Conheça as ageratos | essas flores puras e delicadas

13/05/2021

A agerato é uma planta herbácea, pura e delicada que têm origem no México. Porém, devido à grande quantidade produzida, essa plantinha acabou se espalhando por diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Venha com a Giuliana Flores e conheça muito mais sobre ela.

O que são as ageratos?

As ageratos são plantas delicadas que tem como características principais o aspecto felpudo e as cores fortes, principalmente em tons de azul e lilás. Ela é considerada uma planta de pequeno porte, podendo medir até 30 cm de altura. Por isso, é recomendada para quem deseja ter um jardinzinho, mas tem pouco espaço em casa.

Além de seu aspecto delicado, as ageratos são plantas com propriedades medicinais, que podem ser usadas como analgésico natural. Porém, sempre com acompanhamento médico, pois seu uso na dosagem incorreta pode causar danos ao fígado.

Veja as principais características da agerato

  • Folhas de cor verdes claras, cordadas, pilosas e com borda denteada;
  • Não tolera altas temperaturas, encharcamento e geadas;
  • Essa espécie adapta-se em regiões com clima mais ameno;
  • Sua floração ocorre entre o final do inverno e dura até o verão;
  • As flores de agerato são sutis, plumosas e delicadas;
  • O agerato tem crescimento rápido e seu cultivo deve ser feito à meia-sombra;

flores de agerato lilás

Agerato lilás

O significado da agerato

A agerato traz consigo um significado todo especial. Essa plantinha delicada é perfeita para simbolizar a pureza espiritual e o sentimento de eternidade. Já que o seu nome deriva da palavra grega Ageratyn, que significa não envelhecer. Incrível, não é mesmo?

Onde é possível encontrar a agerato?

A agerato é uma planta única e com aspecto delicado. Elas normalmente são encontradas em buquês de flores ou plantadas em pequenos vasos, geralmente usadas como itens de decoração para ambientes.

Devido à formação densa de suas flores, ela é uma planta muito usada em paisagismo de áreas externas, pois são perfeitas para a demarcação de canteiros e decorar os caminhos de entrada da casa. Elas também podem ser usadas para criar um visual único e diferenciado em varandas e jardins em pátios internos.

Saiba como cultivar a agerato

Se você está pensando em cultivar ageratos em casa para dar mais vida para aquele seu jardinzinho, você precisa tomar uma série de cuidados para que a plantinha cresça bonita e saudável. Veja o passo a passo.

Jardim de Agératos

Jardim de Agératos

Escolha o local ideal para a sua agerato

O primeiro passo para fazer o plantio correto da sua agerato é escolher o local onde a sua plantinha vai ficar. Por ser uma espécie delicada, o recomendado é que ela seja cultivada à meia sombra nos períodos mais quentes do ano. Com a possibilidade de ficar exposta diretamente à luz solar em locais ou épocas do ano de clima mais ameno.

Importante: A melhor época para o plantio da sua agerato é em meados do inverno ou no final da estação.

O solo ideal para a sua plantinha

A agerato é uma planta que requer um solo rico e fértil para poder florescer em toda a sua beleza. Por isso, seja o plantio feito em vasos ou diretamente no solo, o recomendado é usar um substrato rico em matéria orgânica, assim a sua agerato terá os nutrientes necessários para crescer saudável. Faça a adubação uma vez por mês para que ela cresça saudável.

Para quem vai fazer o plantio direto no jardim, é necessário tomar um cuidado extra. Cada muda de agerato precisa guardar uma distância de aproximadamente 40 centímetros uma da outra. Dessa maneira você permite que as raízes da planta cresçam corretamente sem prejudicar o florescimento da plantinha ao lado.

Faça a rega constante da planta

Na primeira semana após realizar o plantio de sua agerato, é necessário fazer a rega diária, principalmente em locais com pouca incidência de chuva. Passado esse período, as regas podem ser espaçadas, mas tomando cuidado para deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado. Pois o excesso de água é prejudicial à planta.

Não se esqueça de podar as flores secas

Uma maneira de garantir o crescimento correto e saudável de sua agerato é fazer a poda de flores e folhas secas. Pois, elas roubam nutrientes das flores saudáveis e prejudicam o seu crescimento. Não se esqueça, ao perceber a existência de folhas secas, pegue uma tesoura e faça a poda dela. Sua plantinha agradece.

Gostou de aprender sobre a agerato? Então visite o Blog da Giu e aprenda tudo sobre jardinagem para deixar a sua casa linda!

Deu vontade de criar um jardinzinho? Confira a coleção exclusiva de flores plantadas da Giuliana Flores e começa já a dar uma cara nova para o ambiente.

 

Compartilhe este artigo

9 Comentários para “Conheça as ageratos | essas flores puras e delicadas”

  1. Avatar
    maria dorsario

    são lindas eu munca tinha visto mem falar no nome destas flores hoje que conheci eu achei lindas

    Responder
  2. Avatar
    Maura Batista do Carmo

    Eu adoro flores porém não tenho espaço gostaria de saber as flores que poso planta-las dentro de casa, onde não há sol.

    Responder
  3. Avatar
    maria ademe moreira pedroza

    AMO AS FLORES , PRINCIPALMENTE AS QUE VOCES POSTAM ,,

    Responder
  4. Avatar
    maria ademe moreira pedroza

    GOSTO DE TODAS , PRINCIPALMENTE AS QUE VOCES POSTAM ,,

    Responder
  5. Avatar
    Nilsa Ramos Teixeira da Matta

    Eu adorei todas as flores,principalmente a AGÉRATO. Olha…todas as que vcs.postam.Quero uma???

    Responder
  6. Avatar
    marco aurelio vicente

    No caminho da cachoeira do gericinó tem agérato de mais,resolvi provar seu chá e plantar no meu quintal.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>