Conheça Mais Sobre os Lírios: Flores Símbolo da Pureza

Conheça Mais Sobre os Lírios: Flores Símbolo da Pureza

Os lírios são as flores que simbolizam a pureza. Saiba mais sobre a sua origem, como cultivar e quais são as principais curiosidades dessas lindas flores!

Lírio

Lírio

Origem dos lírios

Os lírios são oriundos da América do Norte, Ásia e Europa. Parte de suas espécies é nativa dos trópicos, regiões com altitude elevada. No entanto, atualmente as espécies em geral vêm de vários cruzamentos entre si, que dão origem a diversas cores e variedades. São os chamados lírios híbridos.

Lírios Orientais

Lírios Orientais

Os lírios fazem parte da família das Liliáceas, e os principais grupos são os Lírios Orientais, os quais apresentam flores maiores e mais perfume, os Lírios Asiáticos, quase sem perfume e com flores menores, porém com cores fortes e bastante variadas, e os Lírio longuiflorum, que apresentam a cor creme e branca e flores grandes. Exceto o Lírio longuiflorum, os outros grupos de lírios são usados tanto para corte quanto para vaso.

Cultivo

Esses tipos de flores são de bulbo e geram um único broto por bulbo, no qual surgem as folhas e flores, e o seu cultivo requer diversos cuidados, mas nada que fuja do normal.

No vaso, o lírio necessita de um local com boa iluminação, e o sol forte deve ser evitado. Outro cuidado que se deve ter é com o substrato: não o deixe secar completamente, esteja molhando sempre que preciso, a ponto que a água saia através dos furos do vaso, evitando, porém, que ela se acumule no prato.

Os passos para essas flores no vaso reflorescerem – lembrando que o sucesso não é totalmente garantido – são: depois que as flores morrerem, regue a planta por mais 90 dias, depois pare de irrigar e aguarde até que as hastes sequem por completo. Estando secas as hastes, tire os bulbos do recipiente e ponha-os em um saco plástico com furos preenchido de material inerte (como perlita) úmido. Leve esse saco à sua geladeira, de preferência, na parte menos fria, por exemplo na gaveta de verduras, e deixe-o por aproximadamente 4 meses, mantendo os bulbos sempre úmidos e evitando choque com outros objetos – o que pode machucá-los, criando abertura para doenças. Após esse período, retire os bulbos do refrigerador e cultive-os. Nos primeiros 10 primeiros dias, coloque-os em um local bastante arejado e fresco. Ao surgirem os brotos, leve o recipiente para um local com muita luz e regue a terra sempre que estiver seca. Entre 60 e 90 dias os bulbos florescerão.

Curiosidades sobre o lírio

Os lírios é uma das flores mais antigas do planeta e sempre foram vistos como símbolo da pureza, sendo muito usados em buquês de flores para noivas e em festas religiosas. Eles podem ser encontrados em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, as quais eram dedicadas à Hera. Além disso, havia uma lenda em que a flor auxiliava na reconciliação de amantes. Um pedaço do bulbo teria a capacidade de reaproximar os apaixonados que romperam relações.

Imagens: liviogarcia.blogspot.com, giulianaflores.com.br

2 Comentário(s)

  1. cirlene silva santos disse:

    eu amo as flores tenho algumas em minha casa, gostaria de ter um jardim maior pra ter mais plantas principalmente lirios rosas hortencias violetas e outras etc. muito obrigado….beijus

  2. lais alves disse:

    lindas amo flores e folhagem tudo que vem natyreza

Matérias relacionadas