Conheça o que é a Hidroponia e as Suas Vantagens

31/07/2013
Hidroponia

Hidroponia

A hidroponia é um método de cultivo sem solo, no qual as raízes ganham um soluto nutritivo balanceado, composto de água e de todos os nutrientes fundamentais para o seu desenvolvimento.  Nessa técnica, as raízes podem ser apoiadas em substrato inerte – como fibras mortas ou areia lavada – ou penduradas em meio líquido (sistema Nutrient Film Technique – NFT).

Nutrient Film Technique – NFT

Nutrient Film Technique – NFT

Ao fazer a plantação com soluto nutritivo usando um substrato não inerte – como o húmus –, podemos dizer que é um plantio sem solo, porém é inadequado mencionar que é um plantio hidropônico, visto que, em geral, essa solução é incompleta e possui caráter complementar.

Na hidroponia, as plantas só têm como fonte de nutrientes a solução nutritiva, porquanto, se existir substrato, este será inerte.

Esse método pode ser empregado em pequenos vasos (isto é, em escala doméstica) bem como em grandes plantações em galpões (em escala comercial). A aeroponia é um procedimento parecido com a hidroponia. Ela utiliza a aspersão de gotículas de água sobre as raízes de plantas suspensas.

Conheça as principais vantagens do cultivo hidropônico

Cultivos Hidropónicos

Cultivos Hidropónicos

  • O plantio demanda menor espaço e pode ser feito em qualquer local, com qualquer tipo de clima. Assim, quem mora em uma casa pequena ou em um apartamento pode produzir hortaliças aplicando essa técnica de cultivo;
  • Você praticamente não precisará fazer uso de venenos, tendo em seu lar uma produção de excelente qualidade;
  • Os solutos nutritivos comercializados já possuem elementos balanceados. Dessa maneira, as plantas e flores crescerão sem deficiência nutricional alguma;
  • Vê-se maior produtividade com as plantas que não são da região;
  • O cultivo aproveita bem o uso de recursos hídricos e não há desperdícios com irrigação. Num mundo cada vez mais consciente a respeito da preservação dos recursos naturais, essa vantagem tem muito valor.

Compartilhe este artigo

11 Comentários para “Conheça o que é a Hidroponia e as Suas Vantagens”

  1. Edileuza gonçalves

    DESEJO MUITO APRENDER COM VOCÊS CUIDAR DAS PLANTAS, QUERO FAZER UM CURSO DE JARDINAGEM POR CORRESPONDÊNCIA, OU EM CASA, ATRAVÉS DA INTERNET, PEÇO AJUDA, OBRIGADA.

    Responder
  2. fatima

    gostaria de saber como plantar alface na agua tenho patio muito pequeno e gostei da dica de vcs obrigado!!!!!!!!

    Responder
  3. joana veras

    gostaria de obter mais informações , sobre essa nova técnica . Pretendo implantá-la no norte do Brasil, melhor falando no Maranhão. gostei bastante desse novo cultivo .

    Responder
  4. Milka Orloviciu

    Muito interessante o cultivo hidropônico. Compro os recipientes em lojas de plantas? Quero cultivar alface.

    Responder
  5. Neuza Tavares

    Apaixonante… Conhecimento nunca é demais… um dia o utilizarei na minha futura Estância.

    Responder
  6. Jeusi Freitas

    Muito legao, o que eu percebi eh que nos estamos cada dia caminhando pra sermos mas saudavel.. vcs estao de parabens…

    Responder
  7. Eriomar

    Amei, eu já cultivo em caqueiros, no terceiro andar, no centro da cidade: tomates, quiabo, jiló, coentro, cebolinha, salsa, pimentas, pimentão e todas as ervas finas. Como eu faço para fazer isto??????

    Responder
  8. que tipo de adubo e ou nutriente é colocado na água? Poderiam nos esclarecer em que quantidade usar.
    obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>