Conheça as Principais Flores que Necessitam de Sol

4/12/2013

As flores são capazes de trazer vida, beleza e alegria a todo ambiente. No entanto, para conseguir manter a saúde das plantas, é indispensável adotar alguns cuidados que começam antes mesmo da jardinagem. Ao escolher a espécie, deve-se buscar conhecer todas as suas peculiaridades, sobretudo no que diz respeito à quantidade de sol de que ela precisa e se o local escolhido atende a essa necessidade.

Flores que precisam de sol

Flores que precisam de sol

As plantas produzem seu próprio alimento por meio do processo químico denominado fotossíntese, que consiste basicamente na transformação de energia luminosa em glicose e oxigênio. Portanto todas precisam da luz solar para sobreviver e crescer fortes e viçosas. Mas há algumas espécies que demandam mais sol do que outras: as chamadas helófilas. Conheça algumas dessas flores e curiosidades a seu respeito:

Azaleia

Azaléia

Azaléia

É originária da China e do Japão e adaptou-se muito bem ao clima quente do Brasil. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, formando cercas vivas. Apesar de ter flores delicadas, é resistente e não floresce dentro de casa, visto que necessita de pelo menos quatro horas por dia de luz solar para crescer.

Girassol

Girassol

Girassol

Planta imponente de flores grandes e bonitas, pertence à família das Asteráceas e é famosa pelo seu movimento em direção ao sol, chamado heliotropismo. Embora tenha origem na América do Norte e Central, é cultivada em todos os continentes. Com ciclo de vida de 4 a 5 meses, o girassol necessita de muito sol para crescer e florescer e deve ser semeada todos os anos.

Sempre-viva

Sempre Viva

Sempre Viva

Pertencente à mesma família dos girassóis, pode durar até 50 anos e tem esse nome por ser capaz de manter a mesma cor e aspecto até depois de seca. Fácil de cultivar, gosta de lugares com muito sol e bem secos.

Onze-horas

Onze Horas

Onze-Horas

Natural da América do Sul, recebeu esse nome por sempre começar a abrir suas pétalas em torno das onze horas da manhã. Precisa de locais secos e de pelo menos 5 horas diárias de sol para desenvolver-se.

Petúnia

Petúnia

Petúnia

Proveniente da América do Sul, floresce sempre no verão e na primavera. Com grande variedade de cores, é uma das plantas mais usadas em jardins. Para crescer e manter-se saudável, precisa de 4 horas de luz solar plena diariamente.

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Conheça as Principais Flores que Necessitam de Sol”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>