Conheça mais Sobre os Lindos Ciclames

28/09/2013
Ciclame

Ciclame

Origem

Os ciclames são plantas mediterrâneas originárias de locais como a Grécia e a Síria. Apesar de apreciarem o clima agradável dessas regiões, eles podem ser cultivados em outros países com a ajuda de técnicas e cuidados especiais.

Entendendo o seu ciclo de vida, é possível obter florações todos os anos. E o que é melhor: elas acontecem também durante o inverno, o que se apresenta em uma grande vantagem em relação a muitos outros tipos de flores, que nessa época costumam estar em repouso.

Características

As plantas dos ciclames podem atingir entre 20 e 30 centímetros de altura, com folhas em formato de coração de tom verde-escuro, muitas vezes listradas com finos fios prateados ou de um tom verde bem claro.

Suas flores podem ter pétalas simples ou duplas e se parecem com uma borboleta pousada em um galho com as asas fechadas. Elas podem ser encontradas nas cores branca, rosa, salmão, lilás e vermelha, mas também há espécies que apresentam flores de cores misturadas.

Significado

O ciclame costuma estar associado à resignação e à renúncia, bem como a momentos de introspecção pessoal. Algumas fontes também apontam o ciúme com um dos significados das flores de ciclame.

Como cultivar

O plantio pode ser feito em terra comum, tanto para se obter flores no vaso quanto em canteiros, mas precisa levar um pouco de areia no primeiro e pedregulhos bem pequenos no segundo, para ajudar a drenar um pouco a água. A razão é simples: o ciclame gosta de terra úmida, mas não encharcada.

Ciclame Plantado

Ciclame Plantado

A rega, portanto, deve ser frequente para garantir a umidade que a planta necessita para se desenvolver bem, principalmente na época da floração. O vaso deve ser mantido longe do sol e em locais frescos, com temperatura entre 15 e 18 graus. Essa planta gosta de luz, mas não de calor.

A adubação pode ser feita com fertilizante líquido ou até mesmo com matéria orgânica, como as folhas secas da própria planta.

A principal recomendação para cultivar ciclames é permitir à planta um período de dormência entre uma floração e outra, para que ela se fortaleça. Depois das flores caírem, deve-se interromper a rega para que o solo seque e esperar que todas as folhas caiam também. Feito isso, a terra deve ser complemente trocada e os bulbos replantados.

Decoração com Ciclame

Decoração com Ciclame

Curiosidades

Os ciclames são bastante populares como plantas de interior, pois não gostam muito de receber luz solar direta. No entanto existem algumas espécies vendidas na floricultura que podem ser plantadas em canteiros e florirem o ano todo.

Compartilhe este artigo

2 Comentários para “Conheça mais Sobre os Lindos Ciclames”

  1. Rosa Maria De Nez

    Adoro essa planta, tenho ela mas está sem flores, como faço pra ela florir novamente?

    Responder
  2. Filha do Rei

    Estudo homeopatia… É descobri que está planta é a minha representante no mundo energético.. Temos características idênticas. Fiquei super feliz em saber que estou difundindo por onde passo a energia de um ciclamen… Foi muito bom está descoberta…
    Obrigado meu Rei.. Obrigado universo.. Obrigado cosmos!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>