Conheça a Rainha das Flores: As Rosas Colombianas

Conheça a Rainha das Flores: As Rosas Colombianas

As rosas colombianas são rosas cultivadas na Colômbia que possuem características diferentes das rosas normais. Conheça mais sobre as rosas colombianas e suas principais curiosidades.

A rosa é considerada a rainha das flores, a espécie que melhor representa o amor, a paixão e o romance. As primeiras referências ao seu cultivo vêm do continente asiático e datam de pelo menos três mil anos antes de Cristo. Mas há registros de fósseis de rosas com cerca de 35 milhões de anos.

Há quem diga que, por serem associadas ao amor e à sedução, pétalas de rosas vermelhas teriam sido jogadas no caminho que Marco Antônio usaria para chegar até a rainha egípcia, Cleópatra. E entre todos os tipos de rosas, uma espécie reina soberana sobre todas as outras: as rosas colombianas.

Magníficas-Rosas-Colombianas-Vermelhas

Magníficas Rosas Colombianas Vermelhas

Características da Rosa Colombiana

As flores cultivadas na no país apresentam tamanho ampliado e perfumes e cores mais intensas que as produzidas em outros locais.  Alguns botões chegam a medir 11cm, mais que o dobro das espécies encontradas em outras pares do mundo, fazendo-as serem apreciadas em vários países. Por seu tamanho maior e sua excelente duração, as rosas colombianas vêm sendo muito usadas na decoração de ambientes, buquês de flores e nos mais diversos tipos de arranjos florais.

Produzidas na região Sabana, localizada perto da capital, Bogotá, as rosas colombianas podem ser encontradas em várias cores: branca, rosa, vermelha, lilás, amarela e até laranja. Elas também costumam durar três semanas, muito mais tempo que os outros exemplares da espécie.

A popularidade desse tipo de rosa no Brasil é tamanha que já existem tentativas de cultivo de variedades similares em terras nacionais. As flores produzidas na Serra de Ibiapaba, que fica entre os estados do Ceará e do Piauí, já conseguem chegar a nove centímetros de diâmetros, três centímetros a mais em relação ao tamanho das rosas tradicionais.

rosas-colombianas-amarelas

Magnífica Rosa Colombiana Amarela

O segredo das rosas colombinas

As rosas colombianas são plantadas em terrenos demais de dois mil metros de altitude e recebem constante iluminação solar. A luminosidade intensa sobre as rosas torna as suas cores mais vivas em relação às cores das flores cultivadas em condições normais.

Em tal altitude, a temperatura também é mais baixa, ficando por volta dos 15 graus, condição ideal para o cultivo, pois o frescor natural do ambiente impede que os botões se abram precocemente e permite que eles cresçam mais. Por isso, as rosas da Colômbia apresentam em média o dobro do tamanho de rosas comuns – cerca de 11 centímetros de diâmetro.

Controle de Qualidade

Além das condições climáticas,  as características singulares das rosas colombianas também têm relação com o rigoroso controle de qualidade pelo qual elas passam desde seu plantio até o cultivo. Como geralmente são comercializadas em outros países, como aqui no Brasil, até o processo de transporte e conservação exige condições favoráveis para manutenção de sua beleza.

Geralmente, as rosas colombianas  são plantadas em estufas de plástico transparente que retêm a umidade e evita pragas. Elas são colocadas a uma altitude de 2.600 m, em solo de origem vulcânica que são considerados extremamente férteis. Essas regiões apresentam grande luminosidade e temperatura em torno de 15°C, portanto com clima fresco que retarda a abertura dos botões. Enquanto a iluminação mais intensa favorece a vivacidade das cores, o desenvolvimento lento da flor propicia botões maiores.

Em seguida, as rosas colombianas embaladas cuidadosamente individualmente e depois encaixotadas devidamente. O transporte é feito em caminhões e aviões, a 2°C e são mantidas refrigeradas a essa  mesma temperatura para serem comercializadas.

Paixão de Rosas Colombianas Lilás

Paixão de Rosas Colombianas Lilás

Quando presentear com rosas colombianas

As rosas colombianas são ideias para encantar as pessoas mais importantes de sua vida em diversas ocasiões, principalmente nas especiais. Como estão disponíveis em diversas cores, também são muito utilizadas para representar diferentes sentimentos. Entre eles, podemos destacar a paixão pela pessoa amada que exala dos tons vermelhos, o amor sublime e puro das rosas e lilás, e os desejos de alegria e felicidade a quem se quer bem representados pelas amarelas.

Oferecer as rosas colombianas é sempre uma forma de demonstrar sentimentos nobres de uma forma sofisticada. Quando são dispostas dentro de vasos de cerâmica e vidro, o presente fica ainda mais elegante e quem as recebeu pode utilizá-las para decorar alguma ambiente da casa, relembrando em todos os momentos do remetente.

Maravilhe-se com outros modelos sublimes rosas colombianas no nosso site!

 

 

 

19 Comentário(s)

  1. ROZA ROZANA disse:

    muito lindas eu adoro rosas !!

    1. ROZA ROZANA disse:

      são as rosas mais lindas que já vi ,realmente encantadoras!! para quem gosta de rosas visite esta página é simplesmente fantástico !!

    2. Não sei por que ,mas as rosas me fascinam pelo beleza, mas também pela delicadeza que elas exprimem

  2. Nidia disse:

    muito linda adoro flores

  3. ayrma disse:

    Amei esta pagina.
    Parabens para os organizadores.

  4. Martha disse:

    adoro rosas, são lindas demais!

  5. edna disse:

    não tem o que falar pois e a a flor mais linda do mundo na minha opinião tenho 140 pes de rosa no meu jardim amo demais eu queria muito e ter uma muda da rosa azul sem que e difícil mas n perco a esperança em ter forte abraços a vcs

  6. marisa dantas disse:

    As rosa colombianas eram as favoritas da apresentadora grassinha Hebe Camargo.

  7. Roselo de O Galvão disse:

    LINDASSSSSSSS um dia ainda vou ganhar ou comprar estas rosas!!!!!!!!!

  8. maria lucia mantovani disse:

    lindas amos todas elas são maravilhosas perfeitas isso e obra d deuss adoros flores….bjos

  9. Elisangela disse:

    Lindas, gostaria de saber onde consigo muda delas para plantar no mel Jardim e como é os devidos cuidados que devo ter, fico agradecida e aguardo resposta no meu email

  10. celia disse:

    As flores que mais amo com certeza são as rosas, e essas estão lindas demais.

  11. MARILENE NAUFAL disse:

    GOSTARIA DE SABER SE AS ROSAS DE COR ROSE SÃO COLOMBIANAS,E ONDE ENCONTRAR E QUAL O PREÇO .MINHA FILHA VAI SE CASAR EM DEZEMBRO DE 2014 E QUER UM BUQUE COM ESSAS ROSAS,SO VI UMA VEZ ESSA COR.PODERIA ME RESPONDER URGENTE.ATT: MARILENE.

  12. Olá, Marilene!
    Aqui você pode encontrar mais opções:

    http://www.giulianaflores.com.br/busca/?keyword=colombiana

    Abraços!!

  13. Wania Maldi Velloso disse:

    SIMPLESMENTE MARAVILHOSA ESTÁS ROSAS COLONBIANA, PARABÉNS!!!

  14. Cícero Christófaro disse:

    Sou arquiteto paisagista. Estudo botânica e biologia vegetal com ênfase em orquídeas. Nas plantas, o que mais me fascina não são as flores mas o que elas nos ensinam em relação à “sua vida” e filosoficamente. Gostei imensamente do conhecimento que adquiri a respeito das rosas e vou estudar um pouco mais sobre estas plantas que tanto encantam as mulheres, nossas mães, namoradas, esposas, filhas, amigas e por que não amantes. Muito obrigado. Cícero

  15. Luisa-Carla Lindau Veríssimo disse:

    Adoro rosas.
    Nas floreiras do nosso ap. temos 25. Não se comparam as colombianas que um dia gostaria de conhecer “in loco”.
    Se fosse possível um dia gostaria de mostrar o que fizemos em pequenos centímetros de terra a 30 metros de altura, com chuva,ventos gelados, sem coberturas especiais. Tenho fotos.
    Obrigada.

  16. Rita de Cássia Araújo Pereira disse:

    Sou botânica, curadora do Herbário – IPA, mas adoro flores (vivas) especialmente rosas. São românticas, delicadas, lindas. Conheço vários tipos….Me remetem a doces lembranças….

  17. Fernanda Lunkes disse:

    Olá! Poderia me auxiliar em uma dúvida sobre mini rosas?
    Já comprei e ganhei várias mini rosas que acabam tendo os mesmos problemas:
    – Elas acabam murchando e morrendo depois  de abrir os botões (às vezes o botão mal abre e seca);
    – Aparecem diariamente folhas amarelando (desbotando) com manchas escuras;
    – Às vezes aparecem pulgões verdes.

    Elas vêm em saquinhos pretos. Planto em vasos plásticos tamanho pequeno (um palmo de largura). Geralmente ao plantar acrescento um colher de sopa de torta de mamona com farinha de ossos. Rego 2x na semana uns 2 dedos de água. Deixo elas pegarem sol na janela a tarde toda.

    Saberias me informar o que eu estaria fazendo de errado ao cuidar delas? Qual seria a solução? 

    Desde já muito obrigada! 

    Abraços.

Matérias relacionadas