Conheça as curiosidades do café

14/04/2015

Hoje é o dia de uma das bebidas mais populares do mundo: o café. Ele é o incentivo para começar o dia, o companheiro durante as jornadas de trabalho, aquela desculpa gostosa para encontrar um amigo no fim da tarde e um ótimo ajudante quando estamos sem energia. E para comemorar, que tal descobrir algumas curiosidades do café nosso de cada dia?

– O café possui fitoquímicos que agem no corpo como antioxidantes, ou seja, tomar uma xícara dessa bebida levará nutrientes que irão agir no seu corpo por cerca de um mês!
– A origem da palavra vem do árabe “qahwah”, que significa vinho.
– Só na América do Norte, cerca de 30% de toda água consumida é destinada para a produção de café.
– Aproximadamente 1400 milhões de xícaras de café são consumidas diariamente no mundo todo.
– Pesquisas recentes mostraram que o café faz bem para o combate à doenças que atingem o cérebro.
– O Brasil é o maior produtor de café no mundo.

– O país que consome mais café no mundo é a Finlândia. São cerca de 12 kg consumidos por pessoa ao ano!
– O café é eficiente no combate à depressão.
– Ao contrário do que muitos acham, os grãos de café mais escuros possuem uma concentração menor de cafeína, enquanto os mais claros possuem uma concentração maior.
– O café também ajuda na prevenção da Diabetes 2, Câncer de cólon, Parkinson e Alzheimer.
– No Oriente Médio é comum acrescentar canela e alho no café!

– Só a produção de café em Minas é Gerais é maior que a do Vietnã, o segundo maior produtor de café.
– O café mais caro do mundo vem lá da Indonésia. Meio quilo custa em média 600 dólares e se chama Kopi Luwak. Sabe de onde ele é obtido? A partir das fezes de um pequeno mamífero, a Civeta Africana. Achou nojento? Vale lembrar que aqui no Brasil o café mais caro é o Jacu Bird Coffee, que custa cerca de R$ 272 o quilo e é obtido a partir das fezes da ave Jacu.

Agora que você já conhece algumas curiosidades do café, deu vontade de tomar um cafézinho? Aproveite a data de hoje para presentear quem você ama e é louco por café com uma deliciosa cesta!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>