Flor de Cerejeira – Conheça Mais Sobre a Bela Lenda Japonesa

Flor de Cerejeira – Conheça Mais Sobre a Bela Lenda Japonesa

A Flor de Cerejeira é uma flor que possui pétalas rosadas delicadas e são cheias de significado. Saiba mais sobre sua origem e como elas são importantes no Japão e no Brasil.

A flor de cerejeira, chamada no Japão de “sakura”, encanta a muitas pessoas com suas delicadas pétalas rosadas e seu significado repleto de simbolismo, envolvendo o amor, a beleza, a renovação e a esperança.

Com mais de 300 espécies documentadas, a flor de cerejeira é símbolo nacional no Japão, mas encanta bastante também no Brasil. Os japoneses acreditam que ela tem significado místico e possui até uma lenda! Vamos conhecer mais sobre essas lindas espécies?

Possível origem da flor de cerejeira

Uma das explicações para a sua origem afirma que a princesa Konohana Sakuya Hime teria caído do céu próxima ao monte Fuji, transformando-se na bela flor. Outra crença atribuída ao surgimento da cerejeira está ligada à cultura do arroz, afinal, “Kura” significa “depósito para guardar arroz”. O alimento é a base da culinária japonesa e, assim como a flor, também é considerado uma dádiva.

A efemeridade da florada também deu origem à outra lenda ligada aos samurais. Muitos comparam o pouco tempo que a flor sobrevive à breve vida dos guerreiros orientais, que estavam sempre dispostos a morrer por seus mestres.

flor-de-cerejeira-giuliana-flores

Saiba mais sobre o Hanami

Independentemente das lendas, a flor de cerejeira é objeto de adoração do povo japonês, que espera ansiosamente pelo mês de março, início da primavera, para festejar o “Hanami” ou “apreciação das flores”. A florada dura em média três dias e os japoneses aproveitam esse período para ver as flores, fazer piquenique, dançar e cantar à sombra das árvores, como uma tradição oriental. O Hanami é um acontecimento nacional que mobiliza milhões de japoneses atentos à previsão do tempo para tentar adivinhar em quais dias se dará a florada da cerejeira.

giuliana-flores-flor-de-cerejeira

Florada da Cerejeira no Brasil

Por todos os seus simbolismos, a florada da cerejeira não é apreciada apenas no Japão. No Brasil, também é possível cultivar a espécie, cuja árvore pode chegar à altura de 10 m. A cerejeira deve ser plantada em uma área com sol pleno ou à meia-sombra e em solo neutro, com boa drenagem e irrigação regular. Por ser uma árvore decídua (perde folhas em determinadas épocas do ano), para oferecer uma florada robusta precisa ser cultivada em uma região cujas estações sejam bem definidas.

florada-cerejeira-brasil

Cultivo da flor de cerejeira

Se o cultivo for feito de forma isolada, a planta certamente apresentará uma florada com melhores resultados. Entretanto, quando plantada em conjunto forma pequenos bosques ou corredores compridos, criando um visual semelhante ao dos parques do Japão.

cultivo-flor-cerejeira

Simbolismo da flor de cerejeira

No Brasil, os primeiros exemplares de cerejeira foram plantados no início do século XX, por iniciativa do povo japonês, que presenteou várias nações com as mudas, como prova de amizade. Por esse motivo, a cerejeira também simboliza fraternidade.

Ela também é bastante usada em tatuagens corporais, mostrando como a vida é passageira, incentivando a vivermos o presente e aceitar tudo o que a vida oferece.

A flor de cerejeira é também muito desenhada no Moku Hanga arte tradicional japonesa, semelhante à xilogravura – utilizando madeira para a impressão de estampas. Existem também as opções de flores artificiais, muito comuns na decoração de ambientes, considerando o fato de que as originais não duram muito tempo.

Gostou do nosso post? Confira uma variedade de tipos de flores disponíveis no site da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Qual o Significado de Sonhar com Flores? 
  2. Confira Dicas de Conservação para Diferentes Arranjos de Flores
14 Comentário(s)

  1. maria aparecida moreto disse:

    Estonteante a beleza das cerejeiras, encantadoras. Obra Divina.

    1. tatiana torres miranda disse:

      Amei,a lenda pois sou encantada com flores.

  2. LUCILA VICENTE disse:

    A FLOR DA CEREJEIRA É UM SIMBOLO.NA CIDADE DE GARÇA.POR ISSO TD ANO ,SE POSSO VOU VISITA-LA.

  3. elke schafer disse:

    Eu amo a Flor da cerejeira. Eu tenho uma Filha que já vive há 7 Anos no Japão. Ela envia as vezes lindas fotos para mim. Um dia eu vou viajar para visitar ela. Um abraço. Elke Schafer.

  4. Laura Catarina SAcalglioni Tessmer disse:

    Linda historia das flores de cerejeiras….jah participei de uma festa em APUCCARANA promovida pela colonia japonesa, em homenagem a esta planta…esta lindissimo as cerejeiras estavam repletas de flores…maravilha….lindissimo.

  5. olimpia nico disse:

    Sem palavras, simplesmente maravilhosa.

  6. cleide disse:

    Na cidade em que moro ,tem muitos pés de cerejeira ,acho lindo a época da floração.Gostaria de ter um pé de cerejeira em meu pequeno sítio, onde conseguir uma muda?

  7. angela de oliveira bezerra disse:

    amo a flor de cerejeira e a flor higanbana conhecida como a flor de lycoris

  8. DIOMAR FERNANDES disse:

    adoro flores principalmente essas bjs

  9. Giuliana flores, boa noite!
    E possível conseguir buque de flor de cerejeira?

    obrigada!
    Um abraço!

  10. Nathalia Koefender disse:

    Faz um tempo em q eu conheci pouca coisa da cultura do Japao mas smp adorei flores e dsd q vi q a Sakura eu queria ela suas flores sao as mais encantadores entao eu smp quis ter ao menos uma delas pra mim pra eu ver toda aquela sua beleza de perto, porem, achava q so crescia no Japao, mas agr sei q da pra cultiva-la aqui

  11. Sonia Maria Mattoso de Moura disse:

    Estava vendo na televisão, Regina Casé no Japão, mostrando o grande evento de uma semana a floração da árvore cerejeira, fiquei impressionada com a beleza da árvore Sakura e as pessoas deitadas apreciando está beleza .Deus existe.

  12. helena zatta disse:

    Comprei uma cerejeira flor pra plantar em meu jardim. Não vejo a hora dela florir!

  13. Thays nascimento disse:

    Sou apaixonada pela cultura japonesa!❤??

Matérias relacionadas