Como Plantar Rosas – Veja Dicas e Cuidados Básicos

19/06/2017

Todas as flores precisam de cuidados. Porém, algumas precisam mais do que outras, tais como as rosas. Quem as plantam ou as recebem, geralmente deseja mantê-las vivas e floridas por muito tempo, já que além de lindas, as flores também são bastante delicadas e perfumadas. Para isso,  é preciso saber como plantar rosas e ter alguns cuidados especiais, que são de suma importância.

E é exatamente isso que você vai ver agora, pois reunimos dicas e cuidados básicos com o cultivo das rosas, para que as suas flores mantenham a beleza sempre. Confira!

Dicas de como plantar rosas

As roseiras devem ser plantadas em solo rico em húmus e, preferencialmente, argiloso. As covas devem ter 30 cm de profundidade. O preenchimento da abertura deve ser feito aos poucos, com terra inicialmente em torno da raiz.

Regue sempre quando o sol estiver mais forte, ao meio-dia, até começar a floração. A partir daí, regue somente em períodos de seca. Recomenda-se aplicar fungicidas quando a primeira folha apontar, pois a incidência de doenças é maior.

Saiba como plantar rosas

Imagem de: pixabay.com

Cultivo das rosas no jardim

Prepare o canteiro oito dias antes de iniciar o plantio. Use 10 litros de terra vegetal natural e 10 litros de esterco de gado ou cavalo por, no mínimo, 60 dias. Coloque 100 gramas de farinha de ossos e misture bem. Remexa bastante a terra até 30 a 40 cm de profundidade. Repita a adubação no inverno e no verão e sempre tire o mato do canteiro.

Cultivo das rosas em vaso

Se quiser saber como plantar rosas em vasos, tenha sempre em mente que o tamanho do recipiente deve ser proporcional ao porte da roseira. Aplique um adubo líquido a cada 15 dias, seguindo as doses indicadas pelo fabricante.

Temperatura e ambientes ideais

As roseiras precisam ficar em um local ensolarado (pelo menos de 6 a 7 horas diárias de incidência solar direta) e bem arejado. A temperatura ideal para mantê-las bonitas e saudáveis é entre 25°C e 30°C.

Veja como plantar rosas e descubra a temperatura ideal para elas

Imagem de: pixabay.com

Rega

A rega das plantas também é muito importante e merece algumas dicas especiais caso você queira sabe como plantar rosas bem. A primeira dica e que, após o plantio das mudas, até a primeira floração, as rosas sejam regadas todos os dias.

Depois disso, é preciso regá-las duas vezes por semana no inverno e duas vezes por semana quando o tempo estiver muito quente. A terra deve ficar um pouco seca entre uma rega e outra.

Adubação

Recomenda-se fazer de 2 a 3 adubações anuais. A primeira deve acontecer logo após a poda anual. Já a segunda, deve ser entre novembro e dezembro. E a terceira adubação pode acontecer entre janeiro e fevereiro.

Além disso, vale lembrar que a melhor adubação é a orgânica, feita com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. Deve-se espalhar o adubo com uma boa distância entre o caule e as raízes.

Poda

A primeira poda deve ser feita após um ano do plantio e ser repetida todos os anos. O melhor período para podar as roseiras é entre julho e agosto.

Após a primeira floração, é necessário fazer uma poda de limpeza, cortando de duas a três folhas abaixo do botão, sempre na diagonal. As podas são necessárias para que as roseiras sempre floresçam e se desenvolvam bem.

Saiba como plantar rosas

Imagem de: pixabay.com

Pragas existentes

As pragas mais comuns são pulgões e, seguidos a eles, os ácaros, trips, larva minadora e cochonilha. O controle dessas pragas é feito por inseticidas específicos, mas também pode ser usada a calda de fumo, que é caseira e menos tóxica.

Os principais causadores de doenças graves nas roseiras são os fungos, como míldio, pinta preta, mofo-branco, Botrytis e ferrugem, que aparecem devido ao excesso de umidade. Para combatê-los, podem ser usados fungicidas específicos, preferencialmente com a orientação de um profissional.

Como plantar rosas: erros comuns

  • Excesso de rega;
  • Uso de água fria para regar (o ideal é água com temperatura ambiente);
  • Mudança de lugar das plantas enquanto elas ainda estão se adaptando; e
  • Uso excessivo de inseticidas e sem instrução.

Agora que você já sabe tudo sobre como plantar rosas, acesse o site da Giuliana Flores e encontre várias cores e espécies para decorar a sua casa ou presentear alguém especial. Confira já!

Você também vai gostar de:

1. Para se Encantar: Conheça os Tipos de Rosas Mais Exuberantes
2. Conheça Algumas Curiosidades Sobre as Rosas
3. Decorando a casa com rosas brancas

Compartilhe este artigo

72 Comentários para “Como Plantar Rosas – Veja Dicas e Cuidados Básicos”

    • cristiane

      eu tenho muitas rosa plantada na minha casa so que ela morre as folha pra e tepois narce os outras eu amo rosa

      Responder
      • leila barbosa

        E maravilhoso ,saber que podemos ter dicas on , de como cuidar do nosso jardim , amei esse blog gostaria de receber dicas online , no meu face !

        Responder
      • Erick Patrick

        Eu tô com uma que ainda não nasceu as folhas, quais os cuidados básicos que tenho que tomar pode me ajudar?
        Agradeço.

        Responder
  1. maria da conceição

    Adorei a explicação, bem clara e com muitos detalhes. Parabéns!!!!!

    Responder
  2. Eliane Wolfart Schaeffer

    Ótimas, como sempre as dicas.
    Continuarei apreciando

    Responder
    • cleuza maria fernandes

      Amigos mim ajuda , tenho uma tela no meu jardim para proteger minhas hórquidias do sol. As rosas também pode ser cultivadas debaixo da tela?
      abraço a todos.
      Obrigado.

      Responder
  3. roseli luzia felix augusto

    eu adoro rosas todos os tipos vou procurar seguir essas dicas

    Responder
  4. maria mercedes

    a explicação esta bem organizada simples e completa vou seguir as suas orientações obrigado fica com Deus.

    Responder
  5. dôrinha

    adorei as dicas! estou fazendo uma cerca viva em minha casa com rosas e essas dicas me serão muito úteis…

    Responder
  6. marilton magalhaes

    quero cultivar flores e estou precisando de orientações,tenho uma chacara na cidade com estufa e área para plantio e água e me encantei para produzir flores.

    Responder
  7. Marilsamelinstrumental@hotmail.com

    Tenho rosas pequenas no vaso, caiu tds as flores e o talo está seco…a roseira esta morta?

    Responder
    • luciana leite

      Tenho uma muda de rosa no vaso, já adubei e caíram todas as flores e o talo esta seco a roseira esta morta ou ela vai renovar?

      Responder
  8. ana valquiria

    amo rosas, fiz um canteiro junto ao muro, coloquei lâmpadas para vê-las a noite, plantei varias espécies e cores , estão MARAVILHOSAS, (elas retribuem o nossos amor) é lá que faço minha terapia. ABRAÇOS A TODOS..

    Responder
  9. Celeste

    Plantei uma rosa que comprei de uma casa especializada a 08 meses. Não morreu, porém até agora nada. Após ler a matéria, penso que talvez tenha colocado muito inseticida para formigas.

    Obrigada pelas explicações, pareceram-me claras e vou segui-las.

    Responder
  10. Aparecida Franzoni

    O que é Borbulhia? o método mais usado para a produção de uma planta.

    Responder
    • Beatriz

      Eu tenho rosas que não produz o que posso fazer? Tem rosas tem rosas macho

      Responder
  11. Roseilson

    eu gostei das dicas sobre as mini rosas quero aprender mais e eu estou sempre plantando

    Responder
  12. Patricia

    Adorei a explicação, sendo de uma forma bem simples e clara já que sou amadora no assunto. Obrigado

    Responder
  13. Maria de Fatima Souza

    agradeço a orientação de vcs sigo todas as dicas e tenho lindas rosas todas plantadas em vasos .

    Responder
  14. Belisaria Maria Pires

    Sou apaixonada por mini roseiras, porem não sei o tamanho do vaso para planta-las. Compro as mudas em vasos pequenos de plásticos, mas sei que não são os mais adequados. Por favor me diga qual o altura e o diâmetro de vaso de cerâmica (barro), para o cultivo permanente das minhas mini roseiras. Obrigada.

    Responder
  15. Maurício

    Eu amo todo tipo de plantas e em especial, flores. Tenho um espaço pequeno, mas no verão muito sol. Minha paixão tenho são orquídeas, mas não as tenho por causa do meu ambiente inóspito a elas. Vc pode me dar ma dica de como ter estas maravilhas, criando um ambiente propício a elas?
    Adorei tudo aqui! Parabéns por este mimo de hobby e que Deus abençoe este amor que tens por estes seres fantásticos, pela sua criatividade, dedicação e por nos proporcionar um momento tão lindo! Beijo carinhoso no coração!!!

    Responder
  16. Tereza

    Gostei da informações contidas no site.Gostaria de mais informações´pois cultivo rosas em vasos.Obrigada!

    Responder
  17. Sônia Giardini Murta

    Que maravilha! Amei as roas em suas cores e beleza. Encantei com o plantio em vasos. As orientações irão me ajudar no plantio que desejo iniciar . Parabéns a vocês! sucesso!.

    Responder
  18. Maria Tereza Maurente

    comprei e plantei diversos enxertos de roseiras, de variadas cores, como moro em um condominio a terra não é muito boa e não posso fazer o recomendado, fiz covas como foi explicado, cuido delas diariamente usei o adubo 10-10-10, que me foi recomendado pela floricultura, mas elas estão sem viço, todas já deram flores mas muito pequenas e elas foram compradas como se fossem grandes, como posso melhorar o tratamento que estou dando a elas, além de todo meu amor para com elas ? obrigada, abraços

    Responder
  19. Maria Bernadete

    Minha roseira costuma dar bastante rosas, mas elas quase não abrem, ficam logo queimadas e tenho q cortá-las O q pode ser? O q devo fazer?

    Responder
  20. Olá boa noite, minha mãe comprou tres pés roseira ai viajamos por dois dias e elas ficaram sem regas dirante esses dias, quando retornamos elas secaram, mas vão rebrotar ou morreram?

    Também gostaria de saber se posso usar o adubo de esterco e plantá-la em jarros, e em qual parte posso podá – la?

    Muito obrigado
    Atenciosamente, José Nicolau de Souza JÚNIOR

    Responder
  21. Antonia Freitas Valente

    Eu amo plantas de folhagens e flores e em especial as rosas . Aqui o clima é quente e úmido e fica difícil. Mas vou tentando.

    Responder
  22. maria jose

    Tenho uma roseira trepadeira em casa, fiz ate um carramachão para ela, mas ela só cresce e ainda não deu sequer uma florzinha. O que devo fazer?
    Será porque minha região e quente e úmida?
    Ela está enorme, mas não dá flor.

    Responder
  23. Fui nascida e criada em casarões com grandes quintais.Minha mãe sempre teve roseiras lindas
    Tivemos até um caramanchão coberto pelas rosinhas. miudas em buquê.
    Era muito lindo !!!
    Agora, de uns anos para cá moro em apartamento e não tenho mais minhas roseiras.
    Contento-me em visitar páginas lindas como a de vcs. Beijos

    Responder
    • lia pereira

      legal gostei muito tenho 36 roseiras e estava fazendo tudo errado muito obrigada pelas dicas valeu

      Responder
  24. Eugênia Lima de Lima

    Respondam-me por favor, usei ureia fertilizante na minha Roseira e ela ficou toda queimada ainda tem possibilidade de ela viver e aflorar? ou ela morreu?

    Responder
  25. Patricia

    Comprei uma muda de rosa em enxerto gostaria de saber como deixa bonita como a sua no vaso….grata ..obrigada

    Responder
  26. Mercia Moura

    Uma orientação: com menos de seis meses de plantio, fiz uma pode de formação nas minhas roseiras, tenho notado que alguns canteiros não estão florescendo.
    O que fazer?

    Obrigada.

    Responder
  27. aparecida

    Tenho uma roseira que dá vários botoes mas eles não abrem totalmente. Sempre murcham antes de abrir as rosas. O que fazer?

    Responder
  28. Divina

    Gostaria ter uma explicação bem detalhada de como cuidar de roseiras, tanto no jardim quanto nos vasos. Obrigada.

    Responder
  29. tania maria

    estou muito feliz por ter aprendido como cuidar das rosas principalmente em relação com os adubos,eu aprendi com meu pai que só podia-mo utilizar somente dos gados ,mas agora eu aprendi que também podemos utilizar o dos cavalos . muito obrigado

    Responder
  30. ana carolina

    estou fazendo um trabalho de escola voce poderia me informa qual o melhor tipo de solo? desde ja agradeço e suas dicas ja me foram muito uteis obrigada!

    Responder
  31. denize areias

    Bom dia! Eu tenho uma roseira cultivada com muito carinho, mas apareceram abelhinhas ,aquelas as quais chamam de cachorrinho, que estão comendo os botões . Não consigo expulsá-las. Pulverizo água com detergente, com medo de destruir minhas lindas rosas,mas elas voltam . Por favor me ajudem!!!!! Ficarei imensamente feliz!!!!
    Obrigada.
    Denize

    Responder
  32. eu amo rosas. Comprei 3 mudas de rosas, uma amarela, vermelha e outra cor de rosa. estou tendo dificuldades pra cuidar delas. Uma ta querendo morrer as outras duas estao meio q doentes e as rosas estao nascendo pequenas, Estou desesperada.

    Responder
  33. Ana Luiza Araujo

    Boa noite, boas dicas, vou começar a plantar rosas(trepadeiras) numa extensão de 6 metros e gostaria de saber qual tipo de arbusto baixo posso plantar junto as roseiras.
    Obrigado

    Responder
  34. Rodrigo

    Olá comprei uma muda de rosas e por acidente quebrei a mesma no transporte.Eu quero dar de presente mais não sei se ela vai florir mesmo quebrada. Gostaria muito de uma dica em relação a isso obrigado.

    Responder
  35. carmen leuda

    Olá, adoro rosas, e de plantar Tbm, mas não consigo cultiva-las. Adorei as dicas vou tentar seguir las me ajudem por favor. Abraços.

    Responder
  36. João Luiz Correia

    gosto muito de rosas e sempre quero saber as melhores técnicas para cultiva-las.

    Responder
  37. Sueli pacheco

    Amo rosa,estou começando meu jardim, já tenho algumas e vou começar logo com as dicas de vocês, para ver minhas roseiras bem floridas.

    Responder
  38. ARILZA

    Bom Dia!
    Amo rosas e quero fazer um jardim só delas…
    plantei umas roseiras mais me falarão que teria de colocar barro, eu achei que sufocaria já que ficaria muito duro quando chovesse e fizesse sol…
    Mais resolvi procurar ajuda no google e vim parar aqui e gostei muito das explicações.

    Responder
  39. Anália de Jesus Vrena

    Gostei da forma que foi exposta as dicas e que boas dicas! Obrigado!

    Responder
  40. ROSANGELA SOARES

    gostei muito de ter visitado este blog, foi muito útil para mim pois tenho um pequeno jardim com roseiras , poderei cuidar melhor delas.

    Responder
  41. Oi gostaria de saber quanto tempo deixo a minha roseira no sol aqui no nordeste pois a temperatura aqui é muito alta

    Responder
  42. rosangela cavalcante melo

    Tenho interesse nos cuidados que se deve ter com mini rosas, as minhas sempre vão ficando com as folhas amarelas e acabam morrendo

    Responder
  43. JAIRINA BANDEIRA

    Olá!! eu tenho uma mini roseira no vaso e outra roseira pendente. Tive sérios problemas de adaptação com a pendente. Elas ficam na varanda e pegam somente o sol da manhã.
    A pendente veio linda e maravilhosa!!! mas poucos dos botões que vieram com ela abriram e os mais novinhos foram murchando e caiam. Após 18 dias em casa, não havia mais nenhuma rosa e eu fiz a poda e replantei, mas ela perdeu absolutamente todas as folhas. Isso é normal? Eu desci com o vaso para o jardim, onde está se recuperando e já apresenta muitos brotos.
    Quanto à mini roseira do vaso, após a floração, também fiz a poda, um pouco mais drástica, e ela perdeu todas as folhas. Fiz uma adubação com cascas de banana e cascas de ovos e às vezes rego com agua de borra de café. Mas ela está com algum problema que nao sei qual é… não está segurando os novos brotos e eles secam e caem. Os que conseguem crescer um pouquinho, logo amarelam as folhinhas. O que pode está errado? voce poderia me ajudar? Muito Obrigada!!

    Responder
  44. carmem

    Adorei as suas dicas,como cultivar rosas. Sou apaixonada por rosas.
    Tenho muitas espécies. Mas quase não florescem,e estão sempre doentes. Ai me da um desespero!!!!!
    Obrigada pelas dicas maravilhosas
    bj Carmem

    Responder
  45. ROGERIO STOCKSCHNEIDER

    Bom-dia!
    Tenho uma roseira, subespécie “Madrigal”, plantada num vaso dentro do apartamento, a cerca de 10 meses!
    No período, entre este outono e inverno, surgiram manchas brancas que eu acredito ser o “mofo-branco”.
    Eu também não fiz a poda temendo que ela não resistisse.
    A menos de um mês comprei o fungicida líquido “FUNGIDOR” (Difenoconazole) spray.
    Durante 2 dias seguidos fiz umas 6 aplicações severas. Todas as folhas caíram e pensei que ela “morreria”; porém, para a minha surpresa parece que a solução quebrou a dormência da roseira. Surgiram vários brotos por entre as camadas do fungo.
    Não fiz mais nenhuma aplicação, mas tenho a impressão que o fungo resiste.
    Perguntas:
    – Existe alguma marca de fungicida mais eficaz?
    – Posso fazer alguma aplicação imediatamente após essa florescência? Se “não”, quando devo fazer a aplicação?
    – Solução de “folhas de fumo” pode substituir o fungicida? Se “sim”, por favor, me informe a proporção e a indicação de aplicações.
    Grato,
    Rogério Stockschneider.

    Responder
  46. Bia Gasparelo

    Estou apaixonada por roseiras, estive em Curitiba, durante o Natal e ano novo, fiquei impressionada com as roseiras imensas, plantadas nas calçadas das casas. Trouxe varias mudas de rosas que ganhei de uma cultivadora de rosas. Estou aqui fazendo varias pesquisas de como preparar a terra para o plantio, só que, eu moro em Cuiabá, capital dos 40graus..rsss, lugar super quente, será que elas sobrevivem? Alguém pode me dar algumas dica? sobre a terra e como regar, nesse calor daqui? se tenho que deixar no sol na sombra?… Abraços, se alguém puder me ajudar agradeço de todo coração. fiquem com Deus.

    Responder
  47. dionita andrade do nascimento

    Gostaria que me explicasse porque compro roseiras na floricultura com rosa bem grande após plantar mesmo seguindo esses conselhos elas ficam mirradas e so dão flores pequeninas. Fico inconformado, eu as planto em vasos grandes e muitas vezes coloco manta bidim para não ficarem secas, o que fazer?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>