suas Propriedades, Curiosidades e Muito Mais

31/01/2014
Curcuma

Cúrcuma

A cúrcuma é uma planta originária da Ásia e conhecida como Açafrão da Terra no Brasil. Seu rizoma (que é um caule em formato de raiz) moído torna-se um pó bastante utilizado na culinária e no preparo de medicamentos.

Na culinária

Cúrcuma na Culinária

Cúrcuma na Culinária

Com sabor semelhante ao do gengibre, esse pó é empregado no preparo de curry – um famoso tempero asiático – e no preparo de pasta de mostarda. É utilizado também para dar cor a pratos como arroz, sopas e massas e para a produção de condimentos, corantes e aromatizantes. No país, esse pó é conhecido simplesmente por açafrão.

Curry

Curry

Na medicina

No campo medicinal, é antioxidante, cicatrizante, diurético, eficaz contra a diarreia e estimulante. Ajuda a dissolver cálculos urinários (pedras nos rins), auxilia na disfunção estomacal e na melhora de inflamações, combate ou previne o escorbuto (doença causada por carência aguda da vitamina C), elimina ou atenua os espasmos, reduz a concentração de glicose no sangue e tonifica o coração. Desaconselha-se seu consumo às grávidas.

Cúrcuma na medicina

Cúrcuma na medicina

Propriedades da cúrcuma

Perene, possui ramificações laterais compridas. Do rizoma, surgem as folhas e as hastes florais. A planta se reproduz por pedaços dos rizomas, que contam com gemas (olhos), em solos argilosos de fácil fertilização e drenagem.

Ao se adaptar ao local em que foi plantada, a cúrcuma se alastra, sendo difícil de ser destruída. Quando perde sua parte aérea, geralmente após a floração, é a hora da colheita. Nesse período, os rizomas ficam com pigmentos amarelos intensos.

Cultivo da Curcuma

Cultivo da Cúrcuma

O cultivo

Os canteiros devem se preparados com uma mistura de areia e esterco bovino: três partes de areia para cada parte de esterco. As covas precisam ter 4 cm de profundidade e 20 de espaçadas, dispostas fileiras distanciadas entre si por 40 cm. Cada cova deve receber um rizoma, pesando aproximadamente 5g.

Para uma boa produtividade, os canteiros necessitam estar livres de pragas e doenças. Para isso, deve-se fazer os devidos tratos. Além disso, é importante que seja feita uma adubação orgânica complementar após o 30º dia de adubação.

A irrigação carece ser feita diariamente com uma lâmina d’água de 5 mm, por todo o ciclo da planta. Faltando 15 dias para a colheita, é preciso suspender a operação. A Colheita, por sua vez, tem de ser realizada de forma manual no fim do ciclo da cultura – este tem 120 dias de duração.

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Conheça a Cúrcuma – Suas Propriedades, Curiosidades e Muito Mais”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>