Como plantar rosas: veja dicas e cuidados básicos

Como plantar rosas: veja dicas e cuidados básicos

As rosas são lindas flores, muito populares, que precisam de cuidados especiais. Por isso, caso queira mantê-las bonitas por mais tempo, clique aqui e confira dicas de como plantar rosas. Aprenda já!

Está pensando em criar um lindo jardinzinho em casa e não sabe como fazer? Não precisa se preocupar, a Giuliana Flores preparou uma série de dicas de como plantar rosas em casa. Com elas, vai ficar muito mais fácil você ter a casa bonita e perfumada. Confira!

Dicas de como plantar rosas

Para que a sua roseira cresça bonita e saudável, ela deve ser plantada em um solo rico em húmus e, preferencialmente, argiloso. Antes de fazer o plantio, você precisa também criar pequenas covinhas com 30 cm de profundidade e não esquecer de cobrir com terra depois de colocar a sua muda de rosa no solo.

Outro ponto superimportante é a rega das mudas de rosa antes da floração. O recomendado é regar o solo sempre nos horários mais quentes, como na hora do almoço, por exemplo. Ah, não se esqueça de aplicar fungicida quando a primeira folha nascer para garantir que a sua roseira fique longe de doenças e fungos. Ela não merece.

 

Saiba como plantar rosas

Quem resiste a uma linda rosa vermelha?

Cultive as rosas no jardim

A sua ideia é aproveitar aquele espaço na varanda ou na área e cultivar rosas no jardim? Então, veja alguns cuidados que você precisa tomar para que a roseira cresça linda;

  • Prepare o canteiro 8 dias antes de começar o plantio;
  • Use 10 litros de terra natural ou esterco de gado para adubar o solo;
  • Complete o adubo com 100 g de farinha de ossos e misture;
  • Crive covas com 30 ou 40 cm de profundidade para as raízes de desenvolverem;
  • A adubação deve ser feita no inverno e no verão para a rosa continuar saudável.

Cultive as rosas em vaso

Para cultivar rosas em vasinhos é muito simples. Os principais cuidados são escolher um recipiente que comporte o crescimento das raízes da roseira e aplicar adubo líquido a cada 15 dias diretamente no solo.

Temperatura e ambientes ideais

As roseiras precisam ficar em um local ensolarado (pelo menos de 6 a 7 horas diárias de incidência solar direta) e bem arejado. As rosas são flores que ficam confortáveis e crescem com saúde se estiverem em ambiente com temperaturas entre 25°C e 30°C. Quem não gosta de calor, não é mesmo?

 

Veja como plantar rosas e descubra a temperatura ideal para elas

Lindo botão de rosa cor de rosa

Como plantar rosas | Rega

A rega das plantas também é muito importante e merece algumas dicas especiais caso você queira manter a sua flor saudável. A primeira dica é que, entre o plantio das mudas até a primeira floração, as rosas sejam regadas todos os dias.

Após esse período, é preciso regá-las duas vezes por semana no inverno e duas vezes por semana quando o tempo estiver muito quente. A terra deve ficar um pouco seca entre uma rega e outra.

 

Como plantar rosas | Adubação

O recomendado é fazer de 2 a 3 adubações anuais. A primeira deve acontecer logo após a poda anual. Já a segunda, deve ser entre novembro e dezembro. E a terceira pode ser feita entre os meses de janeiro e fevereiro.

Além disso, vale lembrar que a melhor adubação é a orgânica, feita com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. Deve-se espalhar o adubo com uma boa distância entre o caule e as raízes.

Como plantar rosas | Poda

A primeira poda deve ser feita após um ano do plantio e ser repetida todos os anos. O melhor período para fazer esse procedimento é entre julho e agosto. Outra dica importante é, depois da primeira floração, fazer uma poda de limpeza cortando duas a três folhas abaixo do botão, sempre na diagonal.

 

Saiba como plantar rosas

Faça a poda da rosa corretamente

Como plantar rosas | Cuidado com as pragas

As pragas mais comuns são pulgões, ácaros, trips, larvas e cochonilha. O controle dessas pragas é feito por inseticidas específicos, mas também pode ser usada a calda de fumo, que é caseira e menos tóxica.

Os principais causadores de doenças graves nas roseiras são os fungos, como míldio, pinta preta, mofo-branco, Botrytis e ferrugem, que aparecem devido ao excesso de umidade. Para combatê-los, podem ser usados fungicidas específicos, preferencialmente com a orientação de um profissional.

Como plantar rosas | Erros comuns

  • Excesso de rega;
  • Uso de água fria para regar (o ideal é água com temperatura ambiente);
  • Mudança de lugar das plantas enquanto elas ainda estão se adaptando;
  • Uso excessivo de inseticidas e sem instrução.

 

Nossas dicas para o plantio e cultivo de rosas estão aprovadas? Então, continue no Blog da Giu e aprenda tudo sobre jardinagem.

Deu vontade de levar uma linda rosa para casa? Veja as opções exclusivas que a Giuliana Flores preparou para você.

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas