Conheça as principais espécies de Orquídeas e dicas de cuidados

Conheça as principais espécies de Orquídeas e dicas de cuidados

As orquídeas são plantas que possuem muita delicadeza e beleza única. Saiba mais sobre as suas principais espécies e características e também confira alguns dos principais cuidados com estas flores.

As orquídeas são plantas de delicadeza única. Pertencentes à família Orchidaceae, que faz parte de uma das maiores ordens de plantas existentes (as Asparagales), essas flores apresentam inúmeras formas, cores e tamanhos e estão presentes em quase todos os continentes, com predominância nas áreas tropicas. Por conta de sua variedade e aparência peculiar, a orquídea é utilizada principalmente como flor ornamental em eventos no dia a dia.

Ao todo, há cerca de 50 mil espécies dessa flor, sendo 20 mil plantas naturais e o restante produzido em laboratório por meio do cruzamento de espécies variadas. O Brasil configura entre os países mais ricos em orquídeas: possui em média 3,5 mil espécies naturais. Confira algumas:

Acianthera aphthosa

Acianthera aphthosa

Acianthera aphthosa

Presente no sul e no sudeste do Brasil, apresenta cores muito variáveis, mais comumente em tonalidades escuras.

Bifrenaria atropurpurea

Bifrenaria atropurpurea

Bifrenaria atropurpurea

Encontrada em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, habita florestas úmidas e é conhecida por suas flores pequenas de cor púrpura com manchas em tons marrons.

Cattleya aclandiae

Cattleya aclandiae

Cattleya aclandiae

Presente nas regiões sul e sudeste da Bahia, pode atingir até 20 cm de altura e conta com flores rígidas, lisas e com cores que variam do verde-claro ao verde-escuro e manchas lilases e marrons.

Vanilla planifólia

Vanilla planifólia

Vanilla planifólia

Pode medir até 6,5 cm de comprimento e tem caules grossos e quebradiços, folhas com base larga e margens amareladas e flores verde-amareladas. Seus frutos costumam ser usados para produzir baunilha.

Dicas de Cuidados

Confira algumas dicas de como cultivar as orquídeas e mantê-las sempre bonitas e saudáveis:

  • Escolha o tipo que melhor se adapte à sua região.
  • Mantenha o vaso sempre úmido, mas não encharcado.
  • Não coloque um pratinho com água embaixo do vaso, pois as raízes podem apodrecer.
  • Coloque suas plantas em locais onde elas possam receber a luz do sol no início da manhã ou no final da tarde. As orquídeas precisam de luminosidade para florescer.

Lembre-se de manter as orquídeas em locais arejados, mas sem muito vento.

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas