Cultivo de Flores – Atividade que Pode ser Terapêutica

Cultivo de Flores – Atividade que Pode ser Terapêutica

Cuidar de flores também pode auxiliar no seu bem-estar! Saiba mais aqui no blog da Giuliana Flores sobre como o cultivo de flores pode ser uma terapia para sua vida!

Além de contarem com um delicioso aroma, as flores são capazes de trazer alegria, bem-estar e tranquilidade a um ambiente. Com mecanismos purificadores, essas plantas aumentam a umidade do ar e deixam mais agradável o local em que estão colocadas.

Cuidando de Flores

Cuidando de Flores

Estudos comprovam ainda que cultivar flores traz muitos benefícios à saúde, pois ajuda a reduzir o estresse e melhorar o humor. Isso porque a atividade pode ser feita com calma e sem grande esforço, proporcionando um tempo para refletir e aliviando a ansiedade. A concentração, a paciência e a coordenação motora são algumas habilidades trabalhadas durante o plantio.

Devido a todos esses benefícios, o cultivo de flores tem sido usado como tratamento complementar de diversos problemas, como doenças mentais, dependência química e deficiência física. Além disso, vêm sendo criadas muitas terapias alternativas que empregam as plantas, como a Hortoterapia, que estimula as funções sociais, físicas, psicológicas e cognitivas a fim de aprimorar a qualidade de vida dos pacientes.

Hortoterapia

Hortoterapia

Como funciona a terapia

A terapia com flores utiliza três mecanismos: interação, ação e reação.

A interação com as flores e a natureza em geral é muito útil para auxiliar pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou autismo. Sentir-se parte do ambiente contribui para o aumento da autoestima e da vitalidade, a redução de sintomas como irritabilidade e insegurança e, principalmente, o autoconhecimento, visto que a pessoa pode observar seus limites, medos e fraquezas para poder enfrentá-los.

Já a ação é basicamente o uso do cultivo das plantas para manter o indivíduo ocupado e distraído, afinal, cuidar de um jardim e vê-lo florescer é estimulante e prazeroso. Nesse estágio, é desenvolvida a criatividade e a concentração, e o paciente passa a ter mais confiança em seus atos.

Terapia com Flores

Terapia com Flores

A reação, por sua vez, é uma espécie de ligação entre o paciente e o ambiente florido. Essa fase é muito importante, pois é estabelecida por meio dos sentimentos e emoções que as flores são capazes de provocar nas pessoas. De acordo com especialistas no assunto, estar em contato com um ambiente florido, colorido e alegre traz força e determinação para enfrentar os problemas do cotidiano e calma e concentração para tomar decisões importantes na vida pessoal e profissional.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas