Continue na Conscientização da Campanha do Outubro Rosa

29/10/2013

Mesmo chegando no final de outubro, este mês não pode ser esquecido e deve ser propagado no próximos meses por ter um significado tão importante: Outubro Rosa. O Outubro Rosa começou a ser promovido em 1997, nos Estados Unidos, visando à conscientização sobre o segundo tipo de câncer de maior ocorrência no mundo: o câncer de mama. Nessa época, o congresso americano determinou outubro como o mês nacional de prevenção contra a doença. Assim, surgiu o movimento que conscientiza as mulheres sobre a importância de prevenir-se.

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Seu símbolo – um laço na tonalidade rosa – já tinha sido utilizado como representante dessa luta e foi instituído oficialmente depois que a fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosa para todos os participantes da Corrida pela Cura, realizada em 1990 em Nova York.

Ao manter as pessoas informadas sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa busca mostrar que a prevenção é fundamental para impedir um exame tardio e reduzir os riscos devido à falta de um tratamento adequado. É importante lembrar que, apesar de a doença ser mais comum entre as mulheres, ela também pode ocorrer entre os homens, o que exige ainda mais que todos estejam cientes dos cuidados necessários.

No Brasil, a primeira iniciativa de conscientização ocorreu em 2002, durante a comemoração dos 70 anos do encerramento da Revolução Constitucionalista, no Parque do Ibirapuera. Nessa ocasião, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 foi iluminado com a cor rosa. Desde então, o movimento ganha cada vez mais espaço, com prédios e monumentos iluminados em rosa durante o mês de outubro.

Uma maneira de participar do Outubro Rosa é oferecer arranjos ou buquês de flores cor-de-rosa às mulheres. Entre as melhores espécies para presentear, estão as astromélias, as rosas, as orquídeas e os lírios, que são bonitas e delicadas. Essas plantas podem vir em vasos e arranjos diferenciados, decorados com fitas e laços, para ajudar na decoração do ambiente

Agrade quem é especial para você com lindas flores e contribua com esse movimento de conscientização!

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Continue na Conscientização da Campanha do Outubro Rosa”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>